3ª QUINTA FEIRA DE NOVEMBRO
DECLARAÇÃO DE PARIS EM PROL DA FILOSOFIA (1995)
- Consideramos que a atividade filosófica permite a cada um aprender a pensar por si mesmo;- Sublinhamos que o ensino filosófico favorece a abertura de espírito, a responsabilidade cívica, a compreensão e a tolerância entre os indivíduos e entre os grupos;
- Reafirmamos que a educação filosófica, formando espíritos livres e reflexivos, contribui para a paz e prepara cada um para assumir as suas responsabilidades;
- Julgamos que o desenvolvimento da reflexão filosófica, no ensino, contribui de forma importante para a formação de cidadãos, exercendo a sua capacidade de julgamento, elemento fundamental de toda a democracia.
Em 2002 a UNESCO institui o “Dia Mundial da Filosofia” que passa a ser celebrado na terceira quinta-feira do mês de novembro para dar visibilidade à filosofia em todo o mundo, com especial destaque para os países onde não é ensinada na escola. Esta iniciativa tem como objetivo não só consciencializar a comunidade internacional para a importância do questionamento filosófico, no diálogo entre os povos e na construção da condição humana livre e responsável, como também promover a reflexão pessoal construtiva e autónoma.
Ao longo do tempo a filosofia inscreveu-se em textos mas também se expôs e inscreveu em milhares de imagens. Para assinalar esta data, este ano os alunos do secundário da escola Garcia de Orta, fizeram uma pesquisa de motivos iconográficos e reflexões filosóficas com mensagens significativas no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina, lecionados em contexto de sala de aula. Porque a filosofia não é uma mera transmissão de conhecimentos e de ideias feitas mas antes uma prática do desenvolvimento da capacidade de pensar, celebramos este dia com a exposição de símbolos em diversos espaços da escola.
Parabéns a todos os que colaboraram de forma empenhada quer na pesquisa, quer na montagem da exposição. Lanço agora um desafio: - Dos símbolos apresentados qual é o vosso preferido? Porquê? Ficamos a aguardar as vossas respostas, no final das fotos.... no espaço reservado aos comentários!
Prof. Raquel Pereira
O símbolo de Yin Yang é o meu símbolo preferido da Filosofia, porque este símbolo reflete a união e o equilíbrio.
ResponderEliminarA filosofia deste símbolo diz que para termos corpo e mente saudável é preciso estar em equilíbrio entre o Yin e o Yang.
Maria Veloso Branco n°19 10°J
O meu símbolo favorito da filosofia é a coruja (ave de Minerva), pois esta tem a capacidade de, com os seus olhos grandes, ver na escuridão. Além disso a sua cabeça gira até 180 graus, ou seja, consideramos que a sua visão é completa.
ResponderEliminarA filosofia deste símbolo consiste em ver o que ninguém consegue ver.
Joana Santos nº6 10ºG
Um símbolo que me despertou grande atenção foi a Rosa dos Ventos.
ResponderEliminarPor nos indicar os pontos cardeais, a Rosa dos Ventos pode significar a necessidade de mudanças e de encontrar uma nova direção,um caminho a seguir.
-Bárbara Veríssimo,n4, 10°C
A filosofia possui bastantes símbolos com uma grande história e elevado interesse, porém, o meu símbolo filosófico preferido é a Coruja de Atenas, símbolo da erudição, sabedoria e perspicácia, elementos essenciais na prática da filosofia (pensamento crítico).
ResponderEliminarAtenas, Deusa da Sabedoria segundo a mitologia grega, é representada por uma coruja, sendo que tal animal foi escolhido pelos gregos antigos para representar a Atenas, principalmente, pela grande dimensão dos olhos da coruja, que representam uma elevada erudição.
Porém, não foi só o tamanho dos olhos que chamou mais à atenção dos gregos antigos.Aliás, a característica mais notável da coruja é a sua visão noturna, permitindo que esta se oriente durante a noite para caçar o seu alimento e sobreviver. Isto é, segundo a filosofia, a visão noturna da coruja permite-lhe ver mais longe, impedindo-a de cair nos preconceitos mundanos, e permitindo a saída (Alegoria da Caverna de Platão) à procura da sabedoria.
Em suma, a procura da sabedoria é tão importante para o homem como o alimento para a coruja.
Francisco Campos, nº12, 10ºC
O meu símbolo preferido da filosofia é a coruja, que simboliza a sabedoria. Ela vê no escuro com os seus olhos enormes e a sua cabeça consegue girar 180 graus, vendo o que os outros animais não podem ver.
ResponderEliminarPretende conseguir entender o mundo mesmo nos seus momentos mais negros.
Catarina Correia nº3 10ºJ
O meu símbolo favorito da filosofia é a coruja, ave de Minerva (deusa romana, sendo a deusa Athena para o povo grego).
ResponderEliminarA coruja simboliza a sabedoria e vê na escuridão. Este animal tem uns olhos enormes e uma cabeça que é capaz de girar 180 graus, tendo uma visão completa à sua volta. Assim consegue ver o que os outros animais não conseguem .
Tal como a coruja que apesar de viver na escuridão consegue ver à noite e até ver coisas que os outros animais não conseguem , a filosofia é uma disciplina cujo objetivo é conhecer e perceber o mundo que nos rodeia combatendo a ignorância , como se o conhecimento fosse a luz em contraposição à ignorância simbolizada pela escuridão.
Como a coruja, o filósofo também tenta procurar de forma constante a verdade das coisas mesmo que outros , por ignorância , considerem que tudo o que vemos é verdadeiro.
Beatriz Figueiredo n°14,10°G
O “Ponto de interrogação” é o meu símbolo preferido da filosofia pois simboliza na perfeição a relação entre o filósofo e a filosofia. O filósofo questiona-se por amor à filosofia, daí esta minha preferência.
ResponderEliminarAntónio Fonseca n°5 10F
O símbolo da filosofia que me desperta maior interesse é o «Pensador de Rodin». Nu, de forma a despir-se dos preconceitos da sociedade e solitário, o pensador representa a atitude reflexiva que particulariza a filosofia. Aqui, a roupa é vista como um «filtro», que impede o pensamento coerente e racional.
ResponderEliminarBenedita Vilas Boas, nº6, 10ºC
Considero a coruja o símbolo que melhor caracteriza a Filosofia. Auxiliada apenas pela luz da lua, dotada de uma excecional acuidade visual, a coruja vê o que os outros animais só conseguem com a luz do sol. O facto de possuir esta invulgar capacidade de ver e de se orientar na escuridão, é o que faz deste animal um símbolo da Filosofia e do conhecimento racional. Tal como a Filosofia, a coruja simboliza o questionamento e a reflexão que domina as trevas e a capacidade de obter o conhecimento para lá das sombras, sair da caverna.
ResponderEliminarRita Malafaya Oliveira Nº28 10ºC
O símbolo que caracteriza a Filosofia que mais me suscita interesse é o "Pensador de Rodin"
ResponderEliminarO homem representado na estátua não tem roupa, estando assim livre de preconceito para começar a expandir o seu pensamento.Para além disso, está isolado das outras pessoas e dos pensamentos que esses indivíduos lhe possam transmitir
Por fim, o rosto deste "pensador" que está concentrado,pensativo e afastado de tudo o que o rodeia é bastante curioso
José Diogo Machado nº16 10ºC
A meu ver a estátua do escultor francês Rodin, denominada “Pensador” é sem duvida a mais interessante. Nu e solitário, de olhos fechados, sentado com o queixo apoiado no punho direito e o braço esquerdo descaído sobre o colo, o pensador é tomado como símbolo da atitude reflexiva que particulariza a filosofia. Outro facto muito interessante é que o facto de este homem estar nú mostra-nos que não tem qualquer preconceito ou ideia pré formada. É sem duvida o símbolo mais fácil de associar e entender na atualidade, uma vez que utiliza a figura humana para representar a filosofia.
ResponderEliminarRita Cardoso n 22 10 F
A filosofia utiliza a reflexão pessoal (argumentação), tendo como objeto de estudo a totalidade do real, ou seja, este é ilimitado. A filosofia apresenta inúmeros símbolos para a representar, contudo, o meu preferido é a pintura de Rafael "a Escola de Atenas" visto que simboliza o diálogo entre posições e teses opostas.
ResponderEliminarAna Rita, 1, 10ºJ
O símbolo que na minha opinião retrata melhor a atitude filosófica é a estátua de Rondin, "Pensador".O pensador ,que se encontra sozinho e despido, é visto como símbolo do método refletivo.Este trata-se de um símbolo rico mas controverso.Por um lado, a atividade pensativa do homem leva que este se recolha sobre si mesmo de modo a se submeter ao seu próprio juízo, a crítica da realidade que o rodeia.Por outro, a dimensão solitária dos seus pensamentos , faz com que estes não sejam compartilhados com alguém, logo são inúteis para a sociedade.
ResponderEliminarInês Sousa n°14 /10° C
ResponderEliminarO mais antigo símbolo da filosofia é a chamada ave de Atena. Essa ave noctívaga que é a coruja, cuja nota distintiva é a de se levantar ao anoitecer e andar vigilante e activa pela calada da noite.
Auxiliada apenas pela luz da lua, dotada de uma excepcional acuidade visual. É essa invulgar capacidade de ver e de orientar no mundo das trevas que faz dela um símbolo da filosofia e do conhecimento racional: a coruja, tal como a filosofia, simboliza a reflexão que domina as trevas ou a capacidade de obter conhecimentos para lá das sombras.
Daí ser o meu símbolo preferido.
Mariana Costa 10°B n°22
O meu símbolo favorito da Filosofia é a coruja. Esta simboliza a sabedoria. Quando um Deus aparecia com uma coruja do lado era representado como sábio. A coruja consegue ver na escuridão e a sua constituição física permite que o seu pescoço rode 180 graus o que leva a que ela veja coisas que os outros animais não conseguem ver.
ResponderEliminarAssim como a Filosofia que procura a verdade através de vários ângulos.
Ana Rocha Nº3 10ºG
O meu símbolo favorito da filosofia e o símbolo de Yin Yang. Yin e Yang são duas energias opostas, onde Yin representa a escuridão e Yang a claridade, que têm de achar o equilíbrio entre as duas energias. As duas esferas dentro do símbolo simbolizam a ideia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta-se dentro de si um sentimento oposto.
ResponderEliminarA meu ver, o símbolo que retrata melhor a filosofia é o "Pensador de Rodin". Esta escultura representa com clareza a meditação e a introspeção, caraterísticas da filosofia. Contudo este é um símbolo bastante controverso, uma vez que o homem representado se encontra despido e sozinho, transmitindo assim uma ideia de reflexão solitária, que contraria o espírito da filosofia de partilha com a comunidade.
ResponderEliminarLeonor Alves; nº17; 10ºC
A meu ver, o símbolo que melhor retrata a filosofia é o "Pensador de Rodin" pois retrata um homem nu, refletindo/pensando. O facto de estar nu tem a ver com não estar sobre qulquer inflluência de roupas, estilos e opiniões. Existe ainda um pormenor que me chama muito a atenção que é o facto de Rodin ter um corpo muito musculado que poderia usar para lutar contra tudo e contra todos mas no entanto está diminuido a simplicidade do pensamento e da reflexão que são características importantíssimas para a filosofia.
ResponderEliminarAntonio Rocha nº2 10ºK
Na minha opinião, o símbolo que melhor representa a filosofia é a estátua de Rodin, de nome O pensador. O pensador mostra-se nu e de olhos fechados, ou seja, despido de preconceitos, permitindo assim que este tome uma atitude reflexiva, que particulariza a Filosofia, sem cair em erro.
ResponderEliminarPedro Morujão, n 27, 10 C
O simbolo yin yang é o meu simbolo preferido. Yin yang são duas energias opostas onde yin representa a escutidão e yang a claridade tentando manter o equilíbrio entre essas duas energias.
ResponderEliminarMariana Afonso 10G n°21
O símbolo que mais me cativou foi a estátua de Rodin. Denomindada de "O Pensador",nú, de olhos fechados numa posição pensativa, representa o método reflexivo da filosofia. A sua nudez contrasta com a extensão ilimitada do seu íntimo.
ResponderEliminarSimilarmente com a filosofia, que é a procura do saber por amor, "O Pensador" apresenta uma expressão interrogativa caracterizadora do pensamento de todos os filósofos.
Maria Ribeiro 10C n18
O símbolo da filosofia que mais me desperta interesse é a estátua do escultor francês Rodin, denominada “O Pensador”. Nu e solitário, de olhos fechados, sentado com o queixo apoiado no punho, o pensador é tomado como símbolo da atitude reflexiva que particulariza a filosofia na procura do conhecimento por amizade. A nudez significa a necessidade que o homem tem de se libertar de qualquer influência da sociedade marcada por ideias feitas e estereótipos sem sentido lógico e muitas vezes manipulares.
ResponderEliminarSofia Oliveira, n°26, 10°G
De todos os símbolos que podem caracterizar a filosofia, do meu ponto de vista melhor é o quadro do pintor italiano Rafael reproduzido com grande frequência nas obras filosóficas, cujas figuras centrais são Platão e Aristóteles. Nesta figura Platão, apontando para o alto, recorda, tal como na filosofia, que é próprio do ser humano elevar-se acima das terrestres preocupações e contemplar os valores espirituais, morais, estéticos, políticos, etc.
ResponderEliminarAristóteles, por seu lado, estendendo o braço com a palma da mão voltada para baixo, indica que o ser humano é daqui, pondo em destaque a dimensão. O quadro pode também ser tomado como símbolo do diálogo que se trava na história da filosofia entre posições e teses frequentemente opostas a exigirem ponderação dialógica.
Gonçalo Coelho 10C
Existem muitos símbolos para a caracterização da filosofia, porém no meu ponto de vista , o "Pensador de Rodin" é o de maior relevância pois retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna. A escultura encontra-se nua e de olhos fechados para mostrar que está despido de preconceitos .
ResponderEliminarBenedita Nunes nº4 10ºB
O símbolo da filosofia que mais me desperta curiosidade e interesse é, sem dúvida, a Coruja de Atenas que representa sabedoria, perspicácia e erudição. Visto que a coruja se foca muito numa das principais características da filosofia, o amor e interesse pelo saber, considero que esta é a que melhor a representa.
ResponderEliminarMaria Júdice, n19. 10C
Dentro dos símbolos da filosofia o símbolo que me desperta mais interesse é o Yin Yang.
ResponderEliminaro símbolo Yin Yang é uma representação da dualidade presente na natureza, assim, o Yin, que é o lado preto, representa a calma, intuição, sombra, lua e mulher. Enquanto o Yang, o lado branco, simboliza energia, racionalidade, luz, sol e homem. A ideia central deste símbolo não é retratar elementos pré-determinados, mas sim mostrar o equilíbrio existente entre coisas que são opostas, contudo complementares, funcionando de maneira equilibrada.