10J - QUAL A DIFERENÇA ENTRE A INTERROGAÇÃO FILOSÓFICA E A INTERROGAÇÃO NÃO FILOSÓFICA?

 



A interrogação filosófica levanta problemas que não têm solução científica, ou seja, as respostas aos problemas filosóficos não podem ser obtidas através do uso de instrumentos científicos. A experiência e a experimentação não podem ajudar-nos a resolver os problemas da Filosofia porque estes são problemas da existência.Ao contrário da filosofia, a interrogação científica desenvolve métodos próprios que respondem aos problemas que lhes interessa resolver como, por exemplo, "O que é a luz?", são problemas empíricos que implicam questões de resposta fechada.

Luís Lima, 11K

Comentários

  1. A filosofia pretende dar satisfação ao desejo de saber que caracteriza o homem.
    Enquanto que nas questões não-filosóficas, requerem uma resposta concreta, exata e com base científica… nas questões filosóficas, a nossa resposta é baseada na nossa interpretação e experiência, sem uma explicação factual, e que necessita de argumentos que consolidem a mesma. As questões filosóficas são abertas e promovem o debate e a reflexão crítica e estão em constante mutação.

    César Pereira, 10ºJ

    ResponderEliminar
  2. As questões filosóficas exigem bastante reflexão e não são objetivas, ou seja, não há uma resposta correta, dependendo sempre da opinião pessoal do filósofo.
    Enquanto que as interrogações não filosóficas têm uma resposta certa e particular, exigem conhecimentos e informações e, na maior parte das vezes, não são discutíveis.
    Podemos concluir assim que as questões filosóficas se distinguem das não filosóficas, porque são discutíveis e dependem da perspetiva de cada um.
    Luísa Caldeira, nº16, 10ºJ

    ResponderEliminar
  3. Uma pergunta não filosófica procura uma resposta fechada, científica e baseada em factos através de pesquisas e estudos. Enquanto que uma pergunta filosófica procura uma resposta aberta, que se baseia na opinião e nos argumentos de cada pessoa.

    ResponderEliminar
  4. Enquanto as questões filosóficas são mais abstratas, as não filosóficas tendem a ser questões mais concretas. As questões não filosóficas requerem respostas que vêm do conhecimento científico do Homem , mas as filosóficas não nos dão respostas concretas e necessitam de argumentação da nossa parte. Nas questões não filosóficas pode responder-se às perguntas com um simples SIM ou NÃO, no entanto nas questões filosóficas não existe errado nem certo, apenas a opinião de cada um.
    Maria Rita Sousa nº23 10ºJ

    ResponderEliminar
  5. As questões filosóficas são relativas às nossas crenças fundamentais, são de natureza conceptual e não empírica e são questões abertas porque cada filósofo tem a sua opinião e não existe uma resposta certa.
    As questões não-filosóficas são questões que só têm uma solução certa e exigem conhecimento e informação.
    Rino Onishi, n27, 10J

    ResponderEliminar

  6. As questões filosóficas são questões q não tem uma resposta certa, e também se conecta a outras questões. Esta está ligada com a crítica, admiração e experiência do sujeito levando a muitas respostas diferentes a mesma questão. Uma questão filosófica involve o autoconhecimento e a relação do sujeito com os outros ao seu redor.

    Maria Monteiro, 10J, n°24

    ResponderEliminar
  7. Os problemas filosóficos são de natureza conceptual na medida em que dizem respeito a conceitos: conceitos fundamentais, tais como a realidade, verdade, tempo, liberdade e justiça.
    Os problemas não filosóficos, não se resolvem na base de observação e na experiência, mas recorrendo ao pensamento. Não se resolvem através de métodos formais, mas através da reflexão crítica, da análise lógica e da argumentação racional.


    Francisco Santos, N9, 10J

    ResponderEliminar
  8. De um modo simples, uma pergunta filosófica tem a intenção de originar uma discussão, onde não há uma resposta concreta. São debatidas opiniões com argumentos que as apoiam para responder. De certa forma, são respostas que por si mesmas podem originar outras perguntas.
    Por outro lado, uma questão não filosófica tem uma resposta objetiva, que não pode ser discutida.
    Frederica Rocha, n°10, 10°J

    ResponderEliminar
  9. Uma questão filosófica é uma questão subjetiva, que não tem uma resposta concreta e fechada, enquanto que uma questão não filosófica tem uma resposta fechada e concreta, baseada em factos.
    Mafalda P.M., n.°17, 9.°C

    ResponderEliminar
  10. As questões filosóficas são perguntas com uma resposta aberta, visto que não requer uma resposta certa ou errada. Estas questões pedem uma reflexão pessoal e na maioria das vezes desencadeiam uma discussão crítica.
    Já as questões não filosóficas requerem uma resposta exata, baseada em fatos. Estas questões não são discutíveis.

    Benedita Fleming n°2 10°J

    ResponderEliminar

  11. Uma questão científica questiona sobre fatos da realidade e suporta-se em conhecimentos anteriores. Enquanto, as questões filosóficas levam-nos a refletir e a aplicar conceitos e envolvem todo o tipo de disciplinas obrigando-nos a ter um saber crítico sobre a totalidade do real. Ao contrário das questões científicas, estas não têm uma resposta fechada. Mariana Menezes n°25 10J

    ResponderEliminar
  12. Uma pergunta não filosófica procura uma resposta fechada, científica e baseada em factos através de pesquisas e estudos. Enquanto que uma pergunta filosófica procura uma resposta aberta, que se baseia na opinião e nos argumentos de cada pessoa.
    Maria João Ribeiro n°22 10°J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada