Como se hierarquizam os princípios da justiça com Rawls?

Rawls, um filósofo político bastante importante do século XX, acreditava num Estado Social, construído a partir da posição original, uma posição inicial onde todos hipoteticamente nos encontramos, cobertos pelo véu da ignorância. Segundo Rawls, o Estado ideal deveria ser um Estado Protecionista, no qual todo o cidadão tinha obrigatoriamente direitos e deveres, entre os quais constavam os ideais principais de Jonh Rawls: a liberdade, e a igualdade. Desta experiência mental resulta a escolha racional e imparcial dos princípios da justiça que Rawls hierarquizou estando em primeiro lugar a liberdadade. Jonh Rawls afirma que o direito à liberdade é impenetrável, e uma violação a qualquer liberdade (expressão, opinião, religião,...) seria uma injustiça. Assim, deveria ser o papel do Estado lutar contra todas as desigualdades sociais que afetassem a liberdade de um indivíduo. Por exemplo, se uma mãe impedisse o seu filho de sair de casa, contra a sua vontade, isso seria uma violação da liberdade do filho, mesmo que ele quisesse emigrar para um país em guerra, e em casa tivesse as melhores condições possíveis. A minha liberdade nunca poderá afetar a liberdade do outro.Rawls também subdivide a igualdade (valor máximo) em duas categorias: igualdade de oportunidades e princípio da diferença. Segundo Jonh Rawls, todos os cidadãos merecem a mesma igualdade de oportunidades, independentemente da sua posição social, económica, cultural,... Para isso, Rawls terá que tratar os indivíduos de forma diferente, realçando algo necessário ao invés da igualdade: a equidade. A equidade irá favorecer os menos favorecidos, de forma a que estes consigam atingir o mesmo nível que os mais favorecidos. Rawls diz-nos que o importante é atingir um objetivo máximo, e todos, sem exceção rIco, pobre, homem, mulher, negro, asiático, todos merecem atingir o objetivo máximo. O Estado não pode garantir a igualdade de sucesso quando contribuir para a igualdade de oportunidades. Por exemplo, o Estado não consegue garantir que um aluno que necessite do SASE faça o ano escolar sem negativas. Tudo depende do indivíduo de aproveitar a oportunidade.
Por fim, Rawls fala sobre o princípio da diferença. Segundo Rawls, não é justo que exista tanta descrepância entre ricos e pobres (fosso social e económico), sendo necessário retirar aos ricos, para dar aos pobres. Assim, Rawls acredita que consoante o desempenho económico do indivíduo, as taxas devam ser mais altas, de forma que a desigualdade económica diminua. Embora Rawls considere justo que um empresário ganhe 5x mais que os seus empregados, já seria um exagero o empresário ganhar 50x mais que os seus empregados.
Com esta hierarquização de valores, Rawls tenta combinar o maior número de liberdade com o maior número de igualdade.
Francisco Campos, nº12, 10ºC

Comentários

  1. Para Rawls é necessário estabelecer princípios justos e imparciais de modo a que não se limitem a beneficiar os interesses de uma pequena minoria. São exigidos deveres e direitos básicos distribuídos igualmente pela sociedade mas sempre a pensar numa forma de manter a equidade ao seguir o principio maximin cujo objetivo é beneficiar ao máximo os menos favorecidos
    O primeiro dos princípios da justiça é o Principio da Liberdade que diz que devemos ter a oportunidade de fazer as escolhas base da nossa vida como a religião ou liberdade de expressão. Segue-se o Principio da Igualdade onde se pode identificar o Principio da oportunidade justa que defende que temos a obrigação de garantir as condições mínimas para que toda a gente tenha as mesmas oportunidades, como frequentar a escola ou ter ajuda do estado em caso de doença. O ultimo principio da justiça é o Principio da diferença que diz que se deve sempre tomar decisões de maneira a beneficiar os menos favorecidos.
    Carlota Queiroz Costa nº5 10B

    ResponderEliminar
  2. Rawls pensa sempre de maneira imparcial, não tenta privilegiar nenhum grupo em particular. Tenta, porém, distribuir os bens de uma maneira não igual por toda a população, de modo a que os pobres beneficiem mais da ajuda do estado, maximizando o mínimo que têm (estratégia maximin).
    John Rawls dá importância ao princípio da Liberdade acima dos outros, querendo que toda a gente tenha liberdade de escolha com base na vontade própria.
    Em segundo lugar, Rawls posiciona o princípio da igualdade, que é divido em dois: o princípio da oportunidade justa, e o princípio da diferença. O primeiro defende a garantia das condições básicas para que haja igualdade de oportunidade, enquanto que o segundo defende a repartição dos recursos de forma desigual para que os mais necessitados beneficiem o mais possível (como disse no início do texto)

    João Alves nº 24 10k

    ResponderEliminar
  3. Rawls, apresenta os princípios básicos que irão instituir uma sociedade organizada, possibilitando a equidade entre os seus cidadãos e que, através desses princípios, sejam garantidas as liberdades e igualdade entre eles. De um modo geral, pode-se afirmar que o homem se insere numa posição original na qual se encontra submetido a um véu da ignorância, ponto a partir do qual todas as pessoas podem ser consideradas livres e iguais. Esta noção de situação inicial é a condição que possibilita a escolha imparcial dos princípios de justiça. Sendo que esta teoria hierarquiza os princípios o primeiro princípio, ou seja, o de maior importância garante o direito igual a liberdades e direitos básicos iguais para todos; o segundo princípio refere-se as desigualdades sociais e económicas, e deve preencher duas condições: primeiro, possibilitar condições de justiça e igualdade de oportunidades e, segundo, proporcionar maior vantagem para os membros mais desfavorecidos da sociedade. Concluindo, conforme a teoria, esta é a condição para sua concepção de justiça de uma sociedade organizada.

    ResponderEliminar
  4. Rawls, estabelece os princípios para a criação de uma sociedade justa que são: o princípio da liberdade e igualdade, este que se subdivide em: princípio da oportunidade justa e princípio da diferença. O princípio da liberdade, diz que devemos ter uma máxima liberdade compativel à igualdade de liberdade de todos os indivíduos. O princípio da oportunidade justa, defende que o nosso sucesso e insucesso deve depender únicamente do nosso esforço e escolhas e não de outros fatores, como por exemplo, fatores económicos. E por fim, o princípio da justiça que defende que se deve premiar e beneficiar os mais desfavorecidos, de modo a promover a equidade.
    Na verdade estes princípios são hierarquizáveis, uma vez que, o princípio da liberdade tem maior importância que o princípio da igualdade, e o princípio da oportunidade justa é mais importante que o princípio da diferença.

    Rita Cardoso n22 10 F

    ResponderEliminar
  5. Rawls estabelece dois princípios que devem ser cumpridos para que se obtenha uma sociedade justa. Um deles é o principio da liberdade, onde Rawls afirma que a liberdade é um direito igual para todos. O Estado deve garantir a mesma liberdade de escolha a todos os individuos. O outro principio, o principio da Igualdade, pode ser dividido em dois: o principio de igualdade de oportunidades, onde Rawls afirma que todos os indivíduos devem ter a mesma oportunidade de atingir os seus objetivos profissionais, independentemente do seu estado social; o principio da diferença tem como propósito regular e corrigir as desigualdades ao defender que deve existir distribuição desigual, desde que nessa distribuição os mais desfavorecidos fiquem o melhor possível.
    Para Rawls estes princípios podem e devem ser hierarquizados: o principio da liberdade é absoluto; é superior ao principio da igualdade; e o principio da igualdade de oportunidades é superior ao principio da diferença. Para Rawls a escravidão é sempre inaceitável mesmo que os escravos tenham melhores condições de alojamento e alimentação do que se estivessem em liberdade. A liberdade dos indivíduos não está assegurada, pelo que este é um ato imperdoável, mesmo que estivesse em conformidade com os outros dois princípios.

    Maria Ribeiro, nº18, 10ºC

    ResponderEliminar
  6. Segundo Rawls, é necessário existirem princípios, impostos numa situação de posição original, para que uma sociedade seja justa. O primeiro princípio, o princípio absoluto em todas as ocasiões, é o Princípio da Liberdades. Segundo este, todas as pessoas têm incondicionalmente de ter igual liberdade, liberdade máxima, em todos os aspetos: de voto, de crença, política, etc. Seguidamente aparece o Princípio da Igualdade que se subdivide na Igualdade de Oportunidades e no Princípio da Diferença. Com Igualdade de Oportunidades, Rawls quer dizer que apenas o esforço de uma pessoa deve ser fator para a mesma alcançar a sua ambição social. Por outras palavras, o talento, o estatuto social ou os bens monetários de alguém, não devem influenciar as suas oportunidades de estudar, ter um bom trabalho ou cargo, etc. O Princípio da Diferença defende que a discrepância na distribuição da riqueza é justa se favorecer os mais pobres. Assim, as pessoas com maior riqueza terão de pagar impostos para que os que tenham menos consigam viver minimamente bem. Dessa forma, quanto mais se receber, maior será a taxa paga.
    -Bárbara Veríssimo n4 10C

    ResponderEliminar
  7. Rawls divide a sua concepção geral em três princípios:
    Princípio da liberdade igual:A sociedade deve assegurar a máxima liberdade para cada pessoa compatível com uma liberdade igual para todos os outros.
    Princípio da diferença:A sociedade deve promover a distribuição igual da riqueza, excepto se a existência de desigualdades económicas e sociais gerar o maior benefício para os menos favorecidos.
    Princípio da oportunidade justa:As desigualdades económicas e sociais devem estar ligadas a postos e posições acessíveis a todos em condições de justa igualdade de oportunidades.
    Estes três princípios formam a conceção de justiça de Rawls. Mas por si só estes princípios não resolvem os conflitos que estão presentes na sociedade.
    Aprofundando o principio da liberdade, este tem prioridade sobre os outros dois e o princípio da oportunidade justa tem prioridade sobre o princípio da diferença. Ao atingir um nível de bem(estar acima da luta pela sobrevivência) a liberdade tem prioridade absoluta sobre o bem-estar económico ou a igualdade de oportunidades, o que faz de Rawls um liberal. A liberdade de expressão e de religião, assim como outras liberdades, são direitos que não podem ser violados por considerações económicas.
    Filipa Campos Neves nº10 10B

    ResponderEliminar
  8. Rawls defende os princípios básicos que irao instituir uma sociedade organizada, o que permite a equidade entre os indivíduos que através dos princípios que este defende sejam garantidos os princípios da liberdade e igualdade. O princípio da igualdade divide-se no princípio da igualdade de oportunidades: Rawls afirma que todos os indivíduos devem ter a mesma oportunidade de atingir os seus objetivos, independentemente do seu estado social, e o princípio da diferença, que têm como objetivo regular as desigualdades, defendendo a existência de uma distribuição diferente, desde que os mais desfavorecidos sejam mais valorizados.
    Maria Manuela Branco n19 10J

    ResponderEliminar
  9. Rawls baseia a sua teoria da justiça em dois principios. O princípio da liberdade em que afirma que a sociedade deve assegurar a máxima liberdade para cada pessoa compatível com uma liberdade igual para todos os outros, sendo este um princípio absoluto e indiscutível. O princípio da igualdade divide-se no princípio da oportunidade justa que defende que as desigualdades económicas e sociais devem estar ligadas a postos e posições acessíveis a todos em condições de justa igualdade de oportunidades e no princípio da diferença onde John Rawls considera que a sociedade deve promover a distribuição igual da riqueza, beneficiando os menos favorecidos.
    Para além de formular os princípios da justiça, Rawls fez a sua hierarquização, na qual o princípio da liberdade tem prioridade sobre o princípio da igualdade e o princípio da oportunidade justa é prioritário em relação ao princípio da diferença.

    Tomás Coelho n°25 10°F

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada