O que é a fenomenologia?

Para estudar o conhecimento, ou mais pormenorizadamente, a maneira como funciona todo o seu processo, podemos analisar a teoria fenomenológica de Husserl, a qual descreve o processo de conhecimento de forma fiel e descritiva começando por esclarecer que tudo o que aparece ao sujeito é um fenómeno. Segundo esta teoria, para haver conhecimento, são necessárias duas partes distintas (um sujeito e um objeto). Entre este dois polos distintos existe um dualismo, uma oposição porque se encontram frente a frente. A missão do sujeito é conhecer o objeto e a missão do objeto é deixar-se conhecer pelo sujeito, por isso entre eles há uma correlação irreversível, ou seja, vão precisar um do outro sem nunca deixarem de desempenhar a sua própria função. Assim, o sujeito não pode conhecer sem o objeto e o objeto não pode ser conhecido sem o sujeito. Não há troca de papéis. 
A teoria fenomenológica explica que o conhecimento ocorre em três tempos. No primeiro, o sujeito sai de si. No segundo, o sujeito está fora de si e conhece o objeto pois encontra-se com a atenção direcionada para este. No terceiro e último momento, o sujeito regressa a si com a representação ou imagem do objeto na mente. Sujeito e objeto permanecem em oposição porque o objeto transcende o sujeito, mesmo depois de ser conhecido. As funções do sujeito e do objeto são distintas pois, a função do sujeito é a de conhecer (é cognoscente, é aquele que conhece) e é, portanto, sempre ativo; e a função do objeto é a de ser conhecido (é cognoscível, é o que vai ser conhecido) e é, portanto, sempre passivo. No final deste processo o objeto permanece idêntico a si próprio não havendo alteração. Por sua vez o sujeito modifica-se porque amplia o seu conhecimento.
Isabel Aguiar, 11k

Comentários

  1. A fenomenologia foi fundada por Edmund Husserl, entre o fim do século XIX e o início do século XX, na Alemanha.
    O termo fenomenologia é formado por duas partes, ambas de origem grega: fenômeno significa aquilo que se apresenta ou que se mostra, e logia ,o pensamento ou a capacidade para refletir. De acordo com a fenomenologia de Husserl, todos os fenômenos do mundo devem ser pensados a partir das perceções mentais de cada ser humano. No entanto, um método científico é determinado como sendo uma verdade provisória, ou seja, algo que será considerado como verdadeiro até que um facto novo mostre o contrário, criando deste modo,uma nova realidade.
    Para que a filosofia não fosse considerada uma verdade provisória, Husserl sugeriu que a fenomenologia devia referir-se apenas às coisas como estão na experiência de consciência, e que devem ser estudadas pelas suas essências, eliminando os pressupostos do mundo real e empírico de um objeto da ciência.
    Como exemplo do pensamento da fenomenologia de Husserl, imaginemos um quadrado. Este mesmo quadrado, não importa o tamanho que tenha, seja grande ou seja pequeno, será sempre um quadrado na essência da mente de um indivíduo.
    Com isto, temos que a fenomenologia se encontra relacionada com o conhecimento que provém da correlação entre um sujeito e um objeto. O sujeito que conhece e o objeto que se deixa conhecer.

    ResponderEliminar
  2. A fenomelogia ( do grego phainesthai, significa aquilo que se apresenta ou que se mostra, e logos significa explicação e estudo). Afirma a importância dos fenômenos da consciência os quais devem ser estudados em si mesmos, tudo o que podemos saber relativamente ao mundo resume-se e esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na nossa mente, cada um designado por uma palavra que representa uma essência.
    Inês Barradas 10ºJ nº5

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada