Argumentação e falácias

Resultado de imagem para gato fedorento





Resultado de imagem para gato fedorento



https://www.youtube.com/watch?v=uIXXevduM2k

- Qual a importância dos argumentos nos debates?
- Neste "debate" estão presentes falácias?

Comentários

  1. A aprendizagem das falácias permite-nos ter raciocínios lógicos e impede-nos de sermos manipulados. Neste "debate" encontram-se diversos exemplos de falácias como o "Argumento contra o homem" (ad hominem)
    José Cunha Nº15 10ºF

    ResponderEliminar
  2. Não só num debate, mas em todo o nosso discurso, a argumentação é essencial, pois é a maneira como explicamos e defendemos a nossa opinião. No entanto, a argumentação pode ser falaciosa, isto é, os argumentos podem ser logicamente inconsistentes e inválidos, mas com aparência de verdade. É muito importante que consigamos reconhecer as falácias presentes num debate, já que os argumentos que as contêm podem parecer muito convincentes para a maior parte das pessoas, apesar de conterem falácias, não deixando de ser inválidos. Desta forma, ao adquirirmos a capacidade de identificar um discurso falacioso, conseguimos impedir que sejamos enganados e conseguimos elaborar a nossa própria opinião, baseada num raciocínio lógico, bem formulado e isento de falácias.

    Rita Malafaya Oliveira Nº28 10ºC

    ResponderEliminar
  3. Nos debates, assim como nas simples trocas de ideias, a argumentação é uma forma de defendermos a nossa posição acerca de determinado assunto. Há vários tipos de argumentação. Umas são claras e evidentes, outras menos convincentes, umas de cariz verdadeiro e outras manipuladoras. Esta última é muito frequente, nomeadamente, nas campanhas políticas, no marketing de produtos, etc.
    Neste debate encontra-se a falácia contra o homem, pois um dos oradores, ataca o outro em lugar de refutar as suas ideias.

    Francisco Sucena
    10º B nº 29

    ResponderEliminar
  4. Esta crítica em forma de vídeo é bastante rica em conteúdo, fazendo-nos refletir sobre o que de facto costuma acontecer em debates, principalmente, políticos e desportivos, embora os Gato Fedorento evidenciem melhor a crítica no debate político.
    Ao longo do vídeo, são utilizadas diversas falácias, principalmente as informais, de forma a um adversário tentar descridibilizar o argumento do outro adversário. Porém, a falácia mais presente durante este o vídeo é a Ad Hominem, isto é, a falácia contra o homem. Na falácia contra o homem, utiliza-se insultos e evidencia-se os erros, defeitos, ou falta de qualificações do adversário de forma a retirar ethos do discurso do mesmo, isto é, através da violência verbal, tenta-se abolir u argumento que pode muito bem estar correto.
    Para além da falácia Ad Hominem, também são utilizadas outras falácias, como a do Boneco de Palha (falácia utilizada para distorcer o argumento do adversário, de modo a fazer este parecer absurdo) e a falácia da ignorância (exemplo, quando um dos participantes do debate afirma que o seu adversário era um aldrabão porque ele tinha escrito tal afirmação).
    Por fim, tal com deve ser do conhecimento de todos, a agumentação é essencial para os debates, para que ocorra confronto de ideias e não de pessoas.

    Francisco Campos, nº12, 10ºC

    ResponderEliminar
  5. Como mostra, ironicamente, este "debate", um discurso tem de ter argumentos para ser válido. Assim um debate sem argumentos não pode ser aceite e "levado a sério" pelas pessoas.
    Este video tem muitas falácias, que podem ser consideradas sofismas, pois os Gatos Fedorentos utilizam-nas propusitadamente, neste caso para a comédia.

    ResponderEliminar
  6. Como podemos ver neste vídeo, qualquer discurso deve ter argumentação para poder ser válido, pelo menos.
    Aqui conseguimos identificar várias falácias proferidas pelos Gato Fedorento,maioritariamente conscientes (sofismas) mas, que neste caso não têm qualuer intuito maldoso ou manipulador, serve apenas para fins de comédia.
    Por fim, este video alerta ainda, de certa forma, para a importância da lógica no nosso dia a dia para fortalecermos o nosso poder argumentativo e,como já referi anteriormente, para não nos deixarmos manipular tão facilmente

    José Diogo Machado nº16 10ºC

    ResponderEliminar
  7. A meu ver, aprender a estudar as falácias é deveras importante, pois se não o fizessemos, todos seriamos enganados facilmente e a nossa sociedade ficaria encalhada e Portugal perderia o seu valor como país.
    Todos os leitores atentos repararam certamente, que acabei de utilizar uma falacia: a falácia da derrapagem ou bola de neve pelo modo que, a partir de uma pequena afirmação, criei um problema deveras exagerado .
    Este tipo de sofisma pode ser encontrado em debates políticos, discussões do dia a dia ou até mesmo nas tentativas de nos dissuadir de algo por parte dos nossos pais.
    É importante ter a capacidade de reconhecer e identificar falácias como estas, para nos defendermos e evitar sermos enganados ou induzidos em erro.

    Alexandra Ramos nº13 10ºK

    ResponderEliminar
  8. Este vídeo satiriza o modo como as pessoas discursam hoje em dia. Atualmente, grande parte dos discursos privilegiam as falácias em vez de argumentos válidos. Embora tenham um certo poder para convencer o interlocutor, as falácias contêm um erro oculto, que será facilmente detetado por alguém que domina os aspetos da argumentação.

    Miguel Azevedo 10°B n°24

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada