O que é o laboratório da mente?


O laboratório da mente é a reflexão pessoal autónoma apoiada no espírito crítico  próprio dos filósofos que procuram respostas a perguntas abertas, contrariamente ao laboratório instrumental, que é utilizado pelos cientistas que procuram respostas a perguntas fechadas.
As perguntas respondidas no laboratório da mente geram polémica e dão origem a respostas pessoais, que requerem argumentos em sua defesa. Já as respostas obtidas no laboratório instrumental, são impessoais uma vez que se baseiam em leis universais, comprovadas através da sua demonstração.
O laboratório da mente, no plano da lógica, utiliza como instrumentos conceitos, juízos e raciocínios e, no plano da linguagem, utiliza termos proposições e argumentos. No entanto, o laboratório instrumental, utiliza instrumentos como o microscópio e o termómetro, entre outros mais sofisticados.
Nesse laboratório (laboratório da mente) pensa-se à margem do mundo real, sem qualquer contacto com ele?
Não, porque, para além dos problemas discutidos e debatidos serem provenientes do mundo real, o confronto de ideias realiza-se entre duas ou mais pessoas, logo é necessária essa interação.
Rita Santos,n20, 10K

Comentários

  1. O laboratório da mente, é onde se aprende que tipo de argumentos os filósofos usam para tentar justificar as suas crenças ou teses, e avaliar se são bem defendidas.Os problemas filosóficos não são empíricos, ou seja, não são resolvidos através de métodos ou soluções científicas , por isso é que no laboratório da mente se usa como método, o pensamento crítico, e como instrumentos, os conceitos , os juízos e os argumentos.
    Os filósofos no laboratório vêem-se como indivíduos que debatem ideias e não questões empíricas, que envolvam experimentações, mas sim o desenvolvimento do pensamento.
    Concluído, o laboratório da mente é onde os filósofos se preocupam com questões conceituais, criando dúvidas e procurando respostas.

    ResponderEliminar
  2. O laboratório da mente, é onde se aprende que tipo de argumentos os filósofos usam para tentar justificar as suas crenças ou teses, e avaliar se são bem defendidas. Os problemas filosóficos não são empíricos , ou seja, não são resolvidos através de métodos ou soluções científicas,por isso é que no laboratório da mente se usa como método,o pensamento crítico e,como instrumentos,os conceitos,os juízos e os argumentos.
    Os filósofos no laboratório da mente vêem-se como indivíduos que debatem ideias e não questões empíricas, que envolvam experimentações, mas sim o desenvolvimento do pensamento.
    Concluído,o laboratório da mente é onde os filósofos se preocupam com questões conceituais,criando dúvidas e procurando respostas.
    Beatriz Oliveira n°4 10°i

    ResponderEliminar
  3. Enquanto que um tema cientifico pode ser provado com uma demonstração num laboratorio cientifico,um tema filosofico é tratado no laboratorio da mente que é a maneira que os filosofos têm de formular um argumento e de avaliar a validade do mesmo, com uma visão critica da realidade utilizando como instrumentos os juizos,conceitos e raciocinios.
    Gonçalo Alves nº12 10ºF

    ResponderEliminar
  4. Ramo da filosofia que trata dos estudos referentes a natureza da mente, dos eventos mentais, funções e propriedades mentais, consciência e a relação destes com o corpo, o laboratório da mente ocupa-se particularmente, mas não exclusivamente, do problema mente-corpo, questão clássica em filosofia que trata da forma como a mente se relaciona com o corpo, dado que o corpo é uma entidade física e a mente é uma entidade não-física.
    Diogo Trindade n9 10°J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada