Quem são os intervenientes no conhecimento?


Segundo a teoria do conhecimento são necessários um objeto e um sujeito para haver conhecimento. O sujeito é o ser cogsnoscente (que apreende/conhece) e o objeto é o ser cognoscível (que é aprendido/conhecido). Do "ponto de vista" do sujeito, o conhecimento implica que sete saia da sua esfera e entre na esfera do objeto, captando as propriedades do mesmo para de pois regressar a si com uma representação ou imagem do objeto em si. No objeto não há mudanças, este permanece idêntico a si mesmo enquanto que no sujeito há grandes alterações pois fica mais preenchido e amplia o seu conhecimento.

Beatriz Nascimento n°5 11°K

Comentários

  1. O fenómeno do conhecimento consiste numa relação de dualismo,pois este processa entre dois componentes específicos e definidos: o sujeito e o objeto .
    Para além do dualismo existe também a relação de correlação, estes encontram se frente a frente e as suas funções e posições encontram se estabelecidas sendo o primeiro,o cognoscente e o segundo,o cognoscível. O sujeito só é sujeito em relação a um objeto e vice versa.
    Carolina Sottomayor n°14
    11°j

    ResponderEliminar
  2. O ato de conhecer, ou em latim "cognoscere", conta com dois intervenientes: O sujeito, aquele que conhece, e cria uma imagem do objeto na sua mente, e o objeto, o que é conhecido, e fica com a sua imagem reproduzida dentro da mente do sujeuto.
    Estes têm uma correlação (pois necessitam um do outro para se obter o conhecimento de dado objeto), irreversível, pois o sujeito, e só o sujeito pode apreender o objeto (o contrário é impossível)

    João alves - 11ºK

    ResponderEliminar
  3. O ato de conhecer, ou em latim "cognoscere", conta com dois intervenientes: O sujeito, aquele que conhece, e cria uma imagem do objeto na sua mente, e o objeto, o que é conhecido, e fica com a sua imagem reproduzida dentro da mente do sujeuto.
    Estes têm uma correlação (pois necessitam um do outro para se obter o conhecimento de dado objeto), irreversível, pois o sujeito, e só o sujeito pode apreender o objeto (o contrário é impossível)

    João alves - 11ºK

    ResponderEliminar
  4. A teoria do conhecimento tem dois elementos:o sujeito-aquele que conhece, e o objeto-aquilo que é conhecido.
    O conhecimento não é possivel sem a presença de um destes elementos.
    Existe uma correlação irreversível ou seja não existe troca de papéis por exemplo o sujeito pode conhecer o objeto mas o objeto nunca poderá conhecer o sujeito , nem o sujeito deixar-se ser conhecido.
    Em síntese , só o sujeito pode apreender o objeto.

    Tomás Carvalho 11ºJ Nº26

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada