Para que serve a filosofia?

  Na minha perspetiva «a filosofia é a atividade de clarificar conceitos».
  Na verdade, é a filosofia que nos ajuda a formar uma opinião sobre questões gerais, abertas (a várias teses) que não têm solução científica ou seja, problemas filosóficos que precisam de ser sustentado, nomeadamente, as questões «O que é a liberdade?» (esta vai ajudar-nos a clarificar o conceito de liberdade).
   Concluindo, defendo que a filosofia faz nos refletir sobre assuntos que não são totalmente claros, aos quais os conceitos não são suficientes para esclarecerem os argumentos que são a expressão verbal dos raciocínios.

Joana Gagliardini, nº14, 10ºF
     

Comentários

  1. A meu ver, a filosofia é uma espécie de educação que ultrapassa os "limites" cognitivos de um ser humano.
    É poderosa de tal forma que, consegue mostrar a cada um de nós, uma outra perspectiva de assuntos (com respostas convencionalmente adquiridas), e assim reforçar a nossa sabedoria. Ela faz-nos saír do nosso pensamento, e desta forma encontrar novas soluções e formas de pensar, através do nosso espírito crítico e da nossa autonomia.
    Concluindo, considero que a filosofia está presente em cada um de nós, seja em pequena ou em grande quantidade, mas que, para libertá-la é necessário saíram da escuridão do pensamento da maioria, e encontrar a luz da nossa sabedoria.

    ResponderEliminar
  2. A meu ver, a filosofia é uma espécie de educação que ultrapassa os "limites" cognitivos de um ser humano.
    É poderosa de tal forma que, consegue mostrar a cada um de nós, uma outra perspectiva de assuntos (com respostas convencionalmente adquiridas), e assim reforçar a nossa sabedoria. Ela faz-nos sair do nosso pensamento, e desta forma encontrar novas soluções e formas de pensar, através do nosso espírito crítico e da nossa autonomia.
    Concluindo, considero que a filosofia está presente em cada um de nós, seja em pequena ou em grande quantidade, mas que, para libertá-la é necessário sair da escuridão do pensamento da maioria, e encontrar a luz da nossa sabedoria.

    Diogo Almeida, nº11, 10ºI

    ResponderEliminar
  3. A filosofia serve para discutir e debater assuntos da nossa sociedade e penso que também nos ajuda a saber um pouco mais sobre nos mesmos porque ás vezes quando estamos a fazer uma reflexão pessoal de nós próprios começamos a filosofar questionando-nos a nos próprios questões da vida que a ciência não consegue explicar.
    Concluindo, eu entendo que a filosofia é muito importante para todos nós e está sempre presente nas nossas vidas mesmo que ás vezes não percebamos que esteja, e ainda considero que a filosofia serve para se debater temas e questões não respondidas pela ciência.

    ResponderEliminar
  4. A filosofia existe para que as pessoas possam viver melhor. Sofrer menos. Lidar melhor com as adversidades. Enfrentar serenamente o perpétuo vai-e-vem de elevações e quedas, para citar uma grande frase de um filósofo da Antiguidade. A missão essencial da filosofia é tornar viável a busca da felicidade.

    Todos os grandes pensadores sublinharam esse ponto. A filosofia que não é útil na vida prática pode ser jogada no lixo. Alguém definiu os filósofos como os amigos eternos da humanidade. Nas noites frias e escuras que enfrentamos no correr dos longos dias, eles podem iluminar e aquecer. A filosofia apóia e consola. Afonso Castelo Branco 10J

    ResponderEliminar
  5. A filosofia é uma espécie de educação que ultrapassa os "limites" cognitivos de um ser humano. É poderosa de tal forma que, consegue mostrar a cada um de nós, uma outra perspectiva de assuntos. Ela faz-nos sair do nosso pensamento, e desta forma encontrar novas soluções e formas de pensar, através do nosso espírito crítico e da nossa autonomia.
    Concluindo, então que a filosofia é muito importante para todos nós e está sempre presente nas nossas vidas.
    Mª Carolina Almeida Nº21 10ºJ

    ResponderEliminar
  6. A filosofia serve para compreender melhor o mundo, os outros e a nós mesmos. Da mesma forma que as ciências,as religiões e as artes,pois também são utilizadas para compreender melhor o que nos rodeia. No entanto a filosofia faz-nos refletir e pensar de uma maneira diferente de como as ciências,as religiões,as artes, nos fazem pensar e refletir.

    ResponderEliminar
  7. Na minha opinião, a filosofia serve para nos ajudar a pensar de forma pessoal, coerente e fundamentada os diversos problemas do real. Ensina-nos a lidar com os obstáculos que surgem de outra forma, uma forma que requer raciocínio,calma e reflexão. E isso é fundamental para o nosso dia-a-dia.
    Ines Vale 10f n22

    ResponderEliminar
  8. Com a filosofia conseguimos identificar o motivo pelo qual as coisas mudam, porque não é o suficiente ter um conhecimento técnico e/ou especializado, mas é essencial ter o que chamamos de conhecimento global para que assim possamos compreender melhor o mundo no qual estamos inseridos.

    Podemos dizer também que a filosofia é uma espécie de educação que tem ultrapassado as fronteiras cognitivas e todos os outros conhecimentos adquiridos convencionalmente, pois ela nos leva a refletir sobre tudo, a questionar, a debater e até a oferecer soluções
    Diogo Trindade n9 10°J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada