Que exemplos podem ilustrar as condicionantes da ação?





Categorizam-se em três, as condicionantes da ação: físicobiológicas, socioculturais e psicológicas. As condicionantes físicobiológicas da ação são as possibilidades e limites que estão ligadas ao nosso património genético, como por exemplo, doenças hereditárias. As condicionantes socioculturais da ação são as possibilidades e limites que estão ligadas ao modo como dependemos do meio social e cultural em que a nossa vida se desenrola, como por exemplo, a religião, a política os costumes. Por fim, as condicionantes psicológicas da ação são as possibilidades e limites que estão ligadas à nossa personalidade e maneira de ser, como por exemplo, a capacidade de resiliência de um alcoólico conseguir, efetivamente, deixar de beber.

                                                                                     Inês Malheiro, nª19  10ªF  

Comentários

  1. As condicionantes da ação são obstáculos (barreiras) que limitam a ação, mas que, ao contrário das determinantes da ação, podem ser ultrapassados pela força de vontade.

    Benedita Vilas Boas, n6, 10C

    ResponderEliminar
  2. O que é uma condicionante da ação? Qual a diferença entre determinante e condicionante da ação?

    Um dos principais componentes de algo que realmente define a ação, é a execução de uma ideia. Sendo assim, apesar de conseguirmos refletir e tomar uma decisão, sem executarmos essa ideia, nunca passará de um pensamento, e não de uma ação. Por exemplo, podemos sonhar que queremos voar como o Super Homem, ou cantar tão bem como Eminem, mas isso nunca passará de um pensamento se não executarmos as ideias.
    O que foi descrito no parágrafo anterior foi o exemplo de uma condicionante físico-biológica, visto que a nossa genética e fisionomia corporal impede-nos de voar, e para a maioria da pessoas, impede-nos de cantar tão rápido como um cantor de rap. De facto, existem outros fatores que podem condicionar a nossa ação, como fatores socioculturais (por exemplo, em determinadas culturas não é permitido uma mulher conduzir,
    ou um homem viúvo não ter barba) e fatores psicológicos (por exemplo, a depressão pode ser condicionante a muitas tarefas na nossa vida!).
    Porém, uma condicionante da ação pode ser ultrapassada com força de vontade e empenho. Por exemplo, em vez de voarmos através da nossa fisionomia, voamos através de aviões; ou em vez de uma mulher muçulmana ser sujeita a certas regras do islão, sempre pode mudar de religião, mudando de cultura; e a depressão sempre pode ser combatida com a ajuda de um profissional competente e com uma prescrição médica de um psiquiatra.
    No entanto, nem todos os obstáculos na vida de um humano podem ser ultrapassados, sendo estas impossibilidades determinantes da ação. Uma determinante da ação é algo que irá determinar factos irrevogáveis na nossa vida, tais factos que não podem ser contestados pela força de vontade. Por exemplo, nós iremos todos morrer, e não existe nada que a ciência moderna diga para mudar esse facto.
    Por fim, o facto de existir fatores condicionantes e determinantes nas nossas ações apenas permite-nos estabelecer que nem todas as nossas ações são livres, mas nem todas as noças ações são determinadas (Determinismo Moderado)!

    Francisco Campos, nº12, 10ºC

    ResponderEliminar
  3. Um dos argumentos (a favor) do determinismo moderado é: “ há condicionantes psicológicos, socioculturais e psicobiológicos, que podem ser ultrapassado pela VONTADE.”
    Por exemplo: se uma pessoa for tímida (característica psicológica, da sua personalidade), ela pode ultrapassar essa característica pela sua “força de vontade”.
    Maria Veloso Branco nº19 10ºJ

    ResponderEliminar
  4. As condicionantes da acão são barreiras que podem ser ultrapassadas.
    Exemplo de uma condicionante fisiobiológica.

    Se uma pessoa quer ser piloto de avião mas, tem uma prótese na anca não o pode ser. No entanto o agente pode subliminar o desejo e trabalhar na Torre de Controlo ou na administração de uma companhia aérea ou de um aeroporto.

    Exemplo de uma condicionante sociocultural:

    Por exemplo, se uma pessoa queixa-se do seu trabalho pois não tem tempo de lazer, essa pessoa pode sempre tentar organizar melhor o seu tempo, falar com o seu chefe ou até ir procurando outros trabalhos que lhe favoreçam mais a sua desponibilidade.

    Exemplo de uma condicionante Psicológica:

    Se uma pessoa quer ir ao cinema com as amigas/os mas sofre de ansiedade social, então essa pessoa pode combinar ir a sessões com menos pessoas ou em dias que o Shopping esteja mais vazio e pedir ás pessoas que vão com ela para estarem sempre do lado dela e não se despersarem.

    Com estes exemplos ficamos a saber que existem três tipos de condiciontes da ação e que todas elas podem ser subliminadas ao contrário das determinantes

    Mariana Costa 10B N22


    ResponderEliminar
  5. As condicionantes da ação podem ser subdivididas em três tipos:

    -as fisicobilogicas, que podem estar relacionadas a doenças como a cegueira, que limita a pessoa, não lhe permitindo enxergar o mundo, podendo vir a condicionar a sua ação.

    -as socioculturais, que condicionam de forma relevante as ações dos individuos. Por exemplo, muito dificilmente uma pessoa muçulmana vai tomar a iniciativa de consumir álcool.

    -as psicológicas, que pela maneira de ser do individuo impedemou forçam este de realizar certas ações. Por exemplo, um piromaníaco, apesar de se poder conter, está sempre na tentação de queimar as coisa.

    José Penha nº14 10ºF

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada