Para que serve a lógica?




A lógica é a ciência do pensamento coerente e pretende analisar a sua estrutura, de forma a levar à construção de um raciocínio com nexo e sem contradição. No “Organon”, Aristóteles apresenta os três instrumentos fundamentais do pensamento: o conceito, o juízo e o raciocínio. Um juízo é uma articulação entre dois ou mais conceitos, enquanto que um raciocínio é uma articulação entre dois ou mais juízos com o objetivo de chegar a uma conclusão necessária.. A proposição é a expressão verbal do juízo e o argumento é a expressão verbal do raciocínio. À lógica não interessa a verdade mas a validade do raciocínio. Se a  verdade é uma propriedade das proposições, pois estas possuem um valor lógico, isto é, podem ser consideradas verdadeiras ou falsas, a validade é uma propriedade dos argumentos, pois estes têm de ter sentido e coesão para constituírem um raciocínio fluído e bem organizado. Um argumento é sempre constituído por premissas e uma conclusão. Independentemente do valor lógico das premissas para o argumento ser válido, a conclusão tem de obrigatoriamente derivar das premissas anteriores. Um argumento válido pode conter premissas falsas e conclusão verdadeira, premissas e conclusão falsas mas nunca pode conter premissas verdadeiras e conclusão falsa. Num argumento válido e sólido  as premissas  têm que ser todas verdadeiras.
                                                                                     
                                                                                                           Maria Bourbon, nº20, 10ºG

Comentários


  1. O conceito é um elemento básico do nosso pensamento. Só há pensamento porque há conceitos. É necessário utilizar as palavras adequadas para que os conceitos se tornem claros.
    É importante, por isso, clarificar devidamente o conceito, para que possamos comunicar correctamente.
    Maria Veloso Branco n°19 10°J

    ResponderEliminar
  2. O pensamento é a manifestação do conhecimento, e o conhecimento busca a verdade, assim sendo é preciso estabelecer algumas regras para que essa meta possa ser atingida. A lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar. Implícito no estudo da lógica está a compreensão de um bom argumento(válido)e de argumentos que são falaciosos.
    Miguel Martins N°26 10°C

    ResponderEliminar
  3. O pensamento é a manifestação do conhecimento, e o conhecimento busca a verdade, assim sendo é preciso estabelecer algumas regras para que essa meta possa ser atingida. A lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar. Implícito no estudo da lógica está a compreensão de um bom argumento(válido)e de argumentos que são falaciosos.
    Miguel Martins N°26 10°C

    ResponderEliminar
  4. A lógica permite-nos avaliar a validade ou invalidade de um argumento. Porém, uma das características mais importantes da lógica é a deteção de falácias. As falácias são erros no raciocínio, aparentemente corretos (daí o seu caracter perigoso!), muitas vezes utilizadas na política ou em campanhas de marketing. Nestes casos, as falácias são designadas de sofismas, devido a serem intencionais e terem o objetivo de manipular, mas as falácias também podem ser involuntárias, sendo designadas nesses casos de paralogismas. Em contrapartida, a lógica não se interessa pelas intenções ao cometer a falácia (isto é, a sua moralidade, compete
    à ética), mas apenas no reconhecimento dos diversos tipos de falácias formais e informais, de forma a não sermos manipulados pelas mesmas.

    Francisco Campos, Nº12, 10ºC

    ResponderEliminar
  5. A lógica é a organização do raciocínio válido, sendo útil para pensarmos corretamente. Por isso, esta tem um papel fundamental no quotidiano do Homem uma vez que permite uma melhor reflexão de um problema a defrontar e a argumentação necessária para a resolução desse mesmo. Além disso, a lógica é utilizada para identificar e avaliar argumentos e também para se defender ou contra-argumentar melhor, mais coerentemente. Ao sabermos lógica, ainda se pode detetar e não se deixar manipular pelos erros do raciocínio (falácias), muitas vezes presentes em discursos políticos, campanhas publicitárias e debates.

    Bruna Correia, nº7 10ºC

    ResponderEliminar
  6. A lógica é uma área da filosofia que tem como objeto de estudo a coerência do pensamento e o estudo dos processos válidos na construção da argumentação, com o auxílio da lógica podemos descobrir mais facilmente as falácias isto é, o erro oculto e a verdade aparente e desta forma contra-argumentar para não sermos manipulados. A lógica é indispensável porque nos ensina não só a comunicar coerentemente mas também a pensar com correção permitindo que possamos defender melhor o nosso ponto de vista.
    Assim, a lógica tem um papel fundamental na rotina diária das pessoas.

    Daniela Rocha, nº6, 10ºB

    ResponderEliminar
  7. O objeto de estudo da lógica é a coerência do pensamento, permitindo expor os nossos pontos de vista com nexo lógico e defendê-los corretamente contra-argumentando. Quem sabe lógica percebe se o pensamento é coerente e deteta a má fé no raciocínio alheio (falácias),não se deixando manipular facilmente. A lógica é importante para existir uma melhor comunicação entre as pessoas, em geral.

    Benedita Vilas Boas, Nº6, 10ºC

    ResponderEliminar
  8. A lógica foi criada por Aristóteles no século IV a.C. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados.
    Aristóteles estabeleceu um conjunto de regras rígidas para que conclusões pudessem ser aceitas como logicamente válidas: o emprego da lógica leva a uma linha de raciocínio baseado em premissas e conclusões.

    Mariana Costa 10°B n°22

    ResponderEliminar
  9. A lógica é uma área da filosofia que tem como objetivo de estudo a coerência do pensamento, permitindo expor argumentos com nexo lógico e defendê-los corretamente. Com o auxilio da lógica, podemos pensar corretamente com sentido e coerência. Quem sabe lógica percebe mais facilmente se os argumentos estão bem construídos e detetar erros no raciocínio. O pensamento seria incompreensível e contraditório não podendo comunicar corretamente.
    Beatriz Begonha 10ºB nº3

    ResponderEliminar
  10. A lógica ensina-nos, também, a pensar de forma consequente, isto é, a tirar as conclusões que as premissas permitem e não outras.
    Dadas certas premissas, sabemos que conclusão é logicamente possível retirar delas e que conclusão as premissas não permitem que defendamos. Para pensarmos de forma consequente ou correta, é importante compreender em que consiste a validade do argumento.
    O pensamento consequente é um pensamento extremamente rigoroso.
    Filipa Brites, 10ºi, nº 14

    ResponderEliminar
  11. A lógica é importante, dado que ensina-nos a pensar de forma clara, concisa e correta. Permite desenvolver competências de raciocínio e de argumentação e aumentar a capacidade de avaliação crítica dos argumentos. Quem aprende lógica pensa de um modo mais preciso e comete menos erros.
    Posto isto, o pensamento filosófico não tem nenhum valor se não for lógico.
    Carolina Torrinha, 10°F, n°19

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada