Aristóteles, o pai da filosofia política

Aristóteles foi o primeiro a filosofar sobre um novo ramo da Filosofia do tempo da Grécia Antiga: a filosofia política. Assumiu uma perspetiva naturalista ilustrada na máxima: “O Homem é um animal político”, o qual necessita naturalmente de constituir um Estado. Cada cidade grega tinha completa autonomia com um exército, um governo e tribunais próprios. O modelo social seguia o princípio de uma sociedade escala vista, em pirâmide por forma a assegurar o bem-estar geral. Para isso, obviamente, um grupo especial de Homens teriam que ter mais poder que o restante da população, saber mais em relação a assuntos militares, económicos, sociais, políticos. Estava assim criada uma pirâmide hierárquica entre os indivíduos, pelo que se podia concluir que na perspetiva naturalista os seres humanos não eram iguais entre si. 
Este filósofo considerava que“não há vida social ou verdadeira liberdade fora do Estado”, ou seja toda a nossa vida social deveria ser dentro do Estado, e, obviamente, como a nossa vida social é dentro do Estado, e nós somos indivíduos que necessitamos de socializar, então o mais lógico é não sair da cidade-estado porque fora dela seremos “DEUSES” ou BESTAS” e não seres humanos. Com efeito, somos parte de um todo orgânico, que constitui o Estado, e, embora nós não consigamos viver sem o Estado, o Estado consegue viver sem este ou aquele indivíduo em particular (por exemplo, um orgão não é um ser vivo se não se encontrar dentro de um corpo, mas muitas vezes um Homem consegue viver sem um orgão não vital). O Estado realmente, tem como função garantir uma boa vida, a todos os cidadãos.

Francisco Campos, nº12, 10ºC

Comentários

  1. Aristóteles dizia que da perspetiva naturalista o ser humano era um animal político, pois habitava nas pólis, e como sabemos, política vem da palavra grega pólis. Isto quereria dizer que o homem sente a necessidade de governar ou seguir um líder. Sabemos também que a filosofia surgiu na Grécia antiga, terra de Aristóteles, que sempre foi visto como um importante filósofo

    João Alves nº24 10k

    ResponderEliminar
  2. Aristóteles, é um filósofo que possui uma perspetiva naturalista em que defende o Homem, como animal político, justifica a existência de estado, já que só nele consegue desenvolver as suas capacidades. Segundo o período clássico, as cidades estavam organizadas em estados. Estado é uma sociedade organizada que possui leis, exército e autoridade, sendo que todas as pessoas ocupam o seu lugar natural nesta sociedade naturalista.
    Defende que devemos delegar o poder a uma autoridade, para que esta crie as leis que vão servir de direitos e, por sua vez, vão pressupor uma sociedade organizada. Para além disso, é a favor de uma sociedade hierarquizada em que ninguém é dado como igual e apenas os mais cultos têm a possibilidade de possuir cargos altos na sociedade. Como tal, as mulheres, os escravos e os estrangeiros não tinham qualquer tipo de direitos nem participavam na vida da cidade.
    Para Aristóteles, a pólis é algo esclavagista em que a mão de obra é feita através de escravatura. O estado justifica-se por ele próprio, pois fora do mesmo não há vida, logo não há justiça. Tendo como finalidade, pressupor uma vida boa aos cidadãos para que estes tenham um desenvolvimento nas suas faculdades.
    Francisca Martins nº19 10ºb

    ResponderEliminar
  3. Para Aristóteles o homem é um animal político. A política vem do grego Pólis que significa cidade, as cidades estavam organizadas em estados. O estado é uma sociedade politicamente organizada. Aristóteles defende uma sociedade hierarquizada das relações sociais que impedem a igualdade entre os seres humanos, defende ainda que se os seres humanos não são por natureza iguais, trata-los como iguais seria injusto. Defende ainda uma sociedade esclavagista isto quer dizer que a produção de bens matéria é depende do trabalho escravo.
    Ana Rita Araújo n°1 / 10°B

    ResponderEliminar
  4. Aristóteles operou significativas mudanças na Filosofia Antiga, produzida na região da Grécia. Tal produção filosófica já havia passado pelos períodos cosmológico (pré-socrático) e antropológico (socrático) e iniciava, então, o seu período sistemático.
    Os estudos de Aristóteles influenciaram pensadores mediavas.
    Vasco Silva e Silva n25 10F

    ResponderEliminar
  5. Aristóteles defende que o Homem é um animal político, este filósofo defende uma sociedade que se hierarquiza das relações sociais que impedem a igualdade entre os humanos. tambem defende que os seres humanos não são iguais por natureza, por isso tratá-los de forma igual seria injusto.
    Maria Manuel Branco n19 10J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada