PARA QUE SERVE A LÓGICA?

A lógica é a ciência do pensamento coerente, pretende analisar a sua estrutura de forma a levar à construção de um raciocínio com nexo e sem contradição isto é, um raciocínio válido, como refere Graham Priest, "...o objetivo principal da lógica é compreender a validade." .
Aristóteles instituiu os três instrumentos lógicos do pensamento: o conceito, o juízo e o raciocínio. Enquanto que o juízo é a articulação entre dois ou mais conceitos, o raciocínio é a articulação entre dois ou mais juízos. O termo é a expressão verbal do conceito, a proposição do juízo e o argumento do raciocínio, sendo que proposições são frases declarativas com valor de verdade ou falsidade, e cuja qualidade pode ser afirmativa ou negativa e, por outro lado, a quantidade varia entre universal e particular.
Verdade ou falsidade são dois conceitos muito próximos no entanto, distintos. A validade é uma característica estrutural e formal dos argumentos e que não tem nada a ver com a verdade ou falsidade daquilo que se afirma no mesmo. A verdade material é uma propriedade das proposições e da sua conformidade ou não conformidade com os factos. A lógica debruça-se sobre a validade formal, pois "... não se preocupa em saber se as premissas de uma inferência são verdadeiras ou falsas." .
Posto isto, concluímos que a lógica é importante, pois vai ensinar-nos a pensar de forma clara, concisa e correra, sendo um instrumento útil e necessário para a ciência. Para além disso, a lógica permite desenvolver as nossas competências de argumentação e aumentar a qualidade da nossa capacidade de avaliação crítica dos argumentos. Quem pensa com lógica não comete erros e por isso a ciência não pode prescindir da mesma. O pensamento filosófico ou qualquer outra forma de conhecimentos não tem nenhum valor se não for lógico.
Carolina Torrinha, n°19, 10°F


Comentários

  1. Gabriela Cunha n.14 10K12 de janeiro de 2020 às 04:02

    “Quem pensa com lógica não comete erros”

    A lógica ordena o debate das ideias. Acho esta frase muito importante, pois resume a importância que a lógica tem para o ser humano. Os objetivos da lógica são: formular as regras a que os argumentos devem obedecer para serem válidos; distinguir as formas válidas das formas não válidas e desenvolver técnicas de avaliação dos argumentos. Assim, ajuda-nos realmente a ordenar e clarificar os nossos pensamentos e a evitar erros, pelo que devemos incorporar a lógica no nosso raciocínio.

    Gabriela Cunha, n.14 10K

    ResponderEliminar
  2. A lógica(logos=linguagem-discurso, pensamento-conhecimento) é um dos campos da filosofia, podendo ser considerada uma disciplina introdutória para qualquer estudo filosófico.
    A sua base foi formulada por Aristóteles, que a entende como a “ciência da demonstração” e como um “instrumento para bem pensar”.
    A lógica lida com raciocínios e argumentos, que fazem parte de qualquer reflexão filosófica, seja relativa à teoria do conhecimento, à filosofia política, à estética, etc.
    Assim, observa-se o seguinte raciocínio lógico “Todos os homens são mortais. Aristóteles é homem. Logo, Aristóteles é mortal.". Este raciocínio é válido se a conclusão derivar, necessariamente, das proposições antecedentes(premissas). Os factos apresentados(o facto de que todos os homens são mortais e de que Aristóteles é homem) servem de evidência para a conclusão.
    Atualmente, a lógica pode ser definida como a ciência do pensamento válido, definindo as regras para a construção de raciocínios e argumentos bem construídos.
    Deste modo, a lógica é importante, pois permite-nos desenvolver os nossos argumentos e ideias de forma racional e coerente, ensinando-nos a pensar de forma mais rigorosa.
    Francisca, n15 11J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada