O que distingue a ciência do conhecimento vulgar?


O conhecimento da realidade pode assumir diferentes níveis: senso comum, filosofia ou ciência.  Este último nível contrasta com o senso comum ou o conhecimento dito vulgar por ser assistemático e imetódico, superficial e muitas vezes ingénuo. Perante uma situação inesperada apresenta respostas imediatas e funcionais com base na observação espontânea, com vista a resolver os problemas do dia a dia. Há quem defenda que esta forma de conhecimento empírico é um ponto de partida para um outro tipo de conhecimento mais complexo e aprofundado do real tal como é o conhecimento científico. Karl Popper assume este ponto de partida mas posteriormente há a necessidade de o analisar e refutar porque a crítica é um instrumento de progresso que o senso comum rejeita. Assim sendo, o conhecimento científico tenta explicar a realidade de um modo mais aprofundado. É um conhecimento sistemático e metódico, recorrendo a instrumentos de medida e a uma linguagem rigorosa afastando-se da simplicidade vulgar que usa uma linguagem corrente, muitas vezes ambígua e cheia de interpretações contraditórias. Uma das principais características do conhecimento científico é o seu caráter metódico.   Deste modo, a filosofia questiona-se sobre o método científico, deparando-se com o seu primeiro dilema: o problema da demarcação que consiste na procura do critério da cientificidade que distingue aquilo que é científico do que não é. Nesta medida, é científico o que tem conteúdo empírico e, na perspetiva de Popper pode ser falsificado. Kuhn não partilha desta ideia e afirma a  verificabilidade das teorias.
 Matilde Dincã, 11 J

Comentários

  1. Senso comum ou conhecimento vulgar é a forma conhecimento mais presente no dia a dia das pessoas, que não se preocupam prioritariamente com questões científicas, ou seja, não está preocupado com causas e fundamentos primeiro de algo, apenas faz afirmações, irrefletidas e imediatas. Contrariamente o conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados.
    Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria.
    Inês Barradas nº5 11ºJ

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  2. A ciência caracteriza-se por uma atitude crítica enquanto que o conhecimento vulgar por uma atitude dogmática. A ciência põe em dúvida e avalia as coisas que podem parecer óbvias, enquanto que o conhecimento vulgar aceita o que ouve e o que sente.
    Rodrigo Mota N°23 11°J

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  3. Entre estas duas formas de conhecimento existem várias características que os separam bem como a sua perspetiva relativamente ao que é realidade.
    O conhecimento vulgar ou senso comum é caracterizado como sendo prático devido à facilidade com que dá resposta aos problemas do quotidiano, para além disso é imetódico e assistemático visto não apresentar nenhum processo/método específico.
    Por sua vez, o conhecimento científico, contrariamente ao vulgar, desconfia dos sentidos e apresenta um método com vista a atingir um determinado resultado. Este é aprofundado e explicativo e manifesta-se numa atitude crítica. Apesar de distintos estes dois tipos de conhecimento complementam-se pois, segundo Popper o senso comum é como um ponto de partida para qualquer conhecimento mais aprofundado.
    Carolina Sottomayor n°14 11°j

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  4. Enquanto que o senso comum é o primeiro nível do conhecimento, a ciência está nos segundo nível. O senso comum, sendo um tipo de conhecimento superficial e elementar, contraria a profundidade e complexidade do conhecimento científico, não deixando este de ser prático e pragmático pelo seu carácter de rápida resolução de problemas do quotidiano. Por um lado, o comhecimento vulgar é indisciplinar e imetódico, ou seja, acontece espontaneamente e não por ser uma lei universal. Por outro lado, o método científico tem como base um conhecimento lógico-racional que procura a objetividade e a verdade na sua forma de construção sistemática e metódica.

    Beatriz Nascimento 11°K n°5

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