Que lição podemos retirar do segundo capítulo do livro de Savater?

Neste segundo capitulo, Fernando Savater dá a definição de motivo, visto que para ele, motivo é a razão que se tem para fazer algo. Explica a diferença entres três tipos de motivos: as ordens, os costumes e os caprichos. As ordens são o que somos levados a fazer, obrigações. Os costumes são coisas que fazemos repetidamente e não nos questionamos sobre elas, os costumes são repetições de atos, hábitos. Os caprichos vêm do nosso interior, somos nós que escolhemos os nossos caprichos e só dependem de nós pois ninguém manda neles.
                                                                                                Caetana Barraca, 10K

Comentários

  1. Neste capítulo é introduzida a palavra motivo. O motivo é a explicação que se tem para um comportamento; a razão pela qual realizamos uma ação.
    Savater explícita assim que os motivos separam-se em três tipos: as ordens- quando algo nos é imposto e apenas temos as opções de o fazer ou de não o fazer (e assim acarretar com as consequências); os costumes- como a própria palavra o diz, algo que costumamos fazer, uma rotina e por fim, os caprichos- uma ação feita por impulso, realizada pelo simples motivo de nos apetecer realizá-la.
    -Bárbara Veríssimo, n4, 10C

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada