Qual a diferença entre a ação humana e a ação animal?







Distinguimos a ação humana da ação animal pelo facto da primeira implicar aprendizagem ao longo da vida e ter um traço distintivo em função da criatividade, do espaço e da sequência temporal em que o sujeito vive. A ação animal, pelo contrario, é biológica e encerrada no seu ADN porque é inata e igual em todos os elementos da mesma espécie, Neste sentido, a ação animal baseia-se num comportamento instintivo que está inscrito na sua programação genética, sem margem para variações. O homem, pelo contrário, destaca-se da animalidade pelo facto de ser dotado de razão, a capacidade reflexiva que nos distingue e diferencia uns dos outros. Com efeito, podemos todos pensar mas nem todos pensamos da mesma forma. Em oposição ao animal podemos fazer escolhas conscientes, intencionais e voluntárias, sempre abertas a novas possibilidades e oportunidades. O animal, pelo contrário, segue o seu percurso biológico, passivamente executa na perfeição comportamentos estereotipados e nunca se afasta das competências específicas, encerradas no determinismo da espécie.

                                                                                       Daniela Rocha, 10º B

Comentários

  1. Enquanto que a ação humana é um acontecimento voluntário, consciente e intencional, ou seja, nós, seres humanos, como seres vivos racionais deliberamos (refletimos) sobre um assunto, que nos leva a tomar uma decisão e a sua execução (concretização) não é uma obrigação, é algo decidido liberalmente. Por outro lado, a ação animal corresponde a comportamentos inatos, inscritos no ADN dos animais,ou seja, é algo programado, biológico e que obedece a um instinto, que é uma sequência de atos mecânicos realizados sempre da mesma forma. Por exemplo, as térmitas constroem o formigueiro para sobreviver, não deliberando sobre tal ação e constroem todas da mesma forma (ação animal). No entanto, quando Aquiles decidiu ir para a guerra em vez de ficar é uma ação voluntária (consequente de uma reflexão) e da qual ele não depende para sobreviver (ação humana). Assim, podemos realçar a coragem e valentia de Aquiles, mas não das térmitas.

    Benedita Vilas Boas, n6, 10C

    ResponderEliminar
  2. Na ação humana, o agente age intencionalmente (com propósito), conscientemente e voluntariamente. Há vários elementos da ação, entre os quais, o motivo (ação que tem a vontade como princípio), a deliberação (a análise das condições, da ação, dos objetivos, motivos e opções) e a decisão (a manifestação da escolha). Normalmente a ação humana é movida pela cultura, aprendizagem, influência social, é racional, aberta e criativa, enquanto que a ação animal é determinista porque não há opção de escolha. É uma ação fechada, centrada no ADN (biológica), é programada e é feita por instinto.'
    Beatriz Nascimento 10°K, n°4

    ResponderEliminar
  3. Sendo o Homem um animal, então não deveríamos também agir por instinto como os outros animais? O que nos diferencia do resto do Mundo Animal?

    Uma ação animal é claramente oposta a uma ação humana. Uma ação animal é por definição uma ação instintiva, da qual não participa nenhuma componente lógica ou racional, sendo que tua que um animal irracional realiza já está estabelecido à nascença no seu ADN, sendo que todas as ações do mesmo são determinadas, não existindo liberdade de escolha, expressão, etc... por parte do animal. Por exemplo, uma aranha não precisa de ser ensinada de como construir uma teia, esta já conhece os processos logo à nascença; e uma formiga não pode decidir qual o seu trabalho no formigueiro, visto que esta não pode ser ensinada, cingindo-se ao único trabalho que sempre realizou e irá realizar atá à sua morte. Sendo assim, tudo que os animais fazem não é de livre-arbítrio, logo não são responsáveis pelos seus atos instintivos. Sendo assim, um animal não pode ser condenado de assassinato, visto que não teve escolha ao realizar tal ação; mas um animal igualmente não pode ser considerado herói por um feito do mesmo, uma vez que, mais uma vez, não fez a ação de forma voluntária.
    No entanto, um humano não tem as suas limitadas por fatores genéticos. De facto, o ser humano é um indivíduo com condicionantes físico-biológicas, socioculturais e psicológicas que intervêm com o seu ADN em simultâneo. Sendo assim, as ações do ser humano não são completamente determinadas, mas também livres. Assim sendo, recorrendo aos casos anteriores, um humano seria sim acusado de homicídio se assassinasse outro humano; mas seria considerado herói se realizasse um feito aos nossos olhos louvável.

    Francisco Campos, nº12, 10ºC

    ResponderEliminar
  4. Enquanto que um animal tem instinto e não é responsável pelos seus atos (uma aranha já sabe construir uma teia, sem precisar de ser ensinada - instinto), um humano tem responsabilidade pelos seus atos, o que significa que, as suas ações são de livre vontade.
    Maria Veloso Branco n°19 10°J

    ResponderEliminar
  5. A ação humana é um acontecimento voluntário, consciente e intencional. Isto significa que o agente quer realizar a ação, sabe que a está a fazer e apresenta um motivo para a sua realização. A ação humana embora apresente possibilidades e limites ligados ao património genético, é suscetível de se adaptar às influências do meio.
    A ação animal tem como base comportamentos instintivos e estereotipados, que estão sujeitos ao determinismo biológico.
    Maria Ribeiro 10ºC nº18

    ResponderEliminar
  6. A ação humana é principalmente caracterizada por três aspetos: a intenção, a consciência e a vontade, e portanto, o homem delibera as suas ações de acordo com regras e normas socioculturais, de acordo com aspetos físico-biológicos, entre outros. Os animais por sua vez, executam as suas tarefas praticamente de forma automática, reagindo aos estímulos do meio ambiente, ou seja, as suas condutas não variam de indivíduo para indivíduo dentro da mesma espécie pois estes são, ao contrário do ser humano, naturalmente predispostos a fazer determinadas ações, podemos dizer que os animais são biologicamente programados pra fazer as ações. Assim, concluímos que o ser humano é mais original do que os animais nas suas ações.
    Pedro Morujão
    10 c
    n 26

    ResponderEliminar
  7. O ser humano é racional, guiado pelo seu conhecimento e inteligência, ou seja, tem a capacidade de pensar e raciocinar. O animal é guiado pelo instinto, isto é, procura alimento, água, abrigo, etc. por instinto próprio, apenas como meio de sobrevivência.
    O que distingue a ação humana da ação animal é precisamente a capacidade que o Homem possui de pensar e agir de forma voluntária, consciente e intencional, tomando decisões sobre algo, após analisar as vantagens e as desvantagens, assim como as consequências dos seus atos e, por fim, após a deliberação, executar a ação. Já a ação animal baseia-se na realização de atos por instinto natural, característico dos animais, que ao contrário dos humanos, são irracionais e não têm a capacidade de deliberar sobre algo.

    Rita Malafaya Nº28 10ºC

    ResponderEliminar
  8. O ser humano é também um animal, no entanto, diferencia-se grandemente dos outros animais.
    Desde logo, o ser humano possui uma capacidade reflexiva que o distingue das outras espécies.
    Não se trata meramente de uma questão de inteligência, pois sabe-se que há alguns animais que são bastantes inteligentes, como o golfinho ou o cão, por exemplo.
    A grande diferença está no facto dos animais agirem instintivamente em resposta aos estímulos, a sua ação ser desencadeada mecanicamente, seguindo o determinismo da própria espécie.
    Já o homem, carateriza-se por os seus atos serem simultaneamente conscientes, voluntários e intencionais.
    A ação humana tem uma finalidade, é intencional e consciente, ou seja, fazendo uso da sua razão e da sua experiência, o homem, voluntariamente, decide, entre várias hipóteses, a ação que pretende realizar, tenta prever as consequências dos seus atos e até o risco de não conseguir atingir a finalidade com a ação escolhida.
    Mesmo que se diga que o homem não é completamente livre, pois pode ser condicionado de vários modos, há sempre uma margem de liberdade na ação humana, dentro das circunstâncias da pessoa em concreto, que lhe permitem agir de um modo ou de outro, de acordo com a sua razão e vontade.

    Maria Mendonça 10ºC

    ResponderEliminar
  9. “ A vida do homem não pode ser vivida repetindo os padrões da espécie; é ele próprio- cada um de nós- quem deve viver. O homem é o único animal que pode estar aborrecido, que pode estar enojado, que pode sentir-se expulso do paraíso. ”(Erich Fromm)
    Bárbara V. n4 10C

    ResponderEliminar
  10. Os animais racionais e irracionais são separados, não só pelas suas diferenças físicas, mas também, como indica o nome que os distingue, a capacidade de raciocínio. Alguns animais são, sem dúvida, mais evoluídos com maior capacidade do que outros para realizar certas ações, mas no que toca a agir deliberadamente é estabelecida uma igualdade dos animais entre si e uma desigualdade entre o seu grupo e do o Homem.
    Claramente o animal irracional não possui a chamada possibilidade de escolha, nascem a maior parte das vezes apenas para desempenhar o seu papel sempre consistente e regular como na imagem acima está demonstrado, agem de forma meramente instintiva para salvarem as suas vidas de aparentes perigos como os predadores ou, como no caso das formigas, reúnem alimento para as temporadas em que não poderão ir procurá-lo.
    Pelo contrário, o Homem , ser racional, procura afirmar as suas ideias e crenças nas suas ações, age de forma deliberada pensando sobre os prós e contras, procura o seu bem estar e o dos seus entes próximos.
    Contrastando um grupo com o outro, temos na "atmosfera" humana máquinas e aparelhos que realizam o trabalho na vez do Homem. Temos técnologias em frábricas dos mais variados produtos que não cedem à pressão do dia a dia. Definitivamente, o Homem não é perfeito, um humano não nasce para ser um produtor em série, não nasce para desempenhar um e apenas um papel, tem valores emocionais assim como vontades que condicionam todas as suas ações. As aranhas, por exemplo, desempenham o seu trabalho de forma consistente, não têm mais preocupações no momento de tecer uma teia para além de executar a sua tarefa. Podemos sem dúvida dizer que a simples palavra "deliberar" cria uma enorme barreira entre dois mundos que um dia forem os mesmos, os seres racionais e irracionais.
    Será que um dia poderá haver uma junção destes dois grupos de novo? Isto é, será que num futuro longínquo todos os seres vivos terão o poder de raciocinar? Possívelmente, até porque os nossos primórdios foram seres irracionais que se tornaram racionais ao longo do tempo.
    Gonçalo Vieira, nr 14, 10B

    ResponderEliminar
  11. O comportamento dos animais tem respostas mais ou menos automaticas aos estímolus ambientais; Ausencia de intenção, de consciencia e de vontade.
    O comportamento dos humanos ,o homem modela os seus comportamentos de acordo com regras e normas sociais , tem consciencia, intenção e vontade.

    Luis Quintanilha
    Nº16 10ºB

    ResponderEliminar
  12. Distinguimos a ação humana da ação animal, através dos seus comportamentos.
    O ser humano é racional,pois é guiado pelo seu conhecimento e inteligência, demonstra ainda aprendizagem ao longo da vida, capacidade de pensar e racionalizar.
    Ao contrário do ser humano o animal está programado para desempenhar certas funções,tal como sobreviver. A ação animal, pelo contrario, é biológica, isto quer dizer que está inscrita no seu ADN, pois tem comportamentos iguais aos animais da mesma espécie,[por ex.: as abelhas estão programadas para nascer e colher o pollen, tal e qual ás outras abelhas], ou seja, o animal apresenta comportamentos estereotipados.
    O homem, pelo contrário, diferencia-se dos animais pelo facto de ser dotado de razão, a capacidade reflexiva que nos distingue e diferencia uns dos outros.Ao contrario do animal, o homem pode fazer escolhas conscientes, intencionais e voluntárias.

    ResponderEliminar
  13. Há claramente uma grande distinção entre a acão humana e a ação animal.
    Um animal age sempre por instinto, enquanto o humano é racional, os animais agem pelo o que lhes está inscrito no seu ADN, enquanto os humanos muitas vezes agem pelo aspeto cultural.
    Qualquer animal tem o mesmo comportamento que outro animal da mesma espécie, por exemplo, uma abelha na Australia tem as mesmas funções que uma abelha na China, tem uma açao fechada. Um australiano tem de certeza comportamentos/gostos/ações completamente diferentes de um chinês, temos então uma ação aberta.
    Frederico Braga Numero9 10K

    ResponderEliminar
  14. A ação humana e a ação animal distinguem-se pelos os seus comportamentos racionais e irracionais, respetivamente. O ser humano tem a capacidade de deliberar sobre os problemas, procurando o que é melhor para si, resolver inúmeras tarefas a partir do conhecimento que recebe ao longo da vida por outros humanos, ou seja, existe uma necessidade de viver em comunidade. Os animais fazem o que lhes é geneticamente proposto, que se encontra no ADN, posto assim, fazem o que lhes compete fazer de forma instintiva (agem por intuição/instinto), sendo assim tornam-se muito eficientes e especialista nas suas poucas tarefas. As suas ações são biológicas, por isso fazem o mesmo que toda sua mesma espécie faz (EX.: duas aves da mesma espécie, uma africana e outra europeia constroem ninhos semelhantes), assim diz-se que os seus comportamentos são estereotipados.
    Vicente Pessanha N28 10F

    ResponderEliminar
  15. A ação animal e a ação humana são diferentes. No entanto, alguns animais, na minha opinião, têm sentimentos. Eu, assim como pessoas com Manuel Alegre; Keith Kendrick, professor de neurobiologia na Universidade de Cambridge; Joyce H. Poole, diretora de pesquisas do Fundo Amboseli para Elefantes do Quênia e, também, o conhecido Charles Darwin, acreditamos que alguns animais, apesar de não terem o mesmo desenvolvimento cerebral que os humanos têm, também demonstram sentimentos. Eu, por exemplo, sou confrontado todos os dias com demonstrações de felicidade, LEALDADE, tristeza, medo, confiança, ternura e etc, por parte dos meus cães. Se os cães não tivessem sentimentos seria impossivel demonstrarem lealdade, pois ninguém é leal a outrém através de instintos.
    Podemos encontrar, ainda quem tenha posições ainda mais radicais que a minha, como é o caso de Cleve Backster, especialista em detetores de mentira, que em 1966 tentou provar que as plantas também tinham sentimentos, como o alívio e o medo.
    Concluíndo, apesar de a ação humana ter diferenças em relação à dos outros animais, apenas penso que isto é uma diferença entre espécies e que a ação canina também é diferente da dos gatos. Assim, acredito que, pelo menos os mamiferos, apresentam sentimentos e deliberam (dentro do que a sua natureza permite) sobre as suas ações (que acredito que possuem) e sou aberto a outras opiniões como a das plantas terem sentimentos, não as considerando erradas.

    Fontes:
    http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/animais_tem_sentimentos_.html
    https://lifestyle.sapo.pt/vida-e-carreira/noticias-vida-e-carreira/artigos/cao-como-nos
    https://www.eusemfronteiras.com.br/voce-sabia-que-as-plantas-tem-sentimentos/

    José Penha nº14, 10ºF

    ResponderEliminar
  16. A ação animal é geneticamente programada a coincidir com os respetivos da mesma espécie tendo estes, por sua vez, um comportamento fechado (executado sempre da mesma forma), não merecem aplausos pois é o “dever” (por assim dizer) deles, têm a vida destinada a partir do momento que nascem. Muito pelo contrário, o homem é um ser dependente do criador que tem uma aprendizagem constante ao longo da sua vida ganhando cultura e decidindo assim de livre vontade o seu destino.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada