A importância da argumentação





“A argumentação é um instrumento sem o qual não podemos compreender melhor o mundo nem intervir nele de modo a alcançar os nossos objectivos; não podemos sequer determinar com rigor quais serão os melhores objectivos a ter em mente. Os seres humanos estão sós perante o universo; têm de resolver os seus problemas, enfrentar dificuldades, traçar planos de ação, fazer escolhas. Para fazer todas estas coisas precisamos de argumentos. Será que a Terra está imóvel no centro do universo? Que argumentos há a favor desta ideia? E que argumentos há contra ela? (...) Será que criaremos mais bem-estar se o Estado for o dono da maior parte da economia? Será possível curar o cancro? E a Sida? O que é a consciência? Será que alguma vez houve vida em Marte? Queremos respostas a todas estas perguntas, e a muitas mais. Mas as respostas não nascem das árvores nem dos livros estrangeiros; temos de ser nós a procurar descobri-las. Para descobri-las temos de usar argumentos. E quando argumentamos podemos enganar-nos; podemos argumentar bem ou mal. É por isso que a lógica é importante.”

Desidério Murcho, O Lugar da Lógica na Filosofia, Plátano, p. 9

- Sem argumentação e sem lógica vivemos como seres humanos, racionais, ou sobrevivemos?

Profª Fátima Reis

Comentários

  1. Sem racíocio e argumentos não iríamos conseguir fazer escolhas, enfrentar problemas e traçar planos, então posso concluir que argumentar e raciocinar são elementos importantes para podermos ser considerados seres humanos.
    Maria Veloso Branco 10°J n°19

    ResponderEliminar
  2. A argumentação é essencial pelo facto de ser uma forma de descobrir os mais variados pontos de vista. A lógica bivalente que admite duas valências, a verdade e a falsidade encontra-se relacionada com os argumentos. Para nos exprimirmos de forma correta e coerente, a partir de um argumento , é necessário que a conclusão derive necessariamente das premissas anteriores, se assim não o for o argumento será inválido. Logo , um argumento é uma forma de investigação e uma maneira de nos exprimirmos ou nos defendermos.
    Assim, todos devíamos saber construir argumentos corretamente para nos expressarmos e comunicarmos.

    Daniela Rocha nº6 10ºB

    ResponderEliminar
  3. A argumentação é essencial para defender uma ideia através de fundamentos e compreender os pontos de vista. É preciso fundamentar teorias com bons argumentos. Há várias situações em que argumentar é decisivo à tomada de decisões.O objetivo da argumentação é levar quem ouve e quem lê a concordar com esta.

    Ana Rocha Nº3 10º G

    ResponderEliminar
  4. A argumentação é essencial não só para defender e explicar o nossos pontos de vista mas também para enfrentar dificuldades e fazer escolhas. No dia a dia é necessário argumentar com bons argumentos para quem não sejamos enganados. Concluindo, argumentar e racionalizar são elementos importantes para que os nosso pensamento sejam coerentes.

    ResponderEliminar
  5. A lógica e a argumentação servem para não nos deixarmos enganar e permitem-nos detetar mais facilmente o erro o raciocínio alheio, permitem-nos comunicar sem contradição e com base em argumentos coerentes. Quem sabe lógica e argumentar pode defender melhor as suas ideias e não se deixa manipular/seduzir por interesses alheios. Concluímos, desta forma que a lógica e a argumentação são indispensáveis ao homem no exercício da sua racionalidade.
    Duarte Alves de Sousa
    Nº7 10ºK

    ResponderEliminar
  6. A argumentação é crucial para desenvolvermos tudo o que nos rodeia, pois sem ela não conseguiríamos confrontar, analisar e definir ideias e conceitos que regem a nossa vida.
    É uma forma de exprimirmos o que pensamos e sentimos sobre determinados assuntos da vida, quer seja do foro quotidiano, quer seja do foro abstracto. É através dessa expressão que, uma vez posta em prática, alcançamos um maior nível de consciência.

    Francisco Sucena 10º B nº 29

    ResponderEliminar
  7. O que é viver? Será que existe diferença entre viver e sobreviver?

    Para começar, sim, existem diferenças entre o que é viver, e o que é sobreviver.
    Sobreviver é viver sob uma condição negativa, com alguma coisa em acima do viver, isto é sobreviver é um pesar no viver (por exemplo, nos primórdios da humanidade as pessoas apenas sobreviviam, visto que a sua vida era baseada na caça, recolha de alimentos, constante stress pelos perigos do Mundo Primordial, sem desfrutarem de atividades de lazer, religião, familiares e até sociais!). Já viver é simplesmente desfrutar da vida e de tudo que ela nos proporciona (por exemplo, hoje em dia nós vivemos a vida, devido a atividades de lazer e turísticas, porém muitas pessoas sobrevivem apenas no meio social, devido à crítica da sociedade a tudo que é diferente).
    Ora, com a diferença estabelecida, fica evidente que sem a argumentação nós apenas sobreviviamos. É muito difícil de imaginar um mundo sem argumentação. Um mundo no qual iriam existir confronto de pessoas, originando com que a LEI DO MAIS FORTE fosse estabelecida; um mundo no qual as pessoas iriam partir logo para a guerra à menor discurdância, uma vez que diplomacia não iria existir. De facto, sem a argumentação o mundo seria pré-histórico, visto que comercialização não iria existir, debates ciêntíficos seriam algo imaginário e a diplomacia seria uma fantasia de crianças. Tais acontecimentos iriam impedir o desenvolvimento das tecnologias, impedindo o aparecimento da indústria, da literatura, da escrita, entre outros.
    Sendo assim, sem a argumentação não iriamos viver, mas sim sobreviver, originando que a lógica deveria ser do conhecimento de todos os homens.

    Francisco Campos, nº12, 10ºC

    ResponderEliminar

  8. Um argumento é um conjunto de afirmações onde se procura sustentar uma delas (a conclusão) por meio das outras (as premissas).
    Não saber argumentar coloca os sujeitos numa situação desigual face a outros que o sabem fazer. Pelo contrário, saber argumentar permite-nos lutar pelas nossas convicções e pelos nosso direitos. Isto significa que o uso adequado da palavra é uma forma de poder. Para apresentar conclusões coerentes temos de apresentar bons argumentos e assim mostrar os melhores pontos de vista.
    Concluindo, é necessário que os seres humanos sejam racionais para que disponham de um dado conjunto de afirmações com a intenção de produzir um argumento.

    Marta Taveira
    nº24 10ºC

    ResponderEliminar
  9. Os argumentos são os tijolos com que se constroem as teorias filosóficas; a lógica é o cimento que une todos esses tijolos. As boas ideias de pouco valem a menos que sejam sustentadas por bons argumentos. Um argumento é um raciocínio fundamentado até um ponto, tem que ser provado ou demonstrado, para que um argumento possa prosseguir a chegar a uma conclusão.
    Sem a argumentação e sem a lógica os nossos pensamentos e ações derivariam somente do impulso, logo sobreviveriamos e não viveriamos.
    10ºB nº28 Rui Martim Macedo

    ResponderEliminar
  10. Um argumento é essencialmente a nossa defesa em relação ao que pensamos e ao que achamos que está correto. Felizmente todas as pessoas tem um pensamento pessoal, tem uma maneira de ver as soluções diferentes de todas as outras, e, por isso, é tão importante cada pessoa argumentar, para haver uma enorme diversidade de argumentos. No entanto, argumentar não serve apenas para defender a nossa opinião, mas olhar para um ideal e olhá-lo com outros olhos, moldando o nosso pensamento e investigar até mais de si próprio, buscando sempre a lógica das coisas.

    Filipa Campos Neves 10ºB nº10

    ResponderEliminar
  11. Vidas são feitas de escolhas, sejam elas das mais pessoais e profundas às mais superficiais do dia a dia de cada um. E quando essas escolhas envolvem a opinião dos outros? Não devemos saber defendê-la? Aí está a importância verdadeira da argumentação de cada um, que melhor ou pior, deveria estar disposto a saber e a desenvolver a sua capacidade de argumentar, por vezes não só com outros, mas consigo mesmo, saber pesar as decisões que são tomadas é claramente e maioritariamente suportado por argumentos coerentes. Muitas pessoas sentem-se incompreendidas ao não conseguir expressar e explicar o que a levou a tomar tal decisão, ou a levou a pensar de tal forma. Para o evitar, desenvolver a capacidade de argumentação é uma cultura que se adquire como um bem essencial também para a felicidade de certa forma e, com isso, a filosofia representa um grande papel na vida do Homem ao englobar e ensinar lógica, e consequentemente, desenvolver nos aprendizados o poder de argumentar e de expressão.

    Gonçalo Vieira, n14, 10B

    ResponderEliminar
  12. A argumentação e a lógica são essenciais na filosofia, bem como na nossa vida diária.
    Para poderem ser dadas respostas aos problemas filosóficos que se vão colocando à humanidade, os filósofos, contrariamente ao que sucede na área científica cujas respostas são comprováveis, constroem teses, com base em argumentos a favor das mesmas. Ou seja, têm que apresentar as razões pelas quais entendem que a tese defendida é a verdadeira, recorrendo apenas ao seu pensamento.
    Daí a importância da argumentação filosófica e da respetiva lógica, cabendo ao filósofo que defende uma tese apresentar os vários argumentos que considera serem a favor dessa tese e que a sustentam.
    Sendo um argumento um conjunto variável de proposições (ou afirmações) articuladas entre si, com o intuito de uma delas (a conclusão) ser sustentada pelas outras (premissas), considera-se que um argumento é válido quando seja impossível, ou muito improvável, que as suas premissas sejam verdadeiras e a sua conclusão falsa. Um bom argumento depende da credibilidade / verdade das premissas e se essas premissas sustentam/fazem chegar lógica e efetivamente àquela conclusão.
    Assim, será pela força e lógica dos argumentos utilizados que será avaliada a tese defendida.
    Mas não é só para dar resposta às questões filosóficas que uma boa argumentação é importante. Na nossa vida de todos os dias temos que tomar decisões, ponderando escolhas, e tomar posições. E seremos tanto mais convincentes, e seremos tanto mais convencidos, quanto os bons argumentos que apresentemos, ou que nos sejam apresentados.
    Faz parte da essência humana questionar, procurar a(s) verdade(s) e o seu pensar e agir depende das opiniões e convicções que vai formando. Pelo que, em meu entender, a lógica faz parte da natureza humana e, sem a argumentação para defender opiniões e criar convicções, o homem não viveria como um verdadeiro ser humano.

    Maria Mendonça Nº20 10ºC

    ResponderEliminar
  13. A argumentação é muito importante para a humanidade, visto que, sem esta, os humanos não se poderiam distinguir dos outros animais. Assim, podemos afirmar que seria possivel viver mas não seria da mesma forma (Um cão teoricamente pode sobreviver sem nenhuma pata, mas na verdade ele não viveria da mesma forma).
    Concluindo, o ser humano, apesar de poder sobreviver,não seria o mesmo ser se não argumentasse.

    ResponderEliminar
  14. A lógica é importante para a comunicação entre qualquer ser humano e sem esta, não havia qualquer tipo de diálogo entre as pessoas e, assim, ninguém conseguia expressar os seus pontos de vista. Sem a argumentação o ser humano não faria qualquer diferença no mundo em que vivemos pois muitas descobertas importantes para a humanidade foram feitas com base em argumentos. A argumentação serve para qualquer pessoa defender o seu ponto de vista de maneira correta e atacar outras visões sobre um determinado tema sendo uma «arma» importante para qualquer discussão

    Luís Oliveira nº15 10ºB

    ResponderEliminar
  15. A argumentação pode ser definida como uma organização discursiva com características próprias que a diferenciam de outros modos de organização de discurso, como a narração, a descrição e a explicação. A argumentação inclui a negociação de argumentos a favor e contrários a um ponto de vista, objetivando chegar a uma conclusão. Argumentar significa refletir sobre o que era objeto de certeza do pensamento ao ser destacado o que é suscetível a debate. Para além disso, a argumentação é, também, a manipulação do pensamento em face a um determinado objetivo.

    Miguel Carneiro nº25 10ºB

    ResponderEliminar
  16. Os argumentos são essenciais, em primeiro lugar, porque são uma forma de tentar descobrir quais os melhores pontos de vista. Nem todos os pontos de vista são iguais. Algumas conclusões podem ser apoiadas com boas razões; outras com razões menos boas. Mas muitas vezes não sabemos quais são as melhores conclusões. Precisamos de apresentar argumentos para apoiar diferentes conclusões, e depois avaliar tais argumentos para ver se são realmente bons.
    Os argumentos também são essenciais por outra razão. Uma vez chegados a uma conclusão bem apoiada por razões, os argumentos são a maneira pela qual a explicamos e defendemos. Um bom argumento não se limita a repetir as conclusões. Em vez disso, oferece razões e dados para que as outras pessoas possam formar a sua própria opinião. Se o leitor ficar convencido que devemos realmente mudar a forma como criamos e usamos os animais, por exemplo, terá de usar argumentos para explicar como chegou a essa conclusão, é assim que convencerá as outras pessoas. Ofereça as razões e os dados que o convenceram a si. Ter opiniões fortes não é um erro. O erro é não ter mais nada.

    Luis Quintanilha Nº16 10ºB

    ResponderEliminar
  17. Os argumentos são essenciais porque são uma forma de tentar descobrir quais os melhores pontos de vista.
    Uma vez chegados a uma boa conclusão apoiada por razoes, os argumentos são a maneira pela qual explicamos e defendemos. Um bom argumento não se limita a repetir as conclusões , mas sim, oferece razões e dados para que as outras pessoas possam formar a sua própria opinião .
    concluindo argumentar é uma forma de marcarmos a nossa opinião na sociedade.

    Benedita Nunes nº4 10ºB

    ResponderEliminar
  18. A lógica estuda e sistematiza a validade ou invalidade da argumentação. Em filosofia temos a liberdade de defender as nossas ideias, mas temos de sustentar o que defendemos com bons argumentos e, é claro, também temos de aceitar discutir os nossos argumentos.
    Um argumento é um conjunto de proposições que utilizamos para justificar/ dar razão/ suportar algo. A argumentação é importante porque nos ajuda a distinguir os argumentos válidos dos inválidos, permite-nos compreender por que razão uns são válidos e outros não e ensina-nos a argumentar correctamente. Em suma, se o ser humano não fosse capaz de argumentar a sua opinião ou ponto de vista, vivíamos numa sociedade fechada, onde ninguém se sabia justificar, fazer escolhas ou exprimir-se.
    Maria Francisca Pereira
    N17, 10G

    ResponderEliminar
  19. A argumentação e a lógica são imprescindíveis para a nossa vida pois dão nos respostas a certos problemas que nos são colocados no dia a dia e para os quais não conseguimos responder através de outras ciências.
    Com a lógica e a argumentação conseguimos exprimir melhor os nossos pensamentos e
    usá-los para confrontar os raciocínio dos outros tal como, podemos perceber se existem erros noutros raciocínios.
    Concluindo a argumentação e a lógica são fundamentais para compreendemos melhor o mundo.

    Joana Santos nº6 10ºG

    ResponderEliminar
  20. A argumentação é essencial para a partilha da nossa opinião e defesa dos nossos pontos de vista, tal como para explicá-los, de modo a que possamos fazer-nos entender aos outros. Na vida verifica-se necessário ultrapassar múltiplas dificuldades e tomar certas decisões, nas quais a argumentação pode ser fundamental de forma a evitar escolhas erróneas e equivocadas.
    Maria Amaral, nº20, 10ºB

    ResponderEliminar
  21. A argumentação é,sem dúvida,importante para a humanidade,pois,ao argumentarmos e ouvirmos opiniões diferentes acerca do mesmo assunto,estamos a dar resposta aos problemas filosóficos,além de compreendermos claramente a essência das coisas e como tudo acontece.Sem a argumentação,não compreenderiamos o que se passa á nossa volta.
    Luísa Moniz,n12,10G

    ResponderEliminar
  22. A argumentação é essencial para defender uma ideia, explicarmos o nosso ponto de vista e também enfrentar as dificuldades, tomar decisões.
    Concluímos então que a argumentação é essencial no dia a dia do ser humano, pois esta tem como objetivo transmitir o nosso ponto de vista aos outros de uma forma coerente e bem explícita.
    Marta Pereira Leite nº22 10ºG

    ResponderEliminar

  23. A argumentação é essencial para defender uma ideia, explicarmos o nosso ponto de vista e também enfrentar as dificuldades, tomar decisões.
    Concluímos então que a argumentação é essencial no dia a dia do ser humano, pois esta tem como objetivo transmitir o nosso ponto de vista aos outros de uma forma coerente e bem explícita.
    Marta Pereira Leite nº22 10ºG

    ResponderEliminar
  24. O argumento é o que nos permite explicar e defender as nossas ideias e raciocinios.
    Para passarmor uma mensagem, seja cientifica, politica ou outra qualquer, é com base nos argumentos que usamos que conseguimos convencer as pessoas das nossas ideias.
    Por esta ordem de ideias os argumentos fazem o mundo andar para a frente.

    Afonso Praça Nº1 10ºF

    ResponderEliminar
  25. A argumentação é fundamental em todas as áreas da atividade humana onde não possa ser estabelecida uma verdade racionalmente demonstrada.
    Fora do campo da lógica e de alguns campos das ciências exatas, as verdades devem assentar na produção de provas sustentadas em observações da realidade.
    A argumentação exclui o uso da força e pressupõe que os interlocutores estejam sempre em pé de igualdade e possam fazer um uso livre e autónomo da sua razão, em todas as circunstâncias.
    A argumentação deve ser coerente, ou seja, não pode violar os princípios lógicos da razão, nem usar argumentos falaciosos.

    ResponderEliminar
  26. A argumentação permite-nos defender qualquer que seja o nosso ponto de vista.Para argumentar devemos justificar a ideia em causa com várias premissas que irão levar a uma conclusão/veredito final no que toca á nossa opinião. Se nós seres humanos não tivessemos a capacidade de argumentar, as coisas seriam muito diferentes pois muitos dos homens antigos defenderam e alguns até perderam a vida por se pronunciarem sobre algo que não deviam, tudo para tentar melhorar o mundo que,graças a algumas destas personalidades (Galileu,Martin Luther King) está evoluido e equilibrado atualmente.

    José Diogo Machado nº16 10ºC

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada