Como podemos defender um ponto de vista?






Um ponto de vista é uma opinião pessoal ou seja, uma resposta pessoal para um problema. Para se defender uma tese são necessários argumentos, constituídos por premissas e conclusão. Um argumento é sempre a expressão verbal de um raciocínio que, naturalmente, usa a linguagem corrente sujeita a ambiguidades mas rica e variada nos termos que utiliza. Nigel Warburton, apresenta a sua perspetiva em relação a esta matéria considerando a utilidade da filosofia para esta função. Para o autor a filosofia é  uma “atividade, uma maneira de refletir sobre certas questões” como por exemplo: - o que é o homem? ”A atividade dos filósofos é “tipicamente argumentativa” na procura do conhecimento por amizade. Assim, o estudo da filosofia permite-nos “pensar de forma clara sobre os nossos preconceitos e clarificar de forma precisa aquilo em que acreditamos”. Podemos concluir que o autor valoriza a importância da atitude filosófica, que tem como ponto de partida uma atitude interrogativa, o espanto na perspetiva de Platão ou a admiração segundo o ponto de vista de Aristótles.

Gonçalo Coelho nº13, 10ºC

Comentários

  1. A conclusão de um argumento tem que necessariamente ser extraída das premissas anteriores.
    Maria Veloso Branco n°19 10°J

    ResponderEliminar
  2. Para um argumento ser considerado válido não é necessário que as premissas e a conclusão sejam verdadeiras, apenas que a conclusão seja uma consequência necessária das premissas , imaginando que estas sejam verdadeiras.
    Carolina Sottomayor nº16 10ºj

    ResponderEliminar
  3. Para se defender um ponto de vista, deve-se ter conhecimento de como estruturar um argumento (expressão do raciocínio na linguagem corrente), e é aí que entra a lógica.
    Com a lógica, conseguimos concretizar discursos que convencem as pessoas da validade do nosso ponto de vista, isto é, conseguimos realizar um discurso com equilíbrio de ethos (ou seja, a credibilidade da pessoa, demonstrada ao longo do discurso do porquê de o seu argumento ser válido e forte), pathos (isto é, conseguir seduzir o público durante o nosso discurso de forma emocional e não puramente lógica) e logos (ou seja, a parte lógica e não manipuladora do discurso, predominando factos).

    Francisco Campos, Nº12, 10ºC

    ResponderEliminar
  4. Quando queremos defender um pontode vista, ou seja, partilhar uma opinião acerca de algo que acreditamos é necessário ter em conta a validade dos nossos argumentos. Para um argumento ser válido não precisa de ter todas as premissas verdadeiras, precisa de apresentar coerência lógica (nexo) e a conclusão tem de derivar necessariamente das premissas anteriores.

    Benedita Vilas Boas, Nº6, 10ºC

    ResponderEliminar
  5. Um argumento é um conjunto de proposições que utilizamos para justificar algo. A proposição que queremos justificar tem o nome de conclusão; as proposições que pretendem apoiar a conclusão ou a justificam têm o nome de premissas.

    Mariana Costa 10°B n°22

    ResponderEliminar
  6. Um ponto de vista é a opinião que cada um tem relativamente a algo, utilizando argumentos que podem ou não ser válidos, constituídos por premissas e conclusão. Para um argumento ser válido e coerente a conclusão tem de derivar das premissas, obtendo assim um raciocínio lógico. A filosofia ajuda-nos não só a saber argumentar, como também nos ajuda a defender esse mesmo argumento, ou seja, o nosso ponto de vista. Por isso, a filosofia é essencial para sabermos comunicar e defender as nossas opiniões pessoais, isto é, os nossos pontos de vista em relação a problemas.

    Maria Júdice nº19 10ºC

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada