O que é o etnocentrismo?

No âmbito das atitudes face ao problema da diversidade cultural, surgiram várias perspetivas, o etnocentrismo ou monoculturalismo, o relativismo cultural ou multiculturalismo e o interculturalismo, posições distintas que pretendem servir como método de organização política e social. pretendo fazer uma abordagem em relação ao etnocentrismo (monoculturalismo).
Esta linha de pensamento defende a existência de uma cultura que se superioriza em relação às restantes ( hegemonia cultural), dominando-as ou até mesmo exterminando-as. A esta associam-se sentimentos de racismo, xenofobia, chauvinismo (nacionalismo extremo) e de intolerância em relação a práticas diferentes.
Um grande exemplo seguidor deste tipo de pensamento foi a Alemanha Nazi, que dominou e exterminou diversas culturas (das quais principalmente a judaica), impondo-se como um ideal, na defesa de uma atitude patriota extrema.
Filipa Teixeira, n 13 , 10 I

Comentários

  1. O etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence. Pode-se definir o etnocentrismo como uma atitude individual ou colectiva que coloca a etnia da qual se faz parte como eixo central de uma determinada interpretação ou concepção do mundo, conduzindo à crença de que a sua própria raça ou grupo étnico são superiores aos demais povos e raças que compõem a humanidade.

    André Sá 10J N3

    ResponderEliminar

  2. Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.
    Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas. Isso pode representar um problema, porque frequentemente dá origem a preconceitos e ideias infundamentadas.

    Rita Freitas 10J n27

    ResponderEliminar
  3. Segundo o etnocentrismo ou monoculturalismo, existe uma cultura superior ás outras e essa cultura deve controlar as outras todas ou então elimina-las.
    É, portanto possível dizer que o etnocentrismo é um pensamento xenofóbico e racista e extremista.
    Carlos Bravo nº8 10ºJ

    ResponderEliminar
  4. O etnocentrismo é uma teoria que nasceu na II Guerra Mundial, na Alemanha, com os Nazis. Estes, como é conhecido por todos, defendiam que a raça ariana -"(...) a linhagem mais pura dos seres humanos, constituída apenas por indivíduos altos, fortes, claros e inteligentes, ”, afirma o biólogo Danilo Vicensotto, da Universidade de São Paulo (USP)- era superior a todas as outras e que as restantes, ou seja, as que não tivessem incluídas nos padrões ditados por HItler, deviam ser extreminadas. Ora, é então nisto que o etnocentrismo se basea. Defende a superioridade de uma única cultura, ou seja, hegemonia, cultural e que as outras culturas devem ser extreminadas, sendo então uma atitude característica de quem só reconhece legitimidade e validade vigentes na sua cultura/ sociedade. Contudo, origina racismo, xenofobia e chauvismo.
    Maria Amante, nº23, 10ºJ

    ResponderEliminar

  5. O etnocentrismo consiste numa perspetiva que defende a superioridade de uma cultura relativamente a todas as outras. Tivemos exemplos muito claros disto ao longo da História, como foi o caso da Alemanha nazi, que aprisionava em campos de concentração judeus e as diferentes etnias. Como resultado, o etnocentrismo pode levar ao racismo, à xenofobia e, por vezes, até ao genocídio.

    André Mota
    N°3
    10°I

    ResponderEliminar
  6. O etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence. Pode-se definir o etnocentrismo como uma atitude individual ou colectiva que coloca a etnia da qual se faz parte como eixo central de uma determinada interpretação ou concepção do mundo, conduzindo à crença de que a sua própria raça ou grupo étnico são superiores aos demais povos e raças que compõem a humanidade.

    Carolina Almeida Nº21 10ºJ

    ResponderEliminar
  7. etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, pelas nossas definições em relação á existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, experimenta sentimentos de estranheza, medo, hostilidade.
    Afonso Castelo Branco N1 10J

    ResponderEliminar
  8. O etnocentrismo é uma visão centrada ou egocêntrica de uma cultura em relação as outras. Avalia as outras culturas a patir de si propria,dos seus valores e padrões de comportamento. Tende a impor os seus valores às culturas minoritárias. As suas consequências podem ser bem negativas:racismo ,xenofobia, nacionalismos exagerados como por exemplo o nazismo. É fundamental evitar estas atitudes dogmáticas.

    ResponderEliminar
  9. Etnocentrismo é um conceito antropológico usado para definir atitudes nas quais consideramos nossos hábitos e condutas como superiores aos de outrem.
    Isso acontece em todas as sociedades, devido aos preconceitos produzidos pela própria dinâmica cultural e que nos leva a adotar os padrões culturais que nos são familiares. A visão etnocêntrica é aquela que vê o mundo com base em sua própria cultura, desconsiderando as outras culturas ou considerando a sua como superior às demais.

    ResponderEliminar
  10. O etnocentrismo defende a incompreensão de uma cultura face a outras culturas, nascida de um sentimento de superioridade do seu próprio conhecimento. Esta atitude conduz a juízos de valor negativos, utilizando a própria cultura para julgar individuos de outra,ou seja, só reconhecem valores vigentes da sua cultura manifestando-se através da xenofobia; chauvinismo e racismo. Beatriz Oliveira nº4 10ºI

    ResponderEliminar
  11. O etnocentrismo é a dificuldade de pensar na diferença, ou seja, é o conceito atribuido a alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo.
    Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própia cultura melhores do que os das outras culturas. Isso pode representar um problema, porque frequentemente dá origem a preconceitos.
    Luísa Gonçalves 10ºI nº20

    ResponderEliminar
  12. O etnocentrismo traz uma ideia de julgamento e hierarquia de civilizações, o relativismo cultural procura considerar costumes e tradições como frutos de uma cultura específica, não leva em conta critérios morais de certo e errado ao estudar essas culturas.
    Diogo Trindade Nº9 10J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada