Que situações despertam em nós a atitude filosófica?

A atitude filosófica  é questionar o porquês das coisas, pensar no que nos rodeia e viver a vida problematizando e pensando. Há vários estados de espírito ou situações que nos fazem ficar curiosos e nos levam à interrogação.  Diversos filósofos deram a sua opinião sobre a origem da atitude filosófica, Platão afirmava que vinha do espanto, Aristóteles da admiração, Karl Yaspers das situações-limite como por exemplo, quando se sofre de discriminação racial ou de género, questionamos o porquê do ser humano distinguir pessoas pela sua cor de pele ou pelo seu sexo, mas há outros motivos como por exemplo a injustiça, o assombro, conceito utilizado por  Teeteto, a dúvida, conceito cartesiano a revolta, entre outros conceitos possíveis...
Os problemas filosóficos não são empíricos, ou seja não podem ser testados nem comprovados em laboratório, temos que usar o nosso própio laboratório, o laboratório da mente. Os problemas filosóficos não são problemas científicos, porque não podemos provar a existência de Deus, nem de que cor é a alma pois depende da opinião de cada um e não há uma resposta concreta. Além disso são problemas gerais, problemas aos quais não podemos ficar indiferentes porque afetam a nossa vida e todos nós em algum momento da existência
 já levantamos a questão :“Qual é o sentido da vida?” ou “Para quê viver todos os dias se posso morrer amanhã?.
Emma Varone n 7, 10F

Comentários

  1. A atitude filosófica possui algumas características que são as mesmas, independente do conteúdo investigado. Estas características são:

    - Pergunta o que a coisa ou valor ou a ideia é.

    A filosofia pergunta qual é a realidade ou a natureza e qual a significação de alguma coisa, não importando qual.

    - Pergunta como a coisa ou valor ou a ideia é.

    A filosofia indaga qual é a estrutura e quais são as relações que constituem uma coisa ou uma ideia ou um valor.

    - Pergunta por que a coisa ou a ideia ou valor existe e é como é.

    A filosofia pergunta pela origem ou pela causa de uma coisa ou a ideia ou valor.

    A atitude filosófica inicia-se dirigindo essas indagações ao mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele. Pouco a pouco, porem, descobre que essas questões se referem, afinal, à nossa capacidade de conhecer, à nossa capacidade de pensar.
    Por isso, pouco a pouco, as perguntas da filosofia se dirigem ao próprio pensamento: o que é pensar, como é pensar, por que há o pensar? A filosofia torna-se, então, o pensamento interrogando-se a si mesmo. Por ser uma volta que o pensamento realiza sobre si mesmo, a filosofia se realiza como reflexão.

    ResponderEliminar
  2. A atitude filosófica baseia-se em questionar. Questionar as noções básicas com que cada um de nós nasce, ou seja , que nos são incutidas pela sociedade, exigindo argumentos sólidos, nunca ficando satisfeito com o conhecimento que temos, pois a filosofia é uma amizade pelo conhecimento.É uma busca pela verdade, isolando do que nos ensinam e ensinando-nos a pensar com clareza e objetividade, ou seja , criticamente.
    Cada filósofo tinha uma opinião em relação á origem da atitude filosófica. Platão defendia que tinha vindo do espanto , Aristóteles da admiração, Teeteto do assombro e Descartes da dúvida, pois é preciso que os filósofos duvidem dos seus conceitos , verdades e imposições sociais, entre outros conceitos.
    Concluindo , no meu ver a atitude filosófica pode ter surgido da angústia, inveja , ciúme, interrogação e curiosidade , pois a filosofia não podes ser testada através de métodos empíricos , mas sim através do laboratório da mente, além de que todos estas dúvidas e preconceitos afetam o nosso quotidiano.
    Beatriz Oliveira n°4 10°i

    ResponderEliminar
  3. A Atitude Filosófica baseia-se em questionar o senso comum e ter uma visão critica sobre a sociedade e sobre o nosso quotidiano. Essa visão critica da realidade é o ponto central e mais importante da filosofia, porque só quando pomos em causa as "verdades estabelecidas" é que descobrimos novas verdades e evoluimos.
    Gonçalo Alves nº12 10ºF

    ResponderEliminar
  4. O espanto a admiração e a curiosidade frente ao mundo que nos rodeia fazem surgir uma atitude interrigativa e questionadora.As situações limite como a guerra a fome a morte de um amigo um terramoto ou a destruição de um planeta levam-nos a querer compreender exercendo uma atitude de duvida,uma atitude crítica, isto é uma atitude filosófica.A atitude filosófica é fruto do desejo de saber,é uma atitude perante o real e que esss mesmo real provoca.Posso roubar porque tenho fome?
    Posso ser indiferente á poluição dos oceanos?
    Posso exercer uma liberdade sem limites?
    O que é a justiça?
    Como devo tratar o outro?
    O que é ser pessoa?
    Estas e outras questões fruto da atitude filosófica permitem-nos"pensar por si mesmo"
    Francisco Tavares 10°J N°10

    ResponderEliminar
  5. Pessoalmente "acredito" na tese de Karl Yaspers que defende que o que nos leva a filosofar são as situações-limite. As situações-limite são acontecimentos que nos marcam e afetam e que, por isso, muitas vezes nos levam a questionar o que nos rodeia e a nossa existência, ou seja a filosofar. Embora considere que as situações-limite são o que nos leva a filosofar, há que também ter em conta outro tipo de temas sobre os quais a filosofia também reflete e que não estão ligados a situações-limite, por exemplo o valor da arte e da expressão artística que, embora normalmente não derive de situações-limite, é estudado pela filosofia e engloba inúmeras questões filosóficas.
    Ana Neri Moreira, nº2, 10J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada