Será possível estabelecer um padrão culturalmente neutro de certo e errado? Que critérios podem ajudar a estabelecer este padrão?

Estabelecer consensos em domínios decisivos para o bem-estar da humanidade e para a realização de todos e de cada um dos seres humanos é muito importante para enriquecer as sociedades com diferentes culturas e para haver um decréscimo de discriminação. Para estabelecer este padrão universal é urgente promover um fecundo diálogo intercultural e por em prática critérios transobjetivos de valoração: o critério antropólogico, da argumentação, democrático e o critério da intersubjetividade comunicativa.
O critério antropológico baseia-se na condenação de tradições que promovem o sofrimento e afirma que nada justifica a dor física ou psicológica.
O critério da intersubjetividade comunicativa apoia que os problemas só poderão ser resolvidos na base de consensos compartilhadamente discutidos e acordados.
O critério da argumentação mostra que devemos argumentar para chegar a consensos, isto é, uma decisão ou uma escolha terá tanto mais viabilidade de se aproximar da verdade quanto mais ela for objeto de comunicação e sobretudo de argumentação, podendo a ciência auxiliar nesta fundamentação.
Por fim, o critério democrático baseia- se no facto de ao falarmos chegamos a um consenso (decisão), visto que um valor ou uma avaliação axiológica serão tanto mais respeitáveis quanto mais compartilhados forem.
Se a prática cultural x é um obstáculo ao bem estar ela deve ser eliminada. Se, pelo contrário, a prática y promover o bem estar físico e psicológico dos agentes então devemos respeitá-la e ajudar a preservá-la. 

Maria Júdice, n. 19, 10C

Comentários

  1. O interculturalismo diz nos que temos que dialogar para prosperar. Mas como podemos dialogar se nem conhecemos as regras do debate? Como podemos ser objetivistas se não existem critérios objetivos de avaliação de valores culturais? Estas perguntas foram bastante pertinentes para a criação dos critérios transubjetivos de valor. Estess critérios foram uma grande ajuda na identificação e condenação de práticas imorais, conseguindo detetar mais facilmente uma ação imoral em uma cultura e pode-la acabar para existir superação. Sendo assim, foram criados 4 critérios transubjetivos: o critério antropológico, o critério da intersubjetividade comunicativa, o critério democrático e o critério da argumentação. Todos estes critérios podem ser associados a matrioskas, isto é, estes necessitam uns dos outros para a criação de valores objetivos.
    O critério antropológico diz nos que não devemos realizar nenhuma ação que ponha em risco a saúde de uma pessoa, ou que possa provocar dor fisíca em um indivíduo. Por exemplo, se uma cultura decidir que deve queimar na fogueira todos os deficiente mentais, então é nosso dever moral intervir nessa cultura
    O critério da comunicação intersubjetiva garante-nos pontes de ligação entre as culturas, para que, através de um debate racional, calmo e benéfico, possa existir comunicação entre culturas. Para isso, temos a argumentação e o critério democrático.
    A argumentação em um debate é extremamente importante. Todos os nossos argumentos devem ser à volta de argumentação, quer seja por indução, dedução, analogia ou autoridade. A argumentação é o que consegue manter um debate viável, e é o que no undo consegue alterar mentalidades e filosofias que possas ser consideradas imorais à luz dos valores objetivos.
    Por fim, o critério democrático é igualmente bastante importante, mas só deve ser usado em último recurso, para que a argumentação seja sempre a base do discurso. é importante avaliar a condição do mundo, uma vez que esta pode indicar, através de estudos e dados, que uma ação é maligna, originando que uma grande parte do mundo não a sustente.

    Francisco Campos, nº12, 10ºC

    ResponderEliminar
  2. O interculturalismo tem como principal objetivo a procura de valores comuns mediante o diálogo intercultural e um fundamento sólido para os direitos humanos, pois há direitos fundamentais que devem ser preservados. Reconhece que as culturas são realidades dinâmicas, suscetíveis a modificações e enriquecimento, e que podem aperfeiçoar-se se mantiverem intercâmbios e relações recíprocas. Assim, este leva à exclusão do etnocentrismo e do relativismo cultural, promovendo o contacto entre culturas.
    Sofia Oliveira, 10ºG, Nº26

    ResponderEliminar
  3. O interculturalismo acredita que todas as culturas são boas no entanto, através do diálogo e do confronto ideias entre culturas permite uma evolução moral e social da comunidade em geral, evitando a estagnação moral que acontece quando é posto em prática o relativismo cultural.
    Este contacto entre culturas promovido pelo interculturalismo irá gerar a aceitação e respeito pela diferença em relação a grupos de indivíduos ou grupos étnicos que são muitas vezes dados como "socialmente excluídos". Essa procura constante por pontos em comum entre culturas mas também a denúncia pelo que está errado nelas, levará a uma evolução e a um enriquecimento cultural e social constante.
    Desta forma não haverá situações de preconceito e desrespeito pela estranheza.

    Pedro Morujão 10C n27

    ResponderEliminar
  4. O interculturalismo defende o convivo entre diferentes culturas, promovendo assim, a partilha de ideias, comunicação e enriquecimento mutúo. Para além disso,promove o fim das desigualdades, a criação de civilizações/sociedades, criação de valores comuns(critérios axiológicos), diminuição de conflitos e evolução moral e cultural de toda a sociedade. O uso do interculturalismo veio estabelecer que todas as culturas são boas e que por isso deve haver uma partilha e convívio entre elas, diferenciando-se assim do relativismo e etnocentrismo.

    Rita Cardoso n22 10f

    ResponderEliminar
  5. O interculturalismo defende o convivo entre diferentes culturas, promovendo assim, a partilha de ideias, comunicação e enriquecimento mutúo. Para além disso,promove o fim das desigualdades, a criação de civilizações/sociedades, criação de valores comuns(critérios axiológicos), diminuição de conflitos e evolução moral e cultural de toda a sociedade. O uso do interculturalismo veio estabelecer que todas as culturas são boas e que por isso deve haver uma partilha e convívio entre elas, diferenciando-se assim do relativismo e etnocentrismo.

    Rita Cardoso n22 10f

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada