Qual é o valor e a importância da filosofia para a vida do homem?


A filosofia é essencial para a formação integral do individuo. No dia Internacional da Filosofia, as palavras de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, são claras quando afirma: ”Tal como acontece com a tolerância, a filosofia é uma arte da convivência, com o devido respeito aos direitos e aos valores comuns. É a habilidade de ver o mundo com um olhar crítico, consciente dos pontos de vista de outros, e fortalecido pela liberdade de pensamento de consciência e de crença.” O seu raciocínio prossegue no âmbito do questionamento filosófico quando o considera “ uma chave essencial para inspirar o debate público e defender o humanismo”. Com efeito, o questionamento contínuo é fundamental para a compreensão não só da sociedade em geral como também, das nossas ações e ideias em particular. Segundo as célebres frases de Sócrates, filósofo grego da antiguidade que data do século V a. C. , “ sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância “ porque reflete e conclui uma “douta” ou seja, uma sábia ignorância traduzida na expressão “Só sei que nada sei “. Isto é assim porque há sempre algo que nunca foi ponderado e, consequentemente, desconhecemos. A reflexão permanente dos nossos valores aperfeiçoa-nos enquanto seres humanos, ao mesmo tempo que acrescenta valor. René Descartes exaltou o poder da razão no “Eu penso, logo existo”. 
Resumindo, a filosofia é importante para os todos os homens pois há problemas da existência que a ciência não consegue dar resposta e que não deixam ninguém indiferente. A filosofia com o seu objeto de estudo vasto e abrangente permite-nos exercitar a capacidade reflexiva numa abertura a novas ideias as quais, confrontadas com outras ideias, podem contribuir para a melhoria do convívio e fortalecer o respeitopelo outro. A inquietação, a autonomia e o espírito crítico são características específicas da atitude filosófica que despertam a curiosidade na tentativa de alargar horizontes. Ao homem cabe a tarefa de escolher entre as várias perspetivas possíveis e adequá-las ao seu próprio pensamento, sempre ancorado, a uma “re-interpretação” pessoal.
Catarina Paes de Carvalho nº 6 - 10ºF

Comentários

  1. A filosofia ajuda-nos a abrir a mente, a não acreditar de imediato em algo sem discutir e protestar só porque nos dizem que é o que devemos fazer, que é o correto. Começando uma reflexão pessoal, o nosso pensamento leva-nos a fazer uma serie de perguntas, por exemplo: quem são eles (maioritariamente os políticos) para nos dizerem o que está certo ou não? Porque é que devemos fazer o que está certo? daí começa a atitude filosófica que todos os homens, seja em que altura for, acabam sempre por ter. A filosofia está sempre presente na nossa vida sendo o homem, por sua vez, o seu principal objeto.

    ResponderEliminar
  2. Tendo em conta que a filosofia não apresenta respostas certas nem erradas, esta permito-nos não só exprimir a nossa opinião como também ouvir e entender as dos outros, levando-nos, assim, a abranger o nosso pensamento. Isto é importante pois aprendemos a "ver" para além daquilo a que estamos habituados e a, em situações semelhantes, considerar outras ideias e possibilidades, complementadas por argumentos dignos, conseguindo talvez chegar a uma suposição mais plausível.
    A filosofia ajuda-nos também, entre outros aspetos, a diferenciar aquilo que é lógico daquilo que não é a partir da análise de situações do dia-a-dia, cujas respostas não podem ser provadas cientificamente, por exemplo: estou com calor, logo vou por uma manta. Este argumento não é lógico, no entanto, não pode ser provado através da ciência.

    Sofia Melo 10ºJ

    ResponderEliminar
  3. A filosofia é muito importante na nossa vida já deixa-nos exprimir a nossa opinião já que não há respostas certas ou erradas na filosofia. Para alem disso a filosofia ajuda-nos a refletir sobre assuntos da nossa sociedade, da nossa vida através dos nossos pensamentos.
    A filosofia ajuda nos também a ganhar alguma sabedoria como é descrito na própria palavra "filosofia" já que filo significa amor e sofia significa sabedoria,conhecimento.
    Carlos Bravo 10ºJ

    ResponderEliminar
  4. Graças à filosofia conseguimos resolver vários problemas da nossa vida, pois a mesma ensina-nos a pensar bem em tudo antes de tomarmos alguma decisão, como também nos ensina a argumentar a nossa opinião com outra pessoa e a defendê-la. Carolina Almeida 10ºJ

    ResponderEliminar
  5. A filosofia é essencial a vida do homem, sendo que esta nos leva a refletir de forma crítica, sem aceitar qualquer reposta a um problema do nosso quotidiano de imediato. Para além disto, a filosofia ajuda nos também a chegar a uma tese através da discussão crítica de ideias e sua análise pela elaboração de argumentos.
    Joana Gagliardini, 10°f

    ResponderEliminar
  6. A filosofia está sempre presente na vida do homem porque nos leva a refletir de qualquer problema ou situação do nosso quotidiano, ou seja, causa dúvida e demonstra o não convencimento de coisas que até nos podem parecer evidentes. Estes problemas tem várias soluções uma vez que na filosofia não existem respostas erradas, existem pontos de vista e ideias diferentes que são defendidas com argumentos e, se necessário, contra-argumentos.

    ResponderEliminar
  7. A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade, e de respostas a problemas, é um ato filosófico de o homem refletir, criticar e argumentar. Como refere a origem da palavra "Filosofia", "filo" que significa amigo, e "sofia" que significa sabedoria", a filosofia é um amor pelo saber.
    Jasmine Viesulas 10F n13

    ResponderEliminar
  8. Sendo a filosofia amor à sabedoria esse amor suscita questionamento e problematização sobre o mundo que nos rodeia:a vida, a liberdade, a justiça, a beleza, a morte, deus entre outros.Assim a filosofia permite que tenhamos consciência das nossas ideias e opiniões sobre a realidade.
    O espírito critico que a caracteriza leva-nos a questionar os nossos preconceitos, a tomar posição sobre questões humanas e sociais.
    A filosofia leva-nos a ter consciência das nossas limitações e a tentar compreender o real e o outro.Desde sempre,já com Sócrates e Platão pretendeu ser uma resposta pratica a problemas concretos da existência dos seres humanos.Esta atitude reflexiva exerce-se sobre o conhecimento e permite-nos uma construção de um mundo mais justo e equilibrado.
    A filosofia é fundamental para a vida do homem pois leva-nos a questionar e compreender o sentido da existência hoje talvez mais do que nunca ela é fundamental.
    Francisco Tavares N°10 10°J

    ResponderEliminar
  9. A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.
    A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade, é um olhar para dentro de nós mesmo, está sempre a procura de respostas, é um ato filosófico de o homem refletir, criticar e argumentar o pouco conhecimento que tem diante desde mundo imperfeito e maravilhoso que vivemos.

    E ela nos desafia a despertar nosso espírito critico, para que possamos ter uma visão clara diante dos fatos da vida e dos extremos da natureza humana como a vida e morte
    Diogo Trindade n9 10°J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada