Qual a diferença entre lógica formal e lógica informal?

A lógica é uma subdiscilplina da Filosofia, tal como a ética, a moral e a metafísica. Esta palavra tem origem no termo "logos" que significa conhecimento/opinião.
Consideremos a seguinte conversa: "Este carro é bom?" , "lógico que sim". Neste caso usamos a palavra lógica mas sem consciência de que a estamos usar e qual o seu significado. A palavra lógica, está assim presente no nosso dia a dia, mas também a lógica como forma de pensar/raciocinar nos acompanha em diversas situações.
Existem dois tipos de lógica, a lógica informal e a lógica formal. A primeira é aquela que está presente no nosso quotidiano e não obedece a regras específicas. Contém tambem muita semântica e adapta-se ao sujeito falante sendo por isso pragmática. Esta lógica também contém muitas palavras homónimas o que muitas vezes nos pode induzir em erros e levar a falsas interpretações. Esta lógica é refutada pelos lógicos pois é pouco rigorosa e exata e por isso gera mal entendidos. Os lógicos preferem usar a lógica formal, já que, é uma lógica em que há regras e uma organização específica. Para não permitir erros, a lógica formal, utiliza um dicionário - linguagem proposicional, em que se substituem as proposições por linguagem simbólica (P, Q, R,... ). A lógica formal, como não usa palavras, não possui semântica nem pragmática e a  sua linguagem não se adapta consoante o interlocutor. Por estas razões,a lógica formal é exata e não permite equívocos nem erros no raciocínio.
Podemos ainda dizer que à lógica não interessa a verdade das proposições e sim as validade dos argumentos. A verdade material consiste no conteúdo das premissas e o seu valor de verdade (verdadeira ou falsa) enquanto que a validade formal consiste na ligação lógica entre as premissas e a conclusão. Para que haja uma ligação lógica, a conclusão tem de derivar necessariamente das premissas anteriores com perigo de auto-contradição.
Imaginemos agora que nos encontramos na mente de um filósofo. Poderíamos ver, termos e proposições, vagos ainda, sem uma forma ou estrutura, no seu início de formação que mais tarde se organizariam de forma lógica para criar um argumento. Isto é o que se passa no “laboratório da mente”, lugar onde os pensamentos se formam e se organizam para formar uma ideia.
Assim, a lógica permite-nos pensar com coerência, de forma concisa e clara e evitando erros no pensamento. Quem pensa com lógica, tem um pensamento mais organizado que permite sustentar uma tese de forma mais credível.
Ema Varone, 10F

Comentários