O que é a atitude filosófica?


A atitude filosófica e a própria Filosofia caracterizam-se pela presença de um espírito crítico e pela autonomia no pensamento, pois tal como disse o filósofo do século XVIII, Kant, filosofar é ousar pensar por si. Percebemos, então, que está atitude está independente de qualquer outra opinião alheia, havendo assim uma presença de subjetividade. 
Por outro lado, os filósofos não se limitam a expressar as suas crenças e ideias; é necessário, para a sua justificação, a utilização de argumentos válidos. Não podem aceitar uma opinião que não esteja justificada, e os argumentos precisam de ser sujeitos a contra-argumentação. Ao interrogar as nossas crenças, pretende-se obter uma compreensão mais alargada do mundo e de nos próprios. Como disse Warburton “a filosofia não é uma questão de manifestas e atitudes, mas de posições racionais que conduzem a conclusões bem fundamentadas”. 
A Filosofia tenta responder a questões de todas as áreas do saber que a ciência não consegue, desde a moral à política, passando pela existência ou pelo sentido da vida. Para cada um destes problemas há uma multiplicidade de teses. Este questionamento faz também com que ponhamos em causa tudo o que, anteriormente, adquirimos como uma verdade e como sendo evidente, discutindo-o e havendo uma problematização radical. 
Por fim, a atitude filosófica demonstra uma procura incessante pelo saber, existindo sempre uma insatisfação permanente. Um desses exemplos é Sócrates, filósofo ateniense do século V a.c., que declarou “Só sei que nada sei” na sua ignorância sábia, melhor dizendo, na sua douta ignorância.


Francisco Guedes n10 10F5

Comentários

  1. A Atitude Filosófica é um conceito que significa, acima de tudo, romper com o senso comum e olhar com espanto o que há de mais trivial em nosso cotidiano. A problematização da realidade é o ponto central e o motor da filosofia.

    Lembrando que a filosofia nasceu na Grécia antiga por volta do final do século VII a.C. como um questionamento ao conhecimento tradicional baseado nos mitos e na crença.

    André Sá n°3 10°J

    ResponderEliminar
  2. A atitude filosófica pode ser entendido como o ato de filosofar ou seja questionar e criticar o óbvio. Situações que originam a atitude filosófica são por exemplo o espanto e a duvida.
    A atitude filosófica é também problematizar tudo ou seja, tudo o que parece evidente e bem estabelecido é para ser discutido.
    Carlos Bravo 10ºJ

    ResponderEliminar
  3. A atitude filosófica não é uma atitude natural. Qualquer indivíduo de forma imediata face à realidade não começa a examiná-la de forma especulativa. Pelo contrário, o que é natural é que se centre na resolução problemas práticos, que se guie pelo senso comum, tendo em vista resolver certas necessidades imediatas ou interesses concretos (atitude natural). Ninguém pode viver sem se adaptar constantemente às condições do seu mundo. Estas exigências de sobrevivência tendem, naturalmente a sobrepor-se a todas as outras preocupações. Afonso Castelo Branco 10J

    ResponderEliminar
  4. A atitude filosófica é uma atitude crítica frente à realidade posta pelo mundo.
    A atitude filosófica duvida das verdades impostas pela sociedade, como por exemplo, as regras estabelecidas e postas em duvida, dessa maneira, o homem e a mulher tomados pela crítica fundamentam as suas crenças a não ficarem alienados perante a verdade que o meio lhes impõe. Portanto, a atitude filosófica faz o indivíduo ter uma posição afirmativa sobre os problemas que tocam a vida.
    Uma outra característica da atitude filosófica é o facto do homem reinverter a vida, para criar novas saídas e resolver as inquietações que o mundo lhes apresenta.

    Henrique Vara nº18 10ºI

    ResponderEliminar
  5. A atitude filosófica é o pensamento crítico com que uma pessoa se depara no dia a dia sobre uma determinada situação. Esta atitude acontece porque a filosofia examina criticamente as crenças, sendo estas diferentes de pessoa para pessoa. A filosofia transforma crenças em problemas e exige que justifiquemos bem as nossas ideias ou crenças. Como dizia kant "filosofar é ousar pensar por si" o que quer dizer que devemos pensar por nos próprios e tirar as nossas próprias conclusões e não cair na tentação de defender uma ideia porque a maioria a defende.
    Pedro Soares nº25 10ºF

    ResponderEliminar
  6. A dúvida (segundo Descartes), o espanto (segundo Platão), a admiração (segundo Aristóteles), a injustiça, a revolta... São todos fenómenos que dão origem à atitude filosófica. Estes vão permitir começar a filosofar, ou seja, a procura de respostas que não são objetivas, às quais qualquer pessoa pode ter uma opinião diferente. Para ter uma atitude filosófica não se pode ser sofista (julgar que já se tem a posse de todo o conhecimento) e dogmático.
    Joana Gagliardini, 10°f

    ResponderEliminar
  7. Mais que um conjunto de saberes, a filosofia é uma forma de pensar acerca de determinadas questões. Para isso, os filósofos recorrem à argumentação e à lógica para responder aos seus problemas e para criticar os argumentos dos outros. Filosofar é "ousar pensar por si", como disse Kant, ou seja, filosofar é construir um pensamento pessoal, crítico e autónomo.
    Jasmine Viesulas 10F n13

    ResponderEliminar
  8. A atitude filosófica nasce das interrogações feitas pelo ser humano nos momentos mais diversos. São questões abertas formuladas em termos gerais e abstratos pedindo sempre respostas abertas/subjetivas. Existem vários sentimentos que nos levam de imediato a ter esta atitude, como a angústia, a injustiça, a revolta, a dúvida, a tristeza, o desapontamento, entre outros.
    Ines Vale 10f n22

    ResponderEliminar
  9. A Atitude Filosófica é um conceito que significa, acima de tudo, romper com o senso comum e olhar com espanto o que há de mais trivial no nosso quotidiano. A problematização da realidade é o ponto central e o motor da filosofia. Lembrando que a filosofia nasceu na Grécia antiga por volta do final do século VII a.C. como um questionamento ao conhecimento tradicional baseado nos mitos e na crença, o senso comum grego assumia uma consciência mítica e tomava como evidentes as explicações baseadas nas narrativas dos mitos.
    Rodrigo Alves 10F nº26

    ResponderEliminar
  10. A atitude filosófica é essencialmente uma atitude de duvida,questionamento,problematização,curiosidade,exercício do espírito critico e antidogmatismo.É uma atitude de insatisfação com as soluções encontradas é uma atitude argumentativa pois os problemas colocados, as teses ou teorias são sustentadas por argumentos.
    Francisco Tavares N°10 10°J

    ResponderEliminar
  11. A Atitude Filosófica é um conceito que significa, acima de tudo, romper com o senso comum e olhar com espanto o que há de mais trivial em nosso cotidiano. A problematização da realidade é o ponto central e o motor da filosofia.

    Lembrando que a filosofia nasceu na Grécia antiga por volta do final do século VII como um questionamento ao conhecimento tradicional baseado nos mitos e na crença.
    Diogo Trindade n9 10°J

    ResponderEliminar
  12. Filosofia é questionar e isto só é possível se tivermos uma atitude filósofica.
    A atitude filosófica é a discussão e a análise de ideias, é procurar ir além do conhecimento. Esta atitude pode de diferentes situações tais como a admiração, o choque, o pasmo, a interrogação dos problemas que nos rodeiam e até mesmo a revolta. Platão disse que "começamos a filosofar quando existe espanto.", e enquanto que o filósofo Teeteto afirma que só quando existe assombro é que apresentamos uma atitude filosofia, Aristóteles diz-nos que só com admiração é que isto acontece.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada