Qual a diferença entre a ação animal e a ação humana?


A ação animal é geneticamente programada e biologicamente fechada pois coincide com os respetivos da mesma espécie tendo estes, por sua vez, um comportamento estereotipado (executado sempre da mesma forma sem margem para variação). São comportamentos instintivos específicos da espécie é por isso inatos uma vez que estes animais têm a vida destinada a partir do momento que nascem. Muito pelo contrário, o homem é um ser que não está programado, dotado de razão, não tem conhecimentos inatos e por isso necessita de fazer aprendizagens ao longo da vida em função da cultura, do espaço e do tempo em que vive. O homem vai-se construindo progressivamente e nessa medida vai decidindo assim de livre vontade o seu possível destino.
Inês Vale, 10 ano, Turma F

Comentários

  1. Enquanto que a ação animal é instintiva, faz parte de um comportamento biológico, é inata e programada; a ação humana implica um agente com uma intenção (propósito da ação) que tem um conjunto de desejos e/ou crenças, que levam ao motivo da ação (razão que a explica). Assim sendo, o agente vai deliberar (processo reflexivo em que se analisam os prós e contras da ação). Por tudo isto podemos entao considerar a ação humana reflexiva, aberta, cultural e que vai evoluindo e sendo desenvolvida ao longo da vida.
    Joana Gagliardini, 10°f

    ResponderEliminar
  2. A ação animal é instintiva, é geneticamente programada, tem um comportamento biologicamente fechado e são inatos. A ação humana vai mudando ao longo do tempo porque o homem não nasceu programado como o animal. E por isso o homem tem a capacidade de aprender ao longo da vida, vai ganhando cultura. Para além disto, a ação humana implica uma intenção que tem um certo objetivo ou crença e isto leva a que a ação se concretize.
    Afonso Abreu, 10ºF nº1

    ResponderEliminar
  3. Em aula analisámos um texto de Fernando Savater onde o autor usa as acções das térmitas como exemplo de acções animais e a acção do herói da história de Tróia, Heitor, como exemplo de uma acção humana. No excerto o autor refere a reação que as térmitas a ataques de formigas inimigas (“As operárias trabalham com toda a velocidade e esforçam-se por fechar de novo a termiteira derrubada, mas fecham-na deixando de fora as pobres e heróicas térmitas-soldado, que sacrificam as suas vidas pela segurança das restantes formigas.”) como não sendo um ato heróico. No entanto, a acção de Heitor (“ Heitor, o melhor guerreiro de Tróia, que espera a pé firme fora das muralhas da sua cidade, Aquiles, o enfurecido campeão dos Aqueus, embora sabendo que Aquiles é mais forte do que ele e que vai provavelmente matá-lo. Fá-lo para cumprir o seu dever, que consiste em defender a família e os concidadãos do terrível assaltante.”) já pode ser considerada heróica. Estas acções não são valorizadas da mesma forma uma fez que a acção animal praticada pelas térmitas não poderia ser feita de outra maneira. As térmitas estão “programadas” para assim agirem é por isso que se considera uma acção animal. Heitor tinham outras opções. Ele poderia ter fugido ou simplesmente não ter aparecido uma vez que este não está programado para ser herói. E é por isso, que se considera esta acção humana heróica.
    Bendita Eisele nº 5 10ºJ

    ResponderEliminar
  4. A ação animal é instintiva, genética , são inatos e esta tudo programado no seu ADN pelo que da para prever o que um animal vai fazer depois de um determinado acontecimento. por exemplo se um termiteiro se destruir, sabe-se que as termitas o vão reconstruir.
    O homem apesar de ser biologico tal como os animais, diferencia se por ser racional ou seja , as suas ações vao ser intencionais, conscientes e voluntarias. Por causa destes aspetos nao da para prever a reação de um homem após um determinado acontecimento.
    Pedro Soares nº25 10F

    ResponderEliminar
  5. A ação animal é instintiva, programada, vêm de comportamentos biologicamente fechados e são inatos. Diferente da ação humana que é reflexiva, aberta, cultural que vai se desenvolvendo ao longo da nossa vida. Para além disso, a ação humana implica um agente com intenção que tem um conjunto de desejos e/ou crenças que levam ao motivo da ação.

    Inês Cruz n6 10 K

    ResponderEliminar
  6. Enquanto que o homem decide como quer agir, o animal age instintivamente.Não nascendo programados, os humanos têm a liberdade, que os animais não têm, de escolher quem querem ser.
    Bianca Carvalho nº23 10ºK

    ResponderEliminar
  7. Existem dois tipos de ação: a ação humana e a ação animal. A ação humana é aberta e criativa, sendo por isso racional (recorre à razão). É ainda influenciada pela cultura e pela aprendizagem feita ao longo da vida.
    Por sua vez, a ação animal é instintiva e fechada, estando inscrita no seu ADN e, por isso, programada biologicamente.
    A diferença é simples: o Homem pode agir de maneira diferente do seu património genético, enquanto que os animais não.

    André Mota
    N°3
    10°I

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada