Quais são as características principais do conhecimento científico?

 

O conhecimento científico é metódico, serve-se da observação instrumental para formular hipóteses e testá-las por meio da experimentação para chegar à apresentação de leis universais com a pretensão de ser objetivo. Desconfia dos sentidos, sendo necessário investigar, experimentar e provar os fenómenos observados. Assim, o conhecimento científico é problematizador e racional porque utiliza uma linguagem técnica, específica e rigorosa que ao ser universal é fiável, unívoca, exata e precisa, evitando ambiguidades.  Por último, este tipo de conhecimento manifesta-se numa atitude crítica por estar sujeito ao princípio da revisibilidade, sendo provisório. As teorias são criações racionais falíveis porque a verdade científica nunca é definitiva, mas sim evolutiva, aberta a novas atualizações na tentativa de explicar os fenómenos da realidade.

Marta Soares nº16 11ºE


Comentários

  1. O conhecimento científico é um conhecimento que pretende ser objetivo e tem como finalidade desconstruir a imagem que temos do mundo, concebida ingenuamente através dos sentidos. É mensurável e quantitativo, pois utiliza instrumentos de medição que proporcionam uma análise precisa e rigorosa da realidade.

    Na maior parte das vezes podemos confiar neste conhecimento, pois segue um método experimental organizado e sequencial que comprova as leis ou teorias universais que fundamentam a atividade científica. Desta forma, é possível explicar fenómenos e formular previsões. No entanto, o conhecimento científico é revisível (princípio da revisibilidade) e provisório. Não há verdades absolutas na ciência. Finalmente, tem uma componente matemática que utiliza uma linguagem universal, específica e unívoca, mas pouco acessível ao homem do senso comum.

    Chantal Gonçalves n.2 11ºC

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada