O que é a atitude filosófica?





A atitude filosófica é uma atitude interrogativa. A filosofia inicia com o espanto, a admiração ou as situações-limite que nos fazem pensar acerca de “certas questões” que a ciência não consegue responder. Será suficiente vivermos sem perguntar o porquê de certas situações serem assim e não de outra forma?
                                                                                     Maria Bourbon, nº20, 10ºG

Comentários

  1. As questões filosóficas são questões vastas e abstratas, exigem reflexão, questionamento e podem ser contestáveis, podem abranger vários pontos de vista sobre um assunto, precisando assim de argumentação.
    Maria Veloso Branco n°19 10°J

    ResponderEliminar
  2. Tomar uma atitude filosófica é sempre pensar e explorar hipóteses para além da nossa “zona de conforto”. Ver para além das aparências e questionar a realidade com o fim de respondermos a problemas sobre os mais variados temas.

    ResponderEliminar
  3. Benedita Nunes nº4 10ºB22 de novembro de 2018 às 11:28

    Uma atitude filosófica não nos dá uma resposta a algum problema em concreto. Permite-nos pensar para lá do que estamos habituados questionando sempre a nossa "realidade" levando nos a chegar a diversas conclusões , sem obtermos uma resposta exacta . Abrange vários assuntos e os seus diversos pontos que necessitam de argumentação para serem defendidos.

    ResponderEliminar
  4. A atitude filosófica é definida por Karl Jaspers pela situação limite. A situação limite é um acontecimento inevitável que pode abalar vida do Homem, como a morte de alguém especial, a angústia ou até o sofrimento, fazendo-nos refletir sobre o mundo e a nossa própria existência para encontar respostas aos nossos problemas. Sendo assim, durante tal reflexão geralmente levantam-se perguntaas de carácter religioso (como por exemplo, a acusação de Deus pelo falecimento de um familiar) ou metafísico (como por exemplo, a interrogação sobre qual poderá ser o sentido da vida e como aproveitá-la).

    Francisco Campos, Nº12, 10ºC

    ResponderEliminar
  5. Uma atitude filosófica é uma atitude livre de preconceitos filosóficos ou seja, livre de teorias que aceitamos serem evidentes.
    Explicando assim a necessidade da atitude filosófica: analisar e testar estas teorias muito recorrentes no nosso dia a dia.

    ResponderEliminar
  6. A atitude filosófica se decorre no quotidiano. Não é fácil caracterizá-la, dada a enorme diversidade de aspectos que pode assumir. Vejamos apenas quatro aspectos que caracterizam a atitude filosófica:
    Espanto, dúvida, rigor e insatisfação.

    ResponderEliminar
  7. A atitude filosófica se decorre do quotidiano. Não é fácil caracterizá-la, dada a enorme diversidade de aspectos que pode assumir. Vejamos apenas quatro aspectos que caracterizam a atitude filosófica: espanto, dúvida rigor e insatisfação.

    Mariana Costa 10°B n°22

    ResponderEliminar
  8. A atitude filosófica pode surgir devido a determinados fatores como por exemplo: incerteza, interrogação, revolta, tristeza, solidão, injustiça e até inquietação. O que caracteriza a filosofia é a discussão e análise de crenças ou ideias que todos nós possuímos, mas que, na maior parte das vezes, não submetemos a exame crítico. A filosofia examina criticamente estas ideias fundamentais, isto é, a aceitação ou recusa das nossas crenças básicas não se faz sem antes as submeter a um exame racional/crítico. Podemos dizer que as nossas crenças e ideias são, para os filósofos problemas e não verdades indiscutíveis.

    Maria Sousa Pinto 15 10k

    ResponderEliminar
  9. A atitude filosófica decorre do quotidiano.
    Caracterizar a atitude filosófica é muito difícil, embora haja aspectos que a definam como por exemplo:
    Espanto e dúvida.
    António Rocha nº2 10ºK

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada