QUAL A PERSPETIVA CARTESIANA EM RELAÇÃO AOS PROBLEMAS DO CONHECIMENTO?

Para Descartes através da dúvida, pode-se chegar à certeza e à verdade.
Deste modo, o racionalista adota uma postura cética, sujeitando todas as crenças à dúvida.
As crenças que resistirem à dúvida, segundo Descartes, vão servir de paradigma e de base para as restantes. A dúvida é, deste modo, metódica e provisória isto é, um meio para atingir a verdade e a certeza, e não um fim em si mesma. Além disso, é universal e radical, visto que incide não só sobre o conhecimento em geral, como também sobre os seus fundamentos e raízes. Finalmente, a dúvida é vista como hiperbólica, pois considera como falso, tudo aquilo em que se note a mínima suspeita de incerteza, ou seja, põe-se tudo em causa. Descartes, por intuição racional, chega à primeira certeza, isto é, o cogito, como princípio evidente e indubitável, que vai servir de alicerce para as crenças restantes sendo, portanto, uma crença básica.
Descartes é um dogmático crítico e um racionalista, respondendo afirmativamente à questão da possibilidade do conhecimento, considerando que se pode conhecer, todavia, só depois de primeiro duvidar e pôr tudo em causa.
Considera que a razão é a principal fonte do conhecimento, a priori, e que a razão possui em si ideias inatas, “claras e distintas,” que foram postas por Deus no espírito humano. O autor fundamenta  o conhecimento com a razão e obedece às regras de um método que permite chegar às certezas e à verdade.
Maria Francisca, 11J

Comentários

  1. Segundo Descartes a única maneira de se chegar a uma certeza ou verdade absoluta é através da dúvida. Este racionalista,que afirma que a razão é a fonte principal do seu conhecimento, adota uma postura cética por recusar todas as crenças em que possa existir a mínima suspeita de incerteza. Esta dúvida é metódica e provisória sendo um meio para atingir a certeza e a verdade, não constituindo um fim em si mesma. Esta última é uma característica de um filósofo cético. Caracteriza-se por ser ainda hiperbólica, visto rejeitar tudo em que se note a mínima suspeita de incerteza. Para além disto, é universal e radical incidindo não apenas no conhecimento geral mas nos seus fundamentos e raízes. A dúvida acaba por levar à primeira certeza, por intuição racional, de uma verdade incontestável a afirmação da existência do ser enquanto ser pensante e que questiona. O cogito fornece assim, o critério de verdade, que consiste na clareza e na distinção das ideas. As ideas claras e distintas, são as ideas constitutivas da própria razão e por isso caracterizadas como verdades eternas.

    ResponderEliminar
  2. Descartes defende que, a forma de chegar à certeza é duvidar de tudo, sendo por isso um racionalista. Descartes defende que a razão é uma fonte imprescindível no conhecimento. Este filósofo, por recusar tudo o que não possa ser realmente verdade, é cético. Possui uma dúvida metódica, radical, hiperbólica e universal. Para além disso, dá valor às ideias claras e distintas, caracterizadas como incontáveis ou questionáveis.
    Maria Manuel Branco n16 11J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada