QUAL O VALOR E A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA?


A filosofia é uma permanente inquietação e curiosidade perante tudo o que nos rodeia. Segundo Stuart Mill a filosofia é "um confronto de ideias" e, no memo alinhamento, segundo Karl Yaspers é "estar a caminho". A filosofia é assim a busca do saber e não a sua posse.
    A interrogação filosófica distingue-se da interrogação científica através do seu método que é o uso de argumentos, como refere N.Warburton "A sua característica mais marcante é o uso de argumentos lógicos", e através do seu objeto de estudo que é a totalidade do real. A ciência, por sua vez, preocupa-se com problemas que têm ou irão ter uma resposta objetiva e o seu método é a experimentação com base na demonstração objetiva e impessoal. Pelo contrário, os problemas filosóficos são questões polémicas que não têm uma resposta fechada, estão sempre abertas a outros pontos de vista e novos argumentos marcados pela subjetividade.
    Geralmente as pessoas começam a filosofar quando se deixam levar pelo espanto e admiração dos fenómenos mais pequenos, o filósofo é cronicamente insatisfeito, não assume qualquer opinião sem exaustivamente analisar todos os argumentos de todas as posições.
    Concluindo, a filosofia estuda a totalidade do real, usando argumentos baseados numa atitude de insatisfação e anti-dogmatismo, servindo assim para uma reflexão crítica, pessoal e autónoma.
                      Duarte Proença de Carvalho n12 10I

Comentários

  1. A filosofia é importante pois ajuda-nos a abrir a mente, a pôr em causa as mais variáveis questões nas diferentes circunstãncias. Leva-nos a deixar de acreditar em tudo sem discutir e sem por em causa só porque nos é dito, só porque nos dizem que está correto (por exemplo os políticos). Começando uma reflexão pessoal, pomos em causa a seguinte dúvida: quem são eles para nos dizerem o que está correto ou não? E é aí que entra a atitude filosófica, a vontade de saber mais, a procura e o amor pelo saber, o tão importante pensamento autónomo.

    ResponderEliminar
  2. A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.
    A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade, é um olhar para dentro de nós mesmo, está sempre a procura de respostas, é um ato filosófico de o homem refletir, criticar e argumentar o pouco conhecimento que tem diante desde mundo imperfeito e maravilhoso que vivemos.

    André Sá n°3 10°J

    ResponderEliminar
  3. A filosofia esta muitas vezes presente na nossa vida por exemplo quando fazemos uma reflexão pessoal e nos questionamos-nos de perguntas sem respostas. É nesses momentos que se começa a filosofar e a tentar entender responder a essas questões com as nossas ideias e pensamentos.
    Carlos Bravo 10J

    ResponderEliminar
  4. A filosofia ajuda-nos a perceber o porquê das coisas se alterarem. Não basta ter um conhecimento técnico e especializado, pois é necessário ter um conhecimento global, para conhecermos melhor o mundo que nos rodeia. A filosofia é uma forma de educação que ultrapassa os conhecimentos adquiridos (saber transmitido pelos pais e pela sociedade), tendo como objectivo a educação do pensar que nos leva a reflectir e a problematizar assuntos do nosso dia-a-dia. Isto leva-nos a perceber melhor o quotidiano e a adquirir-mos o nosso próprio conhecimento. Afonso Castelo Branco 10J

    ResponderEliminar

  5. A filosofia ajuda-nos a perceber o porquê das coisas se alterarem. Não basta ter um conhecimento técnico e especializado, pois é necessário ter um conhecimento global, para conhecermos melhor o mundo que nos rodeia. A filosofia é uma forma de educação que ultrapassa os conhecimentos adquiridos (saber transmitido pelos pais e pela sociedade), tendo como objectivo a educação do pensar que nos leva a reflectir e a problematizar assuntos do nosso dia-a-dia. Isto leva-nos a perceber melhor o quotidiano e a adquirirmos o nosso próprio conhecimento. Afonso Castelo Branco 10J

    ResponderEliminar
  6. A filosofia está muitas vezes presente na nossa vida por exemplo quando fazemos uma reflexão pessoal e nos questionamos sobre coisas para as quais não conseguimos dar resposta. Há perguntas sem respostas e por isso o homem procura o conhecimento. É nesses momentos que se começa a filosofar e a tentar entender para responder a essas questões com as nossas ideias e pensamentos.
    Carlos Bravo 10J

    ResponderEliminar
  7. A filosofia, (do grego, “amor à sabedoria”) poderá ser definida como uma ambição insaciável pelo alcance do saber. Esta ajudar-nos-á na organização de forma lógica do nosso raciocínio para, assim, conseguirmos definir a nossa posição num confronto de ideias e sabermos avaliar a validade argumentativa de terceiros.
    Um filósofo é aquele que procura o conhecimento por si, embora afirmando nunca possuir a sua posse, movido pela curiosidade e a inquietação em relação à realidade. Este colocará a sociedade e fenómenos em causa, criticando-os e questionando-se sobre os mesmos.
    O filosofar começa a partir do momento em que algo nos chama à atenção, causado por sentimentos tais como a interrogação, ciúme, medo, angústia, entre muitos outros, que nos levam a sentir a necessidade de pensar e refletir sobre o caso.
    Na verdade, embora no início da sua aprendizagem os jovens não reparem, a filosofia é e sempre será uma disciplina bastante útil. Quem domina a filosofia, um pensamento bem fundamentado, a arte de bem falar (eloquência), conseguirá situar-se devidamente no seu caminho na sociedade e, eventualmente, sobrepor-se.

    Filipa Teixeira, nº13 10ºI

    ResponderEliminar
  8. A filosofia está em todo o lado.Partilho da opinião de A. George que diz que desde sempre filosofamos, até sem nos apercebermos:”Do jardim de infância à casa de repouso”.Fazemos perguntas e criamos questões cujas respostas não alcançamos, desistindo destas eventualmente!Com o tempo são apenas “causas perdidas”, já esquecidas.Mas é aqui que entra a filosofia, que cria este espaço para continuarmos a refletir e nos ensina a pensar além de estereótipos e preconceitos.De perguntas banais, surgem grandes questões filosóficas, basta darmos uma oportunidade ao pensamento crítico, partindo para cada questão com uma mente aberta.

    Bianca Carvalho n°5 10°I

    ResponderEliminar
  9. Como dizia Kant, "filosofar é ousar pensar por si". Todos nós temos um conjunto de crenças que nos foram passadas e filosofar é atrevermo-nos a questioná-las. É não aceitarmos passivamente um preconceito, mas sim pensarmos de forma lógica sobre ele, obtendo um juízo bem formado e fundamentado, que passará a ser, assim, "o nosso juízo".
    Por fim, a filosofia é é uma mais valia, pois ajuda-nos a pensar por nós e a pensar bem, sendo isto importante para a nossa formação como seres humanos. Permite-nos viver uma vida boa e valiosa.

    ResponderEliminar
  10. O método filosófico e o método científico são distintos uma vez que as respostas aos problemas filosóficos não podem ser obtidos através do uso de instrumentos científicos. A experiência e a experimentação não nos podem ajudar a resolver os problemas da filosofia. Para responder as questões filosóficos, necessitamos da troca de argumentos, da discussão de ideias e da reflexão. A filosofia, ao contrario da ciência, baseia-se fundamentalmente no pensamento.
    Jasmine Viesulas 10F n13

    ResponderEliminar
  11. A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela ajuda-nos a desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade, é um olhar para dentro de nós mesmo, está sempre a procura de respostas, é um ato filosófico de o homem refletir, criticar e argumentar o pouco conhecimento que tem diante desde mundo imperfeito e maravilhoso que vivemos.

    ResponderEliminar
  12. A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade, é um olhar para dentro de nós mesmos, está sempre a procura de respostas, é um ato filosófico de o homem refletir, criticar e argumentar o pouco conhecimento que tem diante desde mundo imperfeito e maravilhoso que vivemos. Ela desafia-nos a despertar o nosso espírito critico, para que possamos ter uma visão clara diante dos fatos da vida e dos extremos da natureza humana como a vida e a morte.
    Rodrigo Alves 10ºF nº26

    ResponderEliminar
  13. A filosofia é uma forma de educação que ultrapassa os conhecimentos adquiridos, tendo como objectivo a educação do pensar que nos leva a reflectir e a problematizar assuntos do nosso dia-a-dia. Isto leva-nos a perceber melhor o quotidiano e a adquirirmos o nosso próprio conhecimento. Está muitas vezes presente na nossa vida por exemplo quando fazemos uma reflexão pessoal e nos questionamos com perguntas sem respostas. Mª Carolina Almeida Nº21 10ºJ

    ResponderEliminar
  14. Podemos imaginar um filósofo como uma pessoa que vai andando por um caminho e ao longo deste vai adquirindo conhecimento.
    Segundo António Sérgio a filosofia é a atividade da "elucidação de problemas", isto é, a filosofia ajuda a tornar claras as perguntas às quais não encontramos uma resposta fácil, aquelas sobre as quais refletimos no nosso dia a dia. A filosofia ajuda nos a encontrar uma reposta a essas questões através de argumentos que sustentem a nossa tese.
    Joana Gagliardini, 10°f

    ResponderEliminar
  15. A filosofia é fundamentalmente uma atitude de dúvida,questionamento, problematização, insatisfação fruto da curiosdade,do espanto e da admiração que o homem sente frente ao mundo que o rodeia.Aquele que têm uns pingos de filosofia nunca está satisfeito com as soluções encontradas, quer sempre ir mais além,ir á raiz dos problemas.É aaui que reside o valor da filosofia neste exercício constante no espírito crítico e problematização sobre a totalidade do real.
    "Filosofar é estar a caminho."
    Ao questionarmo-nos e procurar-mos responder aos problemas colocados constatamos a importância da filosofia.
    "Viver sem filosofar é ter os olhos fechados sem nunca os tentar abrir."
    Francisco Tavares 10°j n°10

    ResponderEliminar
  16. A filosofia estuda matérias abertas e polémicas como a ética, a religião, a política, o conhecimento, a lógica, a metafísica, entre outras, ou seja, estuda matéria a qual a ciência não consegue responder. A Filosofia tem como objetivo ir para além do saber já conhecido, argumentando e reflectindo os problemas não empíricos.
    Maria Marques, 10°J, n°23

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada