O QUE É A FILOSOFIA? O QUE A DISTINGUE DA CIÊNCIA?

A Filosofia é uma "forma de pensar acerca de certas questões". Nascida no século VI a.C., com uma vertente mais científica, "renasceu" no século seguinte focando-se no estudo da antropologia em que a personalidade destacada foi Sócrates.
Esta disciplina tem como objetivo a "elucidação de problemas"- como disse António Sérgio - tal como a abertura das mentes humanas para a compreensão de diversos temas e a tentativa de implementação de um espírito crítico bem sustentado. Vários filósofos apresentam a sua opinião quanto às situações que podem originar o ato de filosofar. Essas podem ser a dúvida - por situações desconhecidas - a angústia - pelo desconhecimento de soluções - ou as situações-limite - quando se atinge um extremo e os sentimentos são intensos.
Os problemas filosóficos nascem quando pomos em causa tudo o que anteriormente adquirimos como sendo verdade, sujeitando essas crenças a uma discussão de ideias e possíveis contra-argumentos. Estes distinguem-se dos problemas científicos por várias razões. Enquanto que os segundos são empíricos, podendo ser comprovados pela investigação e experimentação, os outros não o são, sendo sujeitos a um confronto e debate de várias teses. Distinguimo-los também pelo facto dos problemas filosóficos serem abertos (não satisfazendo todos os entendidos quanto à sua veracidade), subjetivos e sem solução científica, por oposição aos científicos que se caracterizam por serem fechados, objetivos e com essa solução fechada. A Filosofia, contrariamente à Ciência, analisa problemas muito gerais e abrangentes, a totalidade do real e, como nos indica Warburton, a "perspetiva geral da vida".
A atitude que se adota ao estudar esta atividade é caracterizada pela subjetividade e independência em relação ao exterior e a outras teses. Isto significa que há uma autonomia no pensamento e, tal como dizia Kant, "filosofar é ousar pensar por si". Conseguimos observar também, como já referido, uma problematização radical, assim como uma curiosidade e procura incessante pelo saber. Este facto comprova-se quando quando analisamos a origem da palavra "Filosofia", que dividindo, obtemos "filo" - significado de amigo - e "sofia" - significado de sabedoria", indicando-nos um amor pelo saber. Contudo, a base desta atividade é o uso de "argumentos lógicos" para justificar as nossas teses e opiniões. Como podemos ver no texto de Warburton os filósofos "ou inventam argumentos, ou criticam os argumentos de outras pessoas ou fazem as duas coisas".
Concluindo, a Filosofia é o  estudo das várias formas de pensar sobre certas questões onde há a presença de uma multiplicidade de opiniões pessoais
e a sua justificação com o recurso a argumentos sólidos.

Francisco Guedes nº10 10ºF

Comentários

  1. O filosofo é insatisfeito porque tem a ambição de procurar a sabedoria para encontrar respostas. O filosofo nunca descansa e não se satisfaz com respostas vagas e simples. Também não se interessa por assuntos que hoje em dia são quase como dados adquiridos tal como crenças e ideais que possamos ter. O filósofo quer ir mais além e procura pormenores, detalhes, minúcias que escapam à maioria das pessoas. Por vezes por ser posto de parte porque as suas questões pretinentes e complexas acabam por ser incómodas daí que certas pessoas acabem por pensar que é uma "pedra no sapato" que desagrada a uma boa parte da sociedade.

    Vicente Outeiro Nr: 26 Turma: I

    ResponderEliminar
  2. A filosofia é o amor pelo saber, pelo que os filósofos são motivados pela procura de um conhecimento que, pelo menos por agora, não poderá ser conhecido ou compreendido, havendo por isso uma busca constante por uma verdade que, ao contrario da ciência, ainda não existe.
    É nisto que a filosofia difere da ciência, pois nesta podemos testar as teorias e questões que nos são colocadas através do método científico e receber assim uma solução definitiva e final à dita questão. No entanto a filosofia é diferente, pelo que as teorias e questões colocadas por uma pessoa, escola ou tendência podem apenas ser debatidas sem possibilidade de uma resolução definitiva.
    No entanto as questões que hoje não têm resposta, poderão amanha ser respondidas pela ciência perdendo assim o seu estatuto de questões filosóficas.

    Manuel Martins Nº 21 10º I

    ResponderEliminar
  3. A filosofia é o amor pelo saber, pelo que os filósofos são motivados pela procura de um conhecimento que, pelo menos por agora, não poderá ser conhecido ou compreendido, havendo por isso uma busca constante por uma verdade que, ao contrario da ciência, ainda não existe. a filosofia baseia se nisto pois assim podemos testar teorias que nos são colocadas pelo método cientifico. No entanto a filosofia é diferente porque as teorias colocadas podem ser debatidas sem resolução definitava.

    ResponderEliminar
  4. Enquanto que a ciência resolve problemas objetivos, técnicos, factuais, isto é, de reposta fechada, a filosofia trata de questões para as quais as respostas são abertas. Os problemas filosóficos resultam da reflexão sobre conceitos fundamentais em que se baseiam várias atividades humanas. Estas questões exigem a utilização de raciocínios compostos por juízos (premissas e conclusão) para chegar a uma reposta ao problema. Em síntese as questões filosóficas chegam a respostas abertas, já as respostas aos problemas científicos são fechadas.
    Joana Gagliardini, 10°f

    ResponderEliminar
  5. A filosofia é o pensamento crítico acerca de crenças básicas ou fundamentais. Para a filosofia, as nossas crenças e opiniões não podem ser aceites sem justificação. Ao apresentar um argumento, pretendemos defender uma ideia ou uma opinião através de razoes.
    A filosofia é uma forma de pensar acerca de determinadas questões, criticando-as e olhando com imparcialidade para todas as ideias, quer sejam nossas, dos nossos colegas ou de filósofos famosos.
    Jasmine Viesulas 10F n13

    ResponderEliminar
  6. A filosofia, tal como o próprio nome indica (philos+sophia), é o amor pelo saber, a procura do conhecimento. Esta, por sua vez, parte do senso comum porem questiona-o. Tem a capacidade de se distanciar do real e produzir juízos próprios e fundamentados sobre ele com carácter universal. Distingue-se da ciência por esta ter um conhecimento metódico e sistemático suportado em factos e verificações experimentais.
    Ines Vale 10f n22

    ResponderEliminar
  7. Ambas as áreas, tanto a filosofia como a ciência possuem uma importância fundamental para o desenvolvimento da sociedade, admitir que apenas um desses caminhos leva à verdade absoluta é errado e pode significar o retrocesso do conhecimento, pois muitas questões científicas possuem raízes de questionamentos filosóficos, bem como muitas indagações filosóficas partem de pressupostos que a ciência não consegue explicar de modo racional ou científico.
    Rodrigo Alves 10F nº26

    ResponderEliminar
  8. A ciência e a filosofia são duas áreas bem diferentes, com diversas características próprias. Podemos associar a ciência a qualquer conhecimento sistemáticos, isto é, ciência é o sistema de obter conhecimento com base no método científico através do recurso a pesquisas. A filosofia é o estudo dos problemas fundamentais associados à existência, aos valores morais e estéticos, ao conhecimento, à mente, à verdade e à linguagem. A filosofia diferencia-se das pesquisas científicas por normalmente não recorrer a processos empíricos nas suas investigações, interessando-se por problemas mais gerais.
    Constança Navio nº6 10ºF

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada