Qual o traço distintivo da Paula Rego? Como podemos interpretar as palavras da artista inscritas na exposição “ o grito da imaginação “?






Comentários

  1. A pintora Paula Rego, é considerada uma das melhores pintoras vivas de Inglaterra e uma das mais aclamadas figuras portuguesas no mundo da arte e da pintura. Desde tenra idade viu o seu trabalho reconhecido entre os seus pares. Prestigiada com diversos prémios e condocorações, esta artista, influenciada pelo surrealismo( característica evidente em várias das suas obras), tende a uma aproximação à representação naturalista dos anos 80. Com quadros de grande dimensão, o desenho é o seu ponto de partida. Mantendo-se intimamente ligada a recordações e vivências da infância, por ter estudado num colégio religioso, Paula desde nova que contrai um medo ao diabo e a outras figuras mitológicas , representando esse receio em muitas das suas obras onde personifica esse mesmo medo.
    Expõem nas suas obras um retrato crítico da realidade, onde , por vezes, as cenas pintadas retratam cenas de uma história, com teor dramático. As figuras grotescas apresentadas nos quadros , saídas de contos de fadas ,aparentam ser tratadas de forma irónica e muitas vezes cruel. Atribuindo-se um destaque especial às mulheres que se veem representadas com formas troncudas e ossudas onde demonstram um ar triste e melancólico .
    Paula Rego é um nome incontornável não só no panorama artístico português como também inglês.
    Matilde Dincã, 11J



    Matilde Dincã, 11J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada