Há condicionantes na ação humana?





Na ação humana há condicionantes que nos impõem limites, barreiras, obstáculos, a nível interno ou externo, interferindo na nossa possibilidade de escolha. A nível interno as condicionantes físicobiologicas dizem respeito à estrutura e organização da fisiologia humana e da sua constituição genética. A nível externo as condicionantes socioculturais dizem respeito aos valores, princípios, regras e tradições, situados num espaço e numa sequência temporal, aprendidos e interiorizados pelo sujeito ao longo do processo de socialização do sujeito. Por último, temos ainda as condicionantes psicológicas da ação ligadas a traços da personalidade fundamentais na forma como interpretamos, reagimos e respondemos a situações/estímulos exteriores.

                                                                                 Ana Vitória Costa 10ºF/nº3

Comentários

  1. Neste texto podemos levantar uma outra questão que se prende com a liberdade do homem. A liberdade de acção do homem não é uma liberdade plena, mas sim condicionada.
    Podemos ainda considerar que o conceito de liberdade de acção do homem tem haver com a liberdade de escolher de que forma atua, depois de conhecer todos os pressupostos e consequências da sua ação, de acordo com todas as condicionantes externas e internas referidas no texto.

    Maria Negrão nº 21 , 10ºC

    ResponderEliminar
  2. Há 3 grandes condicionantes da ação humana, as condicionantes fisicobiologicas, socioculturais e psicológicas.
    Dá-se o nome de condicionantes fisicobiologicas aos limites e possibilidades ligadas ao património genético do homem, que se carateriza por ser aberto e flexível. Isto é, suscetível à adaptação do meio, podendo assim dizer-se que somos “programados para aprender” e ultrapassar os problemas.
    Os condicionantes socioculturais caracterizam-se por serem possibilidades e limites ligaria à maneira como dependemos do meio social e cultural na nossa vida. Este que acaba por moldar os nossos comportamentos definindo o que é certo e o que é errado desde que nascemos.
    Por fim, as condicionantes psicológicas estão relacionadas com os limites que estão ligados à nossa personalidade, maneira de ser, modo como interpretamos e o que respondemos. Ou seja, a forma como a nossa mente funciona.
    Rita Cardoso 10 f n 22

    ResponderEliminar
  3. Os condicionantes da ação humana são: fisicobiológias, socioculturais e por fim, psicológicas.
    As condicionantes fisicobiológias caracterizam-se como abertas à adaptação e mudança.
    As condicionantes socioculturais caracterizam-se como condicionantes que nos fazem ser influenciados pelo meio em que crescemos e vivemos. As condicionantes psicológicas estão relacionadas à nossa forma de ser (a nossa personalidade).
    Maria Veloso Branco n°19 10J

    ResponderEliminar
  4. Na ação humana existem condicionantes e estas podem ser: psicológicas, socioculturais ou fisicobiológicas. As condicionantes podem ser ultrapassadas.

    Mariana Costa 10b n22

    ResponderEliminar
  5. Os libertistas, apesar de crerem que o homem tem livre-arbítrio aceitam que a liberdade de que eventualmente dispomos não é absoluta, mas situada e condicionada por condicionantes fisico-biológicas, socio-culturais e, por último, por condicionantes psicológicas. Assim, os libertistas consideram que há condicionantes na ação humana, mas a existência destas, não implica a inexistência de livre-arbítrio.

    José Penha nº14, 10ºF

    ResponderEliminar
  6. Os condicionantes da ação são fatores que influenciam a ação, ou seja têm peso nas nossas decisões mas não as determinam causalmente. São ações que derivam da nossa vontade e apesar das circunstancias, do peso de vários fatores e das nossas limitações, são causadas pela nossa intenção de as levar a caso.

    Joana Sousa, Nº11, 10ºK

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada