Porquê e para quê fazer ensaios na disciplina de filosofia?


A filosofia com o seu objeto de estudo tão abrangente reflete sobre a totalidade do real sendo, nas palavras de António Sérgio, uma atividade de elucidação crítica de problemas. Kant resumia a essência do filosofar na procura e debate de tentativas de resposta a quatro questões fundamentais: Quem sou eu? De onde vim e para onde vou? O que posso saber? O que devo fazer?

Neste alinhamento, o ensaio filosófico é o principal meio que os filósofos empregam para procurar não só respostas para tais questões como também para apresentar e debater as diferentes propostas de solução e os respetivos argumentos. Usam-no também para tentar persuadir e convencer audiências especializadas ou populares da maior (ou menor) racionalidade ou razoabilidade de uma tese ou teoria e para refutar ou falsificar as soluções que julgam inaceitáveis. O ensaio filosófico é, fundamentalmente, a defesa de uma tese através de uma argumentação racional ou razoável. Por estes motivos, o atual programa de filosofia assume a iniciação à composição filosófica como um meio de desenvolver e de apreciar as capacidades de interpretar, problematizar e argumentar sobre um tema/problema do programa efetivamente tratado e acerca do qual tenham sido discutidas distintas posições ou teses e os correspondentes argumentos. Esta composição filosófica é, por assim dizer, um miniensaio, isto é, um ensaio à medida das capacidades do “aprendiz de filosofia” e que serve para treinar e demonstrar capacidades essenciais em filosofia:

- formular com precisão o problema em apreço;

- expor com imparcialidade as teses concorrentes;

- confrontar as teses concorrentes entre si;

- elaborar uma resposta refletida à questão ou problema.

Os alunos do secundário do Garcia de Orta meteram mãos à obra e escreveram ensaios sobre uma diversidade de temas/problemas. Publicam-se os melhores trabalhos elaborados em grupo. Parabéns a tod@s!

No próximo ano letivo há mais publicações!

                                                                                                    Prof. Raquel Pereira

Comentários