O que é o etnocentrismo? Quais as suas consequências?

O etnocentrismo afirma a superioridade de uma cultura em relação a outra. O conceito deriva do grego ethno- etnia e centrismo- centro. No etnocentrismo está presente a atitude que rejeita o estranho, sobrevaloriza as normas e valores vigentes na cultura dominante e avalia as outras culturas a partir dos seus próprios critérios e escalas valorativas. O etnocentrista considera que existe uma cultura superior que deve permanecer como o centro das atenções. Neste sentido, qualquer cultura tem que aceitar que existe uma cultura superior dominante (o que geralmente não é bem aceite, visto que não é fácil admitir que existe uma ideologia superior a outra), ou sofrer as consequências e ser destruída. Por exemplo, durante a época ditatorial europeia, o regime extremista vivido na Europa aceitava e impunha a existência do etnocentrismo, o qual era estabelecido desde partidos de extrema-direita, sendo os mais conhecidos o fascismo e o nazismo (este partido alemão, liderado por Hitler, levou ao extremo o significado de etnocentrismo), até partidos de extrema-esquerda, como o comunismo na U.R.S.S.. Obviamente, o etnocentrismo tem consequências desastrosas que afetam em todos os níveis os direitos humanos, como a xenofobia, a homofobia, o racismo, a discriminação, a segregação, o desrespeito, a “morte à diferença”, o chauvinismo, entre outros. Por exemplo, o nazismo, principal partido político europeu, ancorado numa perspetiva etnocentrista, originou o holocausto, isto é, a perseguição da raça ariana aos Judeus, por serem considerados impuros. Esta situação levou à violação dos direitos humanos porque originou a morte de milhões de judeus. Com o etnocentrismo, não existe diversidade cultural, apenas existem os valores estabelecidos por uma cultura oficial dominante que deve ser preservada ao contrário das outras culturas que pelo facto de serem diferentes são inferiores, logo devem ser destruídas. Podemos concluir que o etnocentrismo afirma um único modelo absoluto marcado pelo monoculturalismo que domina e aniquila, conduzindo à destruição de modos de vida diferentes, bem como à perda irreparável de saberes acumulados.
Francisco Campos, nº 12, 10º C

Comentários

  1. Etnocentrismo é a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.

    Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas. Isso pode representar um problema, porque frequentemente dá origem a preconceitos e ideias infundamentadas.

    Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais , xenófobas e homofóbicas. Para além disso, leva ao chauvinismo e no pior dos cenários a perseguições, massacres e guerra.

    Rita Cardoso n.22 10f

    ResponderEliminar

  2. O etnocentrismo é um ato de enaltecer uma cultura, nacionalidade, raça ou religião no centro de uma sociedade , ou seja , como se fosse a única ,e como se fosse a melhor de todas em relação as outras .O etnocentrismo é praticado tanto individualmente como coletivamente. Acontece que o etnocentrismo não é nada bom para as sociedades , pois há consequências como o racismo e a descriminação , e ás vezes chega ao extremo levando as pessoas etnocêntricas a matarem outras por serem diferente.
    Ninguém sai ganhando por ser etnocêntrico ,uma pessoa e até mesmo um povo
    que descrimine outras culturas, acabam por se isolar no seu ‘’mundo’’ e perdem a oportunidade de conhecer algo diferente e aprender algo novo.
    Vasco Silva 10F nr25

    ResponderEliminar
  3. O etnocentrismo é uma teoria que acredita na homogeneidade cultura mediante a oposição de um determinada cultura e que todas aquelas culturas, que não sejam a dominante, devem ser exterminadas e erradicadas.
    O facto desta teoria acreditar que existe uma cultura superior em relação às outras será prejudicial para o bom funcionamento da sociedade pois os etnocentristas rejeitam o estranho e a diferença, o que levará a inúmeros casos de preconceito tais como a xenofobia, racismo, homofobia, entre outros. Quando esta teoria é levado ao extremo, ocorrerão casos ainda mais desastrosos como perseguições, guerras e extermínio em massa.

    Pedro Morujão 10C n 27

    ResponderEliminar
  4. Etnocentrismo é um conceito antropológico, que ocorre quando um determinado indivíduo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor, seja pela sua condição social, pelos diferentes hábitos, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir. Essa avaliação é, por definição, preconceituosa, feita a partir de um ponto de vista específico. Do ponto de vista intelectual, etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros.
    Esta teoria acredita que existe uma cultura superior, o que leva a inúmeros casos de discriminação e preconceito como homofobia, xenofobia e racismo.
    Beatriz Begonha nº3 1oºB

    ResponderEliminar
  5. O etnocentrismo é o enaltecimento de uma cultura perante as outras e determina que estas devem ser erradicadas.
    Como esta teoria sustenta a superioridade de uma cultura, excluindo tudo o que é diferente , e tudo o que não corresponde aos ideais defendidos, pode levar a perconceitos como o racismo, maxismo, entre outros.
    Se a prática das ideias defendidas por esta teoria continuar, pode levar a guerras e a um mundo no qual maior parte da população nao conseguirá viver.
    Benedita Nunes nº4 10B

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada