Quais são os argumentos a favor do determinismo moderado?

O determinismo moderado é uma teoria compatibilista pois considera que o determinismo pode coexistir com o livre- arbítrio. Assim, quer o libertismo, quer o determinismo radical são verdadeiros. Esta teoria compatibilista concilia duas teorias apostas defende que simultaneamente existe liberdade e determinismo. O mundo é regido por relações causais, mas mesmo assim somos livres quando fazemos o que queremos fazer. O compatibilista defende que somos livres quando o que escolhemos e o modo como agimos resulta causalmente do que queremos e o que queremos não resulta de qualquer coação, doença ou controlo artificial. Nem todas as causas são impedimentos à liberdade. É um erro pensar que as ações não são livres simplesmente porque são causadas. As causas que nos levam a fazer o que queremos potenciam a nossa liberdade, enquanto outras (constrangimentos, por exemplo) impedem a nossa liberdade. As nossas ações livres são causadas pela nossa personalidade, inclinações e desejos ainda que estes sejam determinados por acontecimentos anteriores. Se as ações não fossem causadas pelo nosso caráter e pelos nossos motivos, não poderíamos ser responsabilizados pelas nossas ações. Os compatibilistas argumentam que somos livres se agirmos sem constrangimentos ou obstáculos, internos ou externos, que nos impeçam de fazer o que desejamos Se somos dotados de razão então temos o poder de controlar algumas das nossas ações como temos poder de refletir e pensar, conseguimos fazer as nossas escolhas, logo todas as nossas ações são controladas por nós e sendo assim somos responsáveis por tudo o que fazemos. Na situação de estarmos condicionados em termos sociais, biológicos, históricos ou outros …temos a capacidade de resiliência que nos permite ultrapassar várias adversidades. A liberdade baseia-se no poder que o ser humano tem para ser capaz de ultrapassar, pensar e fazer as suas próprias escolhas. Somos livres pois somos autónomos. 
                                                                     
Daniela Rocha, 10º B

Comentários

  1. O determinismo moderado quer dizer que as nossas ações tanto podem ser livres, deterministas ou as duas em simultâneo.
    No que toca a determinismo moderado, não há relação entre livre-arbítrio e determinismo. Logo recebe também o nome de compatibilismo.
    Em conclusão, se as causas de uma ação estão em mim, de acordo com as minhas crenças e desejos, então são livres. Se não são causadas pelas crenças e desejos que constituem a minha personalidade, então, automaticamente não são livres.

    Maria Botelho 10ºf, nº17

    ResponderEliminar
  2. Segundo o Determinismo Radical tudo o que acontece não poderia deixar de acontecer pois está ligado a causas anteriores. Logo tudo se processa de forma “necessária” e predizivel.
    Defendendo que as nossas escolhas são resultados de fatores biológicos e sociais. Havendo sempre causas que determinam ações: levando a que nós estejamos programados para agir de certas formas e feitios, não existindo liberdade nem responsabilidade social. Á contrariar esta ideologia veio o Libertismo Radical, que afirmou que o determinismo provinha de uma falácia, o facto de os processos causa e consequência da natureza não podem ser aplicados da mesma forma ao homem, sendo o homem livre nas suas ações, distinguindo a Natureza da Humanidade. O libertismo defende, então, a liberdade e a responsabilidade social, afirmando que um homem é responsável nas suas ações pois possui uma alma/mente/consciência que existindo uma ponderação antes na ação. Face a estas duas teorias incompatíveis viu-se o aparecimento de uma numa perspetiva compatível chamada de Determinismo Moderado. Esta ideologia defendia uma correlação entre o Libertismo e o Determinismo afirmando que estes podiam de facto coexistir, afirmando , por exemplo, que embora exista causas na ação humana o homem é também responsável pelas suas ações. Só não existindo liberdade quando se a ação for compelida por determinantes e não condicionantes, ou seja, não possíveis de ser ultrapassados ou ignorados pelo homem toldando a sua ação sem a sua vontade se manifestar no ato. Sendo estes os alguns argumentos a favor e contra o Determinismo, o Libertismo e o Compatibilismo.
    Miguel Martins
    10°C N°26

    ResponderEliminar
  3. O determinismo moderado é o meio termo entre o Libertismo e o Determinismo Radical. A meu ver, esta é a teoria mais correta.
    Os argumentos que defendem o determinismo radical, dizem-nos que não conseguimos controlar tudo o que se passa à nossa volta, no entanto, podemos ter alguma influência em certas ações. É aqui que ambas as teorias se encontram, este é um espaço de compatibilidade.
    É também argumentado que o há liberdade, por exemplo nas decisões 100% tomadas de acordo com a nossa vontade. Porém também há fatores que não podemos influênciar, tal como a queda de um tijolo em cima de nós se passarmos por debaixo de um estaleiro de obras.
    Embora a meu ver, esta seja a teoria mais sensata, nenhuma teoria é perfeita, pelo que surgem algumas objeções contra tal.

    João Alves 10ºK nº24

    ResponderEliminar
  4. O Determinismo Moderado é uma espécie de junção entre o Determinismo Radical (apoiado na ciência)- não há liberdade, há determinismo total, não há responsabilidade- e o Libertismo (apoiado pelos filósofos)- há liberdade total, não há determinismo, logo, há responsabilidade. Estas duas teorias são incompatibilistas, ou seja, implicam uma oposição.
    Por outras palavras, o Determinismo Moderado é uma teoria compatibilista que tem como argumentos: se somos dotados de razão temos o poder de controlar "em parte" alguns acontecimentos; existem condicionantes psicológicas, socioculturais e fisicobiológicas que podem ser ultrapassadas pela nossa vontade, isto é, a nossa resiliência; somos responsáveis pelas ações; temos liberdade e responsabilidade; as ações são livres e determinadas; e temos o poder de controlar os nossos comportamentos.

    Ana Rita Silva, n°1, 10°J

    ResponderEliminar
  5. O Determinismo Moderado defende a tese de que o determinismo e o livre-arbítrio são compatíveis. Ou seja: todas as acções são determinadas por causas anteriores mas algumas delas são livres. Para explicar essa compatibilidade alega que o que caracteriza uma acção livre não é a ausência de causas anteriores à decisão da pessoa , mas sim a ausência de constrangimentos que o impeçam de fazer o que deseja ou que o obriguem a fazer o que não deseja. Assim, uma acção livre é uma acção realizada por vontade própria e o facto dessa vontade ter sido influenciada por diversos factores que o individuo não controla não lhe retira a liberdade. Quem defende o determinismo moderado ou compatibilismo, não aceita que a verdade da crença no determinismo implique necessariamente a falsidade da crença no livre-arbítrio. Pensa que o problema está mal formulado. Assim, defende que há livre-arbítrio e há determinismo.

    Rita Cardoso n22 10F

    ResponderEliminar
  6. O determinismo moderado ou compatibilista aceita que o ser humano é livre em ocasiões determinadas mas não constrangidas .Somos livres quando a ação se baseia nos nossos próprios desejos sem que sejamos forçados a exerce-la.

    N29 10B

    ResponderEliminar
  7. O Determinismo Moderado é uma Teoria Compatibilista, uma vez que aceita que exista determinismo nas ações, mas também liberdade. Esta teoria resultou do diálogo entre os deterministas radicais e os libertistas, de modo a que o confronto de ideias forma-se uma nova teoria que conseguisse estar de acordo com ambas. Sendo assim, o Determinismo Moderado aceita a existência de condicionantes e determinantes da ação.
    Assim, o Compatibilismo aceita, como os libertistas, que o Homem é constituído por corpo e alma, ainda que não exista divisão entre o corpo e a alma, isto é, existe unidade nestes dois termos. O corpo precisa da alma, tal como a alma precisa do corpo.
    Por outro lado, o nosso passado pode definir a nossa personalidade, e quem somos atualmente. Condicionante socioculturais, históricas, económicas, físico-biológicas, entre outros podem condicionar as nossas ações, mas nunca definindo-as de facto! Por exemplo, a surfista Bethany Hamilton perdeu o seu braço em um dia que estava a praticar surf. Apesar de todos pensarem que a sua carreira, recém começada, como surfista tinha acabado, ela surpreendeu todos com o seu esforço e, mesmo sem um braço, hoje em dia ganha diversos prémios, e faz o que ela mais gosta! O mesmo aconteceu com Stephen Hawking e a sua esclerose lateral amiotrófica (ELA), que, embora todos pensassem que ele iria morrer, ele evitou e lutou contra a morte, sendo um dos mais importantes astrofísicos do século! Resumindo, embora condicionados, podemos sempre dar a volta.
    Por fim, o Determinismo Moderado veio mostar que o contrário de livre não é determinado, mas sim coagido. Por exemplo, todos os dias somos coagidos a realizar certas ações, como ter uma boa alimentação ou obedecer à lei, sendo isto não uma determinação, mas sim algo que a maioria opta em fazer, por ser o mais correto!
    Por fim, eu pessoalmente considero que o Determinismo Moderado é a Teoria que defendo, visto que considero que foi a Teoria que mais respostas deu, sem levantar muitas mais perguntas. Como é óbvio, nenhuma Teoria é "a certa", existindo contra argumentos ao Compatibilismo.

    Francisco Campos, 10ºC, nº12

    ResponderEliminar
  8. O determinismo moderado é uma teoria compatibilista (compatível com ambas as teorias extremistas-libertismo e determinismo radical) que aponta á possibilidade do Homem ser livre e responsável pelas suas ações quando as executa somente segundo as suas crenças e desejos sem a interferência de terceiros.Se houver então uma interferência de outros individuos que condicionem minimamente as intenções originais, o agente que cumpre essa ação perde a liberdade e nessa situação sim, as ações do ser humano deixam de ser livres.

    José Diogo Machado nº16 10ºc

    ResponderEliminar
  9. O Determinismo moderado é uma teoria compatibilista, ou seja, aceita tanto o determinismo como o livro arbítrio e além disso insinua que eles podes coexistir. Assim, segundo o Compatibilismo, os atos livres e os não livres são ambos determinados, só que apenas por causas diferentes: o primeiro é determinado por o estado interno do sujeito (desejos, motivos,...) e o segundo é determinado por forças físicas ou algum tipo de constrangimento fisco que provenha do exterior do sujeito.
    Bárbara V. n4 10C

    ResponderEliminar
  10. Os argumentos a favor do determinismo moderado são:
    1. Se somos dotados de razão, temos o poder de controlar “em parte” alguns acontecimentos;
    2. Há condicionantes psicológicos, socioculturais e psicobiológicos que podem ser ultrapassado spot VONTADE.
    Maria Veloso Branco n19 10J

    ResponderEliminar
  11. O determinismo moderado é uma teoria compatibilista ou seja, concilia certos aspetos do livre arbitrio com alguns do determinismo. Nesta teoria somos livres de tomar as nossas decisões quando defrontados com um dilema sem nenhum tipo de coação mas somos impedidos de realizar algumas ações devido a fatores externos Carlos Nunes, n°8,10°C

    ResponderEliminar
  12. O determinismo moderado é uma teoria compatibilista pois diz que não há incompatibilidade entre livre-arbítrio e o determinismo, isto é, as nossas ações são simultaneamente livres e determinadas. Se as causas de uma ação estão nas nossas crenças e desejos então essa ação é livre. Mas se não são causadas por as nossas crenças e desejos que constituem a nossa identidade então não são livres.

    Maria Sousa Pinto 15 10K

    ResponderEliminar
  13. O Determinismo Moderado é uma teoria compatibilista, ou seja, aceita tanto o Determinismo Radical como o Libertismo e reconhece a verdade de ambas as teorias. Se rejeitarmos o Determinismo Radical, porque nega a responsabilidade moral, devemos igualmente rejeitar o Libertismo uma vez que não haveria justificação para considerar as pessoas moralmente responsáveis pelas suas ações.
    O Determinismo Moderado, embora afirme a existência de causas na ação humana, assume também responsabilidade nas ações. Somos determinados por acontecimentos do passado e influenciados pela cultura, politica, sociedade, personalidade, etc. mas como somos dotados de razão temos o poder de controlar em parte o que fazemos.
    Para um compatibilista existem ações livres e ações não-livres: é livre a ação onde o agente não é impedido por fatores externos de realizar a ação. A causa desta ação são estados internos do sujeito como as suas crenças e desejos, que constituem a sua personalidade; uma ação não-livre é uma ação onde as causas imediatas são fatores externos ao agente, que ele não consegue controlar. Assim, as ações livres baseiam-se na personalidade e na vontade do sujeito, sendo que a personalidade resulta de um conjunto de experiências e processos educativos que determinaram a sua maneira de ser, agir e pensar.
    Maria Ribeiro nº18 10ºC

    ResponderEliminar
  14. O Determinismo Moderado é uma Teoria Compatibilista, uma vez que se trata de retratar o meio termo entre a conjugacao do libertismo e do determinismo radical .
    Condicionante socioculturais, económicas, físico-biológicas, entre outros podem condicionar as nossas ações, mas nunca pode defeni-las.
    As ações baseiam-se na vontade e personalidade de quem as pratica, sendo que a personalidade se devolveu consoante um conjunto de processos educacionais , o que vai influenciar a sua forma de agir, ser e pensar.
    Benedita Nunes nº4 10B

    ResponderEliminar
  15. O determinismo moderado é uma teoria compatibilista, porque, de acordo com esta, pode existir livre-arbítrio e determinismo simultaneamente, ou seja, existem ações livres e não livres.
    A ação livre acontece quando a nossa escolha se baseia nos nossos próprios desejos, sem que ninguém nos diga o que temos de fazer. É, por isso, uma ação sem constrangimentos.
    A ação não livre acontece quando não estamos a agir livremente, porque fomos forçados a fazer algo que não queríamos. É, por isso, uma ação constrangida.
    Afonso Abreu 10ºF

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada