QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CONJUNÇÃO E CONEXÃO ENTRE DOIS ACONTECIMENTOS?

Hume baseia-se em três princípios de associação de ideias, um deles é a causalidade, que distingue a conjunção e a conexão entre dois acontecimentos. O facto de um evento de seguir a outro não significa que estes estejam objetivamente ligados (conexão), pois a origem desta teoria não reside na realidade empírica, mas no hábito ou costume. A causalidade afirma a conexão entre dois fenómenos que habitualmente se sucedem no espaço e no tempo. Ora, não há qualquer impressão que corresponda à ideia de causa e efeito porque a experiência apenas revela a sucessão e conjunção dos fenómenos não nos dando a ideia de conexão necessária entre eles.

Matilde Costa, n°20, 11°J

Comentários


  1. Pelo princípio da causalidade, David Hume faz a distinção entre a conjunção e a conexão entre dois acontecimentos. A ideia de conexão necessária apenas existe na nossa mente e é formada por um mecanismo psicológico denominado de hábito. A experiência repetida da conjunção constante entre dois acontecimentos leva-nos a esperar que a sua conjunção continue a acontecer no futuro. Por exemplo, pela constante observação da dilatação de um corpo quando exposto a um aumento de temperatura leva-nos a crer que ,e devido ao hábito ou costume, sempre assim será. Esta relação de causa-efeito é um produto da mente e não algo que esteja nas próprias coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Matilde muito obrigado vou ter 20 na apresentação de filosofia graças a ti. amo-te muito

      Eliminar
  2. Hume, ao deparar-se sobre um dos princípios de associação de ideias-a causalidade-chega a uma conclusão: ao observarmos repetidamente uma conjunção constante entre certos acontecimentos ou objetos, gera-se em nós a expectativa de que o mesmo ocorra inevitavelmente no futuro; isso leva-nos a pensar que há uma conexão necessária (causalidade).
    Assim, a nossa crença de que há uma conexão necessária decorre simplesmente do hábito ou do costume. É o hábito ou o costume que leva a nossa mente a projetar no mundo a conexão necessária entre causa e efeito. Esta é uma conexão que não existe na realidade, mas apenas na nossa mente, visto que não dispomos de nenhuma impressão que corresponda à ideia de causa e efeito.

    Francisca Cardoso n.15 11J

    ResponderEliminar
  3. David Hume defende que o hábito é o grande guia da vida humana. Sem a influência do hábito seríamos inteiramente ignorantes de todas as questões de facto que ultrapassem o que está imediatamente presente à memória e aos sentidos. A ideia de conexão só existe na nossa mente, logo, a experiência repetida da conjunção constante entre dois acontecimentos leva-nos a esperar que a conjunção continue a acontecer no futuro devido ao hábito e costume.
    Inês Barradas nº5 11ºj

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada