DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

Em 2002, a UNESCO, institui o Dia Mundial da Filosofia. A partir de então, em Novembro, na terceira quinta-feira, celebra-se a Filosofia. Na maior parte das escolas do nosso país, bem como nos restantes países aderentes a esta efeméride, realizam-se as mais diversas atividades com o propósito de fomentar nos alunos, “jovens aprendizes”, o gosto pela reflexão filosófica.
Este ano os alunos do secundário, da escola Garcia de Orta, organizaram a exposição na Biblioteca: Galeria de filósofos e participaram no Concurso: Filosofia em Ação com a apresentação de seis curtas-metragens onde se exploram conteúdos programáticos da disciplina de filosofia:
A filosofia e os seus três monstros.
- As três falácias. 
Intonsequência de agir.
- Debate na Ágora.
A liberdade do homem em discussão.
Kant versus Mill.
Os alunos puseram à prova a sua capacidade investigadora e seletiva, na procura de temas, filósofos, biografias e outras curiosidades significativas. Foi uma atividade que implicou o empenho dos alunos e que dela ficará a recordação do Dia que se comemorou.
Convidamos todos os alunos a entrarem nesta Ágora virtual para fazerem um comentário sobre um filósofo, em exposição na Biblioteca, ou sobre uma curta-metragem apresentada. Ficamos à espera!
E não te esqueças de colocar um like, na tua curta-metragem favorita, no Facebook da Biblioteca Garcia de Orta.
                                                                                         








     Grupo dos professores de Filosofia da escola G.O.


Comentários

  1. Na passada quinta-feira celebrou-se o dia da Filosofia, com o propósito de comemorar este dia foi feita uma exposição na biblioteca sobre diversos filósofos e foram ainda apresentadas diversas curtas-metragens no âmbito do mesmo tema. Foi , sem dúvida, uma atividade enriquecedora e diferente e que teve como objetivo dinamizar o método de aprender esta disciplina. Com a enorme variedade de trabalhos realizados sobre filósofos expostos na biblioteca e todos os vídeos apresentados ficamos, deste modo, com uma compilação daqueles que foram os maiores filósofos da história e as suas ideas . Entre eles, Victoria Camps,que é vista como um nome importante não só no ramo da filosofia como na luta para os direitos das mulheres . Esta não se limitou somente á filosofia, mas também á atividade económica, investigação e uma ativa participação cívica e política. Victoria Camps caracteriza o nosso século como o século das mulheres e foi galardoada com o prémio internacional Menéndez Pelayo. Como ela há também mais filósofos que contribuíram para a história da filosofia e que foram igualmente importantes.

    ResponderEliminar
  2. Com as curtas-metragens apresentadas pelos alunos no auditório durante o dia da filosofia, foi possível abordar temas filosóficos com alguma comédia e brincadeira. Todos as curtas-metragens ficaram muito boas e os alunos que as fizeram deixaram com muita clareza as posições de cada filósofo em cada tema embora a parte de Kant sobre as ações contra o dever e de acordo com o dever tenha despertado mais a minha atenção. Como Kant também foi falado Descartes. Ainda estou ansioso para ver qual das apresentações vai ganhar a melhor classificação dos juízes da escola.

    ResponderEliminar
  3. Com a instituição do dia Mundial da filosofia em 2002 pela UNESCO, levou a que se festeje á terceira quinta feira de novembro o dia da filosofia,com isto na escola secundária Garcia de Orta passou-se a celebrar este dia.
    Para celebrar esta data organizou-se uma exposição na biblioteca sobre vários filósofos como por exemplo Tales e Aristóteles além de que foram também apresentadas diversas curtas-metragens sobre o mesmo tema . Foi uma atividade bastante interessante e divertida pois quebrou de uma certa forma a monotonia das aulas pois digamos que os professores e os alunos arranjaram uma forma mais cativante de aprender.
    No meu ponto de vista a curta que cativou mais a minha atenção , foi "As três falácias",pois além de ter estimulado a criatividade dos alunos(através do desenho e das artes), ensinou-nos de uma forma bastante diferente a perceber melhor a falácia do "boneco de palha",do "ad hominem (argumento contra o homem)"e do "ad ignorantiam (argumento da ignorância)".
    Concluindo esta experiência foi muito enriquecedora e interessante pois pelo menos na minha opinião ajudou-me a entender melhor a opinião de outros filósofos e a perceber melhor as falácias que utilizamos no nosso dia-a-dia.
    Beatriz Oliveira n°4 10°i

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela iniciativa e pelas atividades apresentadas, no âmbito da comemoração do dia mundial da filosofia. Gostei imenso! A aprendizagem fora do contexto da sala de aula foi muito interessante e enriquecedora.
    Apreciei todas as curta-metragens apresentadas, particularmente aquela em que se apresentam as formas de pensar de Kant e de Mill.
    As diferentes opiniões apresentadas, fizeram-me pensar na importância de respeitar o outro, quer nas suas diferentes convicções e atitudes, quer nas suas diversas realidades culturais, e que é nesse contacto enriquecido com uma multiplicidade de modos de pensar e de agir, que se abrem os horizontes do pensamento, e se criam hábitos de reflexão pessoal.
    Carolina Magalhães nº7 10ºI

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada