10º J - Os textos que fizeram filosofia no teste...

 


“Parte-se pois do princípio de que as partes desconhecem certos factos concretos. Antes de mais, ninguém conhece o seu lugar na sociedade, a sua posição de classe ou de estatuto social; também não é conhecida a fortuna ou a distribuição de talentos naturais ou capacidades, a inteligência, a força, etc. Ninguém conhece a sua conceção de bem, os pormenores do seu projeto de vida ou sequer as suas características psicológicas especiais, como a aversão ao risco ou a tendência para o otimismo ou pessimismo. Mais ainda, parto do princípio de qua as partes não conhecem as circustâncias particulares da sua própria sociedade, isto é, desconhecem a sua situação política e económica e o nível de civilização e cultura que conseguiu atingir.”

Rawls, Uma teoria da justiça, Presença.

 Partindo do texto explique em que circustâncias são escolhidos os principios de uma sociedade justa. Justifique a sua resposta.

 

De acordo com Rawls, os princípios de uma sociedade justa devem ser escolhidos na posição original, com os contratantes sob o véu da ignorância (fala-se em contratantes porque a teoria de Rawls é um exemplo de contratualismo). A posição original é uma situação hipotética inicial, uma experiência mental na qual nenhuma pessoa é favorecida em relação aos outros, obrigando-nos, assim, a imaginar quais os princípios de uma sociedade bem organizada. Cobertos pelo véu da ignorância, os indivíduos desconhecem a situação económica e política do seu país, o seu estatuto social, o nível cultural e civilizacional da sua sociedade e as suas aptidões e talentos naturais. Assim, é possível escolher os princípios de uma sociedade justa com universalidade, equidade, imparcialidade, etc. Rawls rege-se ainda pela regra maximin, que pretende maximizar o mínimo de bens sociais que cada indivíduo deve ter, obrigando os indivíduos a imaginar que o pior lhes pode acontecer é jogar pelo seguro, e escolher racionalmente, evitando correr riscos.

                                                                                                                         Mafalda Moreira, 10º J


Comentários