O que é o determinismo moderado?


O determinismo moderado é uma teoria compatibilista que afirma que o Homem é livre, mas também determinado, ou seja, há livre-arbítrio e determinismo. Também chamamos esta teoria de compatibilismo, uma vez que concilia tanto princípios do determinismo radical como do libertismo, duas teorias incompatibilistas. Assim, segundo Dean Hamer, “A compreensão dos genes não significa que tenhamos de nos resignar a qualquer destino pré-programado”.
Apesar de tudo, há quem não concorde com os ideais do compatibilismo, levantando objeções contra a teoria. Uma dessas críticas assenta na ideia de que o determinismo moderado não distingue claramente as ações livres das ações não livres.
Perante o dilema da liberdade nas nossas ações, é frequente a confusão entre condicionantes e determinantes da ação. Portanto, farei agora uma distinção entre esses conceitos: as condicionantes da ação são limites que fatores internos e externos lhe impõem, não afetando a nossa vontade e sujeitos a contrariação pela razão; as determinantes da ação levam-nos a agir independentemente da nossa vontade, ou seja, não podem ser contrariadas pela razão.
Agora focar-me-ei apenas nas condicionantes da ação, que, como já vimos, constituem limites à ação. Estas condicionantes podem ser físicas, socioculturais ou psicológicas. As condicionantes físicas estão ligadas ao património genético. Não nascemos para viver debaixo de água nem para voar, mas podemos nascer com propensão para certas doenças ou características. No que toca às condicionantes socioculturais, o Homem é criado e educado de acordo com a cultura e sociedade em que vive. No que diz respeito às condicionantes psicológicas, o Homem age de acordo com a personalidade. Porém, tudo isto pode ser ultrapassado pela razão: conseguimos voar em aviões, viver debaixo de água em submarinos, desafiar os nossos costumes e tradições e tentar falar em público mesmo sendo introvertidos.

André Mota
Nº3
10ºI

Comentários

  1. O determinismo moderado é uma teoria compatabilista que defende que há liberdade e que há determinantes, ou seja, que as nossas ações são ao mesmo tempo livres e determinadas. Para os deterministas moderados, somos livres quando as nossas ações se baseiam nos nossos próprios desejos sem que sejamos constrangidos.

    Jasmine Viesulas n13 10F

    ResponderEliminar
  2. O determinismo moderado realça a compatibilidade entre o livre-arbítrio e o determinismo. Segundo estes, a liberdade humana interliga-se com as leis que determinam no universo. As ações derivam das leis da natureza mas algumas acabam por ser livres. Afirmar que uma parte das ações está determinada não quer dizer que o determinismo não existe.Por fim estes defendem que as ações/interferências livres se baseiam nas nossas crenças desejos.
    Constança Navio, n6, 10F

    ResponderEliminar
  3. O determinismo moderado é uma das teorias relativamente ao dilema do livre-arbítrio. Esta teoria é compatibilista já que reúne ideias tanto do determinismo radical como do libertismo, (concílio de duas teorias incompatibilistas) afirmando assim que o homem é determinado pela sua cultura e dimensão biológica, no entanto consegue tomar decisões.

    Duarte Proença de Carvalho n12 10I

    ResponderEliminar
  4. O determinismo moderado é também chamado de compatibilismo visto que apoia ambas teorias:Determinismo e Libertismo.Defende que apesar de sermos influenciados de várias formas, a escolha final será sempre nossa, afirmando assim que há ações livres desde que sejam baseadas em crenças e pensamentos do sujeito.

    Bianca Carvalho 10ºK nº23

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada