O que significa dizer que uma obra de arte é uma obra aberta?

Uma obra é uma criação de um autor, que pretende despertar no seu receptor (ou fruidor) um conjunto de efeitos que o levam a compreender as intenções originais de quem a produz. No entanto, Umberto Eco (1972) defende que os processos de leitura e interpretação não podem pressupor uma análise pré-definida e estruturada.  Pelo contrário, implicam uma acentuada liberdade por parte do leitor, que é também receptor, tornando-se tarefa sua extrair dele uma análise pessoal. De acordo com tal noção, a origem do termo obra aberta advém da necessidade, cada vez mais patente, de se compreender e valorizar a capacidade criativa e interpretativa que conduz, sempre que necessário, a uma reestruturação do pensamento.
Carlos Ceia
- Partindo deste texto responda à questão salientando a importância da arte para a vida do homem ao longo dos tempos. Bom trabalho!

Comentários

  1. A arte é importante para a vida do homem, pois distingue-se das outras atividades por ser um modo de produção de beleza ou de algo que pode fixar a nossa atenção e a nossa sensibilidade estética, seja considerado bonito ou não. Uma obra é uma obra aberta se der a possibilidade de cada um dos espetadores interpretar a obra de maneira diferente. Esta expressão "obra aberta" dá ainda mais importância à arte.
    Catarina Correia n°3 11°J

    ResponderEliminar
  2. A arte é importante para a vida do homem, pois distingue-se das outras atividades por ser um modo de produção de beleza ou de algo que pode fixar a nossa atenção e a nossa sensibilidade estética, seja considerado bonito ou não. Uma obra é uma obra aberta se der a possibilidade de cada um dos espetadores interpretar a obra de maneira diferente. Esta expressão "obra aberta" dá ainda mais importância à arte.

    Catarina Correia n°3 11°J

    ResponderEliminar
  3. Para ser uma obra aberta é necessário sugerirem e solicitarem ao público o envolvimento emotivo, mas também a abertura intelectual para que possa intervir no seu processo de criação e recriação, ou interpretação e reinterpretação. O papel e a contribuição interpretativa do público são fundamentais na construção final do objeto artístico,fluido e indefinido por natureza, mas onde o artista deixa, através da linguagem, marcas que sugerem sentidos, interpretações, e caminhos

    João Pinto/ 11ºJ

    ResponderEliminar
  4. Para René Huyghe, desde a pré-história que a arte surge como algo indispensável ao Homem, estabelecendo assim uma relação de indissociabilidade entre ambos. É com a arte que o homem se torna capaz de se exprimir e refletir melhor.
    Como todos os indivíduos interpretam tudo de maneira diferente, considera-se assim uma obra aberta algo que lhes dê liberdade criativa de interpretação, que não estabeleça apenas uma forma de apreciar e compreender a arte contemporânea.
    Carolina Sottomayor nº14 11ºj

    ResponderEliminar
  5. A arte é uma daquelas coisas que está em todo o lado à nossa volta. Porque, ao contrário do que possamos pensar, ela não se encontra apenas nos museus e nas galerias. A arte tornou-se desde os primórdios da nossa existência, essencial. Para o Homem, a arte surge de uma necessidade de comunicar e os vastos exemplos que conhecemos de representações artísticas dão forma a essa necessidade de expressar os estados de ânimo, como é o caso das pinturas rupestres. Seguindo esta linha de pensamento, e como cada sujeito sente e interpreta o que o rodeia de maneiras distintas, às obras de arte é-lhes atribuída uma característica de maior importância que é a de poderem ser abertas. Desta forma, apesar de a obra ter uma intenção conferida pelo seu criador, é polissémica e mantém-se aberta à sensibilidade e à interpretação que o público lhe dá ao longo dos tempos.
    Matilde Dincã nº18 11J

    ResponderEliminar
  6. A arte distingue-se, em geral, das demais atividades humanas enquanto modo de produção de beleza, ou algo que fixe a nossa atenção e a nossa sensibilidade estética. Perante a diversidade de obras no âmbito de cada uma das formas de arte, existe uma dificuldade em falar de arte como se este fosse um termo universal.
    A arte sempre se apresentou importante para a vida do ser humano, visto que nunca foi detectada numa época em que não existia arte. A arte acompanha os acontecimentos do mundo de acordo com a sua época.É possível encontrar talentos para as artes em todas as classes sociais, seja nos adultos, nos adolescentes e nas crianças. A atividade artística, seja qual for, abrange a habilidade em usar o cérebro para alterar, renovar, recombinar o aspecto da vida, da experiência acumulada. Implica fazer um novo uso do que se percebeu. É expressar, por exemplo, vivências conforme os sentidos e descobrir novas formas, segundo as quais a sociedade pode ser construída.
    Mas afinal o que é arte? Podemos apresentar uma definição consensual deste conceito? Diversos filósofos tentaram encontrar resposta para estas questões, procurando critérios ou parâmetros que permitissem distinguir o que é arte daquilo que não é.
    Maria Manuel Branco º16, 11ºJ

    ResponderEliminar
  7. Uma obra de arte é uma obra aberta, segundo Umberto Eco, se esta estimula no intérprete uma cadeia de entendimentos e interpretações espontâneas, porém conscientes. Permitindo-lhe por meio de inúmeras possibilidades, uma maneira própria e pessoal de entendimentos, sem que estes estejam condicionados por padrões ou normas pré-estabelecidas tradicionalmente a conduzi-lo na organização do objeto passível da fruição. É portanto polissémica, pois confere ao intérprete uma liberdade de interpretação, apreciação e compreensão de uma obra de arte.
    Sofia Silva nº24 11J

    ResponderEliminar
  8. O problema da definição da arte ainda hoje é questionado, ou seja será possível distinguir o que é arte ou não? Para dar resposta àquele que é um dos problemas da filosofia da arte procura-se ainda uma teoria que defina as características da arte. Desde Platão, na Antiguidade grega, ate ao início do século XIX, a definição de arte era mais ou menos consensual. Mas com o passar dos anos surgiram novas identidades apresentadas por novos artistas que promoveram uma rutura com o tradicionalmente aceite.O público, por sua vez aceitou estas ideias de vanguarda e agora a discussão permanece ainda em aberto. A verdade é que cada teoria apresenta uma perspetiva diferente e cabe a cada um de nós escolher uma e defendê-la.
    Beatriz Gonçalves nº2 11ºJ

    ResponderEliminar
  9. A obra de arte dispõe de um caráter plurívoco, afastando-se, assim, do caráter fechado do discurso científico.
    Este termo implica a noção de polissemia, isto é, de dispor de uma multiplicidade de sentidos, sendo esta gerada e entendida como positiva pelo próprio artista.
    Segundo Umberto Eco, é próprio da obra de arte a possibilidade de ser interpretada e reinterpretada de diversos modos, “a obra de arte tem a possibilidade de ser interpretada de mil modos diferentes sem que a sua irreproduzível singularidade seja por isso alterada(...)”.
    Deste modo, o poeta Paul Valéry constatou que “O verdadeiro sentido do texto não existe”, isto é, depois de criada, a obra sujeita-se a um conjunto infinito de possibilidades de interpretação, e nenhuma dessas sucumbe o cariz inicial da obra.

    Francisca Cardoso n 15 11J

    ResponderEliminar
  10. René Huyghe, o estudioso francês de história, psicologia e filosofia, defendia que desde os primórdios artísticos, a arte é essencial ao ser humano. Como há uma correlação entre o indivíduo e a arte, e todos os seres humanos pensam de maneira diferente, por mais pequena que esta diferença de opinião sejam, apela sempre à dimensão criativa. Assim, uma obra de arte aberta é algo que possibilita o Homem de atribuir significado, de se expandir de um ponto de vista criativo ou de interpretar a criação artística.

    Afonso Vasconcelos 11°K

    ResponderEliminar
  11. Uma obra de arte é intemporal, única e original. Não tem preocupações em agradar e expressa a vontade do artista pessoal. Não há preocupações em trabalhar o belo nem económicas e utilitárias.
    Uma obra de arte é aberta quando não comporta apenas uma interpretação; se esta estimula no intérprete uma cadeia de entendimentos e interpretações espontâneas, porém conscientes.
    Duarte Alves de Sousa
    Nº7 11ºK

    ResponderEliminar
  12. A obra de arte é importante para o ser humano pois distingue-se de outras atividades pois mostra-nos varias sensações que nos são transmitidas a partir dessa mesma obra.Segundo Umberto Eco esta obra arte pode ser estimulada tendo varias interpretações diferentes, espontâneas, tendo a vantagem de a interpretação e compreensão ser livre.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada