Como se desenvolve a consciência moral?

Segundo Piaget a moral é a capacidade que possuímos de distinguir o bem do mal. Quando nascemos somos 100% biológicos e 0% culturais. Vai ser na relação social com os outros que vamos receber a informação e construir a nossa consciência moral. No início não possuímos capacidade intelectual para realizar ações logo, encontramo-nos no estádio da moral da obrigação, segundo Piaget.  Esta moral é extrínseca  pois o valor não se encontra dentro do sujeito mas sim fora, e este não vai agir de forma autónoma mas sim coagido, ou seja, obrigado. Só por volta dos 12 anos é que atingimos uma moral autónoma, intrínseca, onde o valor se encontra dentro do sujeito permitindo-lhe agir autonomamente. Piaget considera que neste estádio nos encontramos no ponto máximo de maturidade em que as normas deixam de ser rígidas e a justiça passa a ser vista de forma pessoal. Nesta altura possuímos capacidade para saber que nem todos somos iguais, logo as normas e a justiça não podem ser iguais para todos.
Daniela Rocha, 10 B

Comentários

  1. A consciência moral é a capacidade de cada ser humano distinguir entre o bem e o mal.
    Piaget defende que a moral se apoia num conjunto de valores que se vão adquirindo desde do nascimento , através da educação , das relações sociais , da religião , ou seja, de tudo oque vamos aprendendo .
    segundo Piaget as criaças ate aos 12 anos estão no estágio de heteronomia, isto é, as regras são leis externas porque são impostas pelos adultos.
    A partir dos 12 anos as crianças passam um estágio de autonomia, em que as regras são o resultado de uma decisão livre e aceites pelo grupo.

    Afonso Praça; 10 F

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  2. A consciência moral é uma competência avaliadora dos actos pessoais, a capacidade de diferenciar entre o que é o bem e o que é o mal.
    Maria Manuel Veloso Branco n°19 10°J

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  3. A consciência moral é uma competência avaliadora dos atos pessoais e dos alheios, a capacidade de discriminar entre o que é o bem e o que é o mal.
    Qual a natureza desta capacidade cuja manifestação no ser humano o eleva à dignidade de um ser moral?

    A consciência moral tem uma base racional. Todos os atos humanos são julgados e avaliados pela razão, em função de valores livre e racionalmente escolhidos. É com a intervenção do pensamento que tomamos consciência dos problemas, que os compreendemos e que de certa forma "desenvolvemos" soluções que nos parecem possíveis. A racionalidade permite-nos analisar criticamente aquilo com que nos deparamos, avaliar as ações pessoais e as dos outros, confrontando o que queremos fazer com aquilo que julgamos que devemos fazer.
    A consciência moral tem um elemento afectivo. Assim, quer os sentimentos positivos de amor, amizade, simpatia e fraternidade quer os seus contrários manifestam uma “lógica” própria que interfere de modo significativo na acção.
    A consciência moral tem uma componente social. É interagindo com os outros e através do processo de educação que a consciência moral se vai formando. O seu desenvolvimento passa pela interiorização de um “dever-ser” que lhe vai sendo apresentado pelos diferentes agentes (família, escola, media, grupo de pares, etc.) no decorrer do processo de socialização. Uma consciência moral vai sempre depender da sociedade em que um "x" sujeito se encontra.
    Filipa Campos Neves nº10 10B

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  4. A consciência moral é a capacidase de cada ser humano conseguir distinguir o bem do mal.
    Piajet defende que o ser humano se apoia num conjunto de valores adquiridos desde a sua nascença e que vao envoluido desde então.
    Manuel Melo,10°B,n°17

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