COMO SE DISTINGUE A FILOSOFIA DA CIÊNCIA?

A interrogação filosófica distingue-se da interrogação científica pelo seu método, objeto e resposta. 
O método da filosofia é o método da mente, do pensamento racional, crítico, ou seja é a reflexão autónoma, enquanto o método científico é o método da análise, da experimentação, da demonstração. Nas palavras de Nigel “a filosofia é diferente da ciência e da matemática. Ao contrário da ciência não assenta em experimentações.”A ciência utiliza o método instrumental. 
Quanto ao objeto de estudo a filosofia preocupa-se com a totalidade do real, ou seja, a filosofia reflete sobre tudo o que nos rodeia e problematiza as nossas crenças fundamentais. É um objeto vasto. Por sua vez o objeto de estudo da ciência é especializado, isto é, a biologia (por exemplo) responde às questões biológicas, ou seja, dos seres vivos, através da prova e da demonstração. A matemática, por exemplo, tem “métodos formais de prova”, algo que na filosofia não existe, uma vez que a filosofia é uma discussão constante de argumentos e contra-argumentos. Por isso mesmo a filosofia tem uma resposta aberta, sempre disposta a mais questões enquanto a ciência tem uma resposta fechada, provada pela demonstração. Nigel afirma que a“filosofia faz-se colocando questões, argumentando, ensaiando ideias e pensando em argumentos possíveis para elas”.
Os problemas filosóficos são de natureza interrogativa, estes questionam todas as nossas crenças fundamentais, alargando o nosso pensamento. A filosofia estuda a ética e a moral, ou seja, perguntas como “será correto fazer…?”, estuda a arte e a estética, ou seja, interroga-se o que é a arte e o que a valoriza, por exemplo, estuda a política, portanto questões como “será correto cobrar impostos?”, entre a curiosidade pessoal e a atitude reflexiva. A filosofia aplica-se a todas as áreas da nossa existência. Assim, a atitude filosófica é livre de preconceitos e apoiada na lógica e no raciocínio constituído por proposições que suportam uma tese. A atitude filosófica é a atitude de questionar tudo em que acreditamos, é a curiosidade pessoal e a atitude reflexiva.
As situações que levam o homem a filosofar podem ser inúmeras e a resposta a esta questão é obviamente pessoal. Platão defendia que o espanto levava a filosofia, enquanto Aristóteles defendia que era a admiração. Numa aproximação mais “radical” Teeteto defendia que é o assombro que leva a esta atitude de filosofar. Pessoalmente, acho que concordo com Karl Yaspers que acreditava serem as situações-limite, ou seja, a morte de alguém que nos é querido, por exemplo, que nos levam a filosofar.
A filosofia é curiosidade sobre tudo o que nos rodeia, é o estudo reflexivo, autónomo e pessoal das questões da nossa existência, é a argumentação e contra-argumentação sobre uma questão à qual nenhuma resposta está “certa” ou “errada” desde que o raciocínio seja lógico. O pensamento é filosófico é composto de conceitos, juízos e conclusões e são estes que suportam a tese. A filosofia serve para nos percebermos melhor, para tentarmos viver a nossa vida da forma que nos parecer melhor e mais correta, depois de uma “introspeção”, ou seja, de um ato prolongado ou não de reflexão autónoma, pessoal, lógica e livre de preconceitos e influências exteriores.
 Ana Neri Moreira, 10J

Comentários

  1. Ambas as áreas, tanto a filosofia como a ciência possuem uma importância fundamental para o desenvolvimento social, admitir que apenas um desses caminhos leva à verdade absoluta é errado e pode significar o decrescimento do conhecimento, pois muitas questões científicas possuem raízes de questionamentos filosóficos, bem como muitas questões filosóficas partem de suposições que a ciência não consegue explicar de modo racional ou científico.
    Benedita Eisele, 10J

    ResponderEliminar
  2. A filosofia tem muitas diferenças da ciência, já que ao contrario do que acontece com a ciência, a filosofia não é uma ciência exata pois não há respostas certas ou erradas apenas há temas para serem discutidos com argumentos e contra-argumentos. Querendo assim, dizer que ao contrario das ciências, na filosofia cada pessoa pode ter a sua tese, os seus pensamentos e ideias.
    Carlos Bravo 10ºj

    ResponderEliminar
  3. Tanto a filosofia como a ciência são áreas do saber bastante importantes, e ambos temos de concordar que se perdessemos agora uma delas o nossa dia a dia ia ser bastante diferente.
    Por exemplo a filosofia é um bem essencial nas nossas vidas, porque nos ensina a refletir sobre os assuntos do nosso quotidiano (religião, vida social, problemas etc..), por outro lado graças há ciência nos dias de hoje conseguimos decifrar facilmente certas questões que nos deixavam interrogados.
    Carolina Almeida 10ºJ

    ResponderEliminar
  4. A filosofia e a ciência são duas áreas bastante importantes para o conhecimento e aprendizagem do ser humano. No entanto, são duas áreas bastante distintas pelo facto de não se basearem nos mesmos princípios. A filosofia é o estudo da existência humana e do saber por analise do meio e raciocínio. Por outro lado, a ciência é o estudo e a captação de conhecimentos pelo experimento laboratorial , de forma a realizar uma demonstração empírica .

    ResponderEliminar
  5. A filosofia e a ciência são duas áreas distintas. A ciência estuda problemas empíricos, através de métodos experimentais, enquanto que a filosofia estuda problemas não empíricos através de métodos reflexivos. A filosofia permite que qualquer pessoa que saiba argumentar possa defender a sua tese, sendo assim muito mais aberta que a ciência.
    Rita Freitas 10ºJ

    ResponderEliminar
  6. Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. A ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a leis que foram verificadas por métodos experimentais.
    Inês Barradas 11ºJ nº5

    ResponderEliminar
  7. A Filosofia e a Ciência apresentam afinidades entre si e possuem a tendência de caminharem juntas.

    Apresentam apenas alguns pontos de discordância entre si no que se refere àquilo que ainda não pôde ser totalmente comprovado cientificamente, como  as teorias que estudam a origem do amor, por exemplo.

    Logo, as duas possuem uma enorme relevância para a humanidade e, sem a existência de ambas, o homem não teria evoluído como evoluiu.

    ResponderEliminar
  8. Embora a filosofia e a ciência sejam fontes importantes para obtermos o conhecimento, elas são bastante diferentes entre si. A filosofia procura respostas "além da realidade", tendo um objeto vasto, aberto. Esta usa um método mais refletivo e ao contrário da ciência, (que tem um objeto mais delimitado), estuda problemas que não têm solução científica, usando argumentos e contra-argumento, isto é, o confronto de ideias. Além disso, a ciência baseia-se na realidade e obtém o conhecimento através do método experimental, funcionando com provas empíricas, que pode provar.
    Maria Marques, 10ºJ

    ResponderEliminar
  9. A filosofia é o amor pelo saber. Philos significa amor e sophia, saber. A filosofia apareceu na Grécia no século VI a.C. em Mileto. O primeiro filósofo foi Tales e procurou encontrar a explicação para os fenómenos da Natureza.
    A Filosofia interessa-se pelo estudo de temas gerais e fundamentais sobre a existência, o conhecimento, os valores, a razão e a linguagem, problemas que a ciência não consegue resolver com o recurso à observação e à experimentação. Enquanto a ciência demonstra, a filosofia reflete e argumenta sempre na procura de uma resposta pessoal que pode ser sujeita a um contra-argumento. Filosofar é procurar o conhecimento por amor ao saber.
    Liliana Valentini, 10ºJ

    ResponderEliminar
  10. A Filosofia e a Ciência, face o problema da origem do conhecimento apresentam diferentes posições: enquanto a filosofia toma a razão como origem do conhecimento (conhecimento a priori, universal, apodítico, necessário e absoluto), a ciência toma a experiencia sensível como a fonte do ato de conhecer (o que leva a um conhecimento a posteriori, contingente e provisório, mas fértil).

    Maria Isabel Marques de Aguiar nº15 11ºK

    ResponderEliminar
  11. A ciência e a filosofia são duas áreas bem diferentes, com diversas características próprias. A filosofia é a arte e o amor do saber e procura estudar temas gerais, a ciência concentra-se em factos mais específicos. a filosofia apareceu na grecia no se VI a.C em Mileto. O primeiro filosofo chamava-se Tales que tinha como objetivo estudar os fenomenos da natureza.
    Francisco Leão, 10f

    ResponderEliminar
  12. Ambas as áreas, tanto a filosofia como a ciência possuem uma importância fundamental para o desenvolvimento da sociedade, admitir que apenas um desses caminhos leva à verdade absoluta é errado e pode significar a involução do conhecimento, pois muitas questões científicas possuem raízes de questionamentos filosóficos, bem como muitas questões filosóficas partem de pressupostas questões que a ciência não consegue explicar de modo racional ou científico.
    Camila Félix, 10J

    ResponderEliminar
  13. Enquanto que as ciências são exatas,podendo ser provadas com uma demonstração,a filosofia é o amor pelo saber,é a busca constante pelas verdades que ainda não estão provadas, adotando uma visão critica da sociedade por forma a questionar o senso comum. A ciência serve-se dá demonstração,enquanto que a filosofia se serve da argumentação. Se tivermos uma discussão no âmbito da politica, entre esquerda e direita, não há forma de provar quem tem razão,ambos os pontos de vista são válidos dependendo da perspetiva. Gonçalo Alves nº12 10ºF

    ResponderEliminar
  14. Tanto a filosofia como a ciência tem uma grande importância para o desenvolvimento na sociedade, admitir que só um desses caminhos leva à verdade é um erro e pode significar o retrocesso do conhecimento, pois muitas questões científicas possuem raízes filosóficas, bem como muitas indagações filosóficas partem de pressupostos que a ciência não consegue explicar de modo racional ou científico.
    Diogo Trindade n9 100J

    ResponderEliminar
  15. Ambas as áreas, filosofia e ciência, têm grande importância para o desenvolvimento da sociedade.
    A ciência usa um método diferente da filosofia, partindo de uma proposição que se admite de modo provisório como verdadeira, traçando um caminho que pode levar à formulação de uma teoria. São utilizados conceitos fundamentais como: conhecimento, realidade e verdade.
    Os problemas filosóficos são problemas não empíricos, para os quais não há resposta ou solução científica, não podendo ser resolvidos através da experimentação ou do raciocínio matemático, nem as respostas obtidas através do uso de instrumentos científicos.
    Mas, filosofia e ciência, estão intimamente ligadas, ou não fosse a filosofia “a mãe de todas as ciências”, a relação entre ambas é indissociável.
    Não tendo a mesma forma de resolver os problemas, encontramos nas duas o amor pelo saber, a curiosidade, e o desejo de conhecer.
    A filosofia, com todas as suas questões abertas, tendo como método a totalidade do real, sempre acompanhou o desenvolvimento das ciências, com um permanente pensamento crítico acerca de crenças básicas ou fundamentais. Tornando-se o suporte, o motor e o alicerce do conhecimento. E, é nesse laboratório da mente que surgem questões, que levam ao desenvolvimento de todas as ciências, nesse pensar, na insatisfação, num inquietante questionar, onde se traça o caminho que leva ao conhecimento, um caminho sem fim…

    Carolina Magalhães nº7 10ºI

    ResponderEliminar
  16. A Filosofia é um campo do conhecimento que busca o esclarecimento da verdade em todos os aspectos, sobretudo no que diz respeito a temas como a ética e a moral do homem, a sua essência espiritual, a realidade da Natureza, o sentido da existência humana, dentre outros.
    A Ciência também é uma vertente do conhecimento que aplica teorias já testadas e aceitas no meio científico, especialmente no que dizem respeito a acontecimentos que fazem parte do nosso cotidiano.

    Anna Schmidt, 10°J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada