- ISTO É ARTE? PORQUÊ?

Das propostas aqui apresentadas nesta mini galeria, escolhe uma obra e procura responder à questão com base no enquadramento das teorias estudadas no âmbito da arte.Em alternativa, também podes escolher uma obra e explicar porque razão não se pode considerar arte fundamentando com base numa teoria.
Bom trabalho! 
Prof. Raquel Pereira


Gustave Klimt
Vasarely
Paula Rêgo

Vitória de Samotracea
Joana Vasconcelos
Picasso
Tríptico -arte sacra
Kandinsky
Brancusi

Arte sacra

Comentários

  1. A obra exposta na Fundação Bienal de Arte de Cerveira é arte segundo a teoria Institucional, uma vez que esta obra está exposta numa instituição. Por outro lado, não é considerada arte para a Teoria Histórica.

    Guilherme Gonçalves 11ºH nº9

    ResponderEliminar
  2. A obra de Vasarely não é considerada uma obra de arte segundo a teoria da imitação, pois não tem a capacidade de de imitar ou representar a realidade.

    Leonor Vaz, nº12 11ºH

    ResponderEliminar
  3. A teoria da arte como forma significante, também conhecida como teoria formalista, foi desenvolvida por Clive Bell, um filósofo do séc. XX. Esta é uma teoria essencialista, isto é, que defende a existência de propriedades intrínsecas comuns a todas as obras de arte.

    Ao contrário de vários filósofos, Bell explica que para descobrir a definição de uma obra de arte, não é relevante a emoção que o artista quis revelar na obra, mas sim a emoção que a obra desperta no sujeito que a aprecia. Essa emoção específica foi denominada de “emoção estética”.

    No entanto, para que as obras de arte provoquem a “emoção estética”, todas têm que apresentar uma característica em comum. Clive Bell chamou a essa propriedade de forma significante e afirmou que é arte toda a obra que possui uma forma significante. Esta é uma propriedade simultaneamente necessária e suficiente para uma obra ser arte. A forma significante acaba por ser uma combinação de elementos apresentados de um modo particular, suscitando emoções estéticas.

    A forma significante na pintura apresenta-se como uma combinação de linhas e cores.

    Neste sentido, na pintura “Jaune, Rouge, Bleu” de Kandinsky podemos observar uma excêntrica combinação de linhas e cores com grande intensidade que sugerem ao espectador uma explosão emocional.

    Por outro lado, verificamos que a obra pode ser divida em duas partes diferentes. O lado esquerdo da pintura apresenta uma composição mais geométrica, com recurso a linhas retas e finas, quadrados e retângulos. Neste lado mais rígido e estruturado, predomina o uso de cores claras como o amarelo. No lado direito, observamos uma grande linha curva que se estende sobre uma composição de figuras mais desorganizada e natural, que apela à emoção e ao movimento. Neste lado, predomina o uso de cores mais escuras como o vermelho e o azul. Muitos acreditam que o contraste entre as cores quentes e frias representa a passagem do dia para a noite.

    Assim, podemos afirmar que esta pintura de Kandinsky é considerada uma obra de arte segundo a Teoria da arte como Forma Significante.

    Chantal Gonçalves N.2 11ºC

    ResponderEliminar
  4. A obra de Kandinsky não é uma obra de arte segundo a teoria da imitação, pois não pretende e não consegue imitar ou representar a realidade.
    Benedita Mafra, 11H, n2

    ResponderEliminar
  5. A teoria da arte como imitação, defendida por Platão e Aristóteles, afirma que tudo o que é arte é feita pelo homem e imita algo. Afirma que quanto mais perfeita estiver a imitação, mais digna de admiração é a obra de arte.

    Segundo esta teoria podemos então concluir que a obra de Paula Rego não é considerada arte pois não representa a realidade.

    Rita Santos nº21 11ºH

    ResponderEliminar
  6. A obra de Vitória de Samotracea é considerada arte pela teoria da imitação/representação porque é capaz de representa com pormenor e detalhe a realidade.

    ResponderEliminar
  7. A obra de Kandinsky, segundo a teoria da forma significante, é considerada uma obra de arte. Neste quadro, podemos observar uma excêntrica combinação de cores e linhas com grande intensidade que sugerem uma explosão emocional.
    Teresa Fonseca nº11 11ºC

    ResponderEliminar
  8. A obra de Brancusi não é considerada arte segundo a teoria da arte como expressão, uma vez que o público não consegue captar os sentimentos que o autor tentou transmitir na sua execução.
    Isabel Teixeira nº5 11ºC

    ResponderEliminar
  9. A obra de Joana Vasconcelos pode ser considerada arte segundo a teoria institucional, dado que está exposta em Serralves (uma instituição do "mundo da arte").
    Diana Correia Nº4 11ºE

    ResponderEliminar
  10. A obra de Kandinsky (Jaune Rouge Blue), não é aceite no ponto de vista da teoria da arte como imitação.
    A teoria da arte como imitação é a teoria criada para definir as obras produzidas pelo Homem em que são imitadas perspectivas da Natureza e a ação do Homem.

    A tese desta teoria é: "Tudo o que é arte, imita e representa algo".

    Visto que a obra de Kandinsky não representa a realidade nem algum objeto, esta não pode ser aceita pela teoria da arte como imitação.

    Mas será que pode ser aceite pela teoria da arte como expressão?

    Sabendo que a tese desta teoria é: "As obras só são consideradas como arte se o espectador sentir emoções idênticas ás do artista quando a obra é criada", conseguimos verificar que, não conseguimos sentir as emoções do autor nem conseguimos captar o estado de espirito do próprio, logo, a obra de Kandinsky, também não é aceite pela teoria da arte como expressão.

    Bruno Ribeiro nº19, 11ºC

    ResponderEliminar
  11. A teoria da arte como representação é a mais antiga conceção sobre a natureza da arte, sugerindo que a sua função é a de representar alguma coisa. Aristóteles criou esta teoria, com intenção de aperfeiçoar a teoria da arte como imitação, criada por Platão.
    Vasarely era um artista de origem húngara, muito conhecido pelas suas obras de Op Art (a palavra Op Art deriva do inglês Optical Art e significa Arte Ótica). A Op Art é a representação do movimento através da pintura apenas com a utilização de elementos gráficos.
    Assim sendo, a obra de arte de Vasarely é aceite pela teoria da arte como representação, pois a Op Art é aceite por eta mesma teoria.
    Bernardo Medeiros nº3 11ºE

    ResponderEliminar
  12. A teoria da arte como imitação foi defendida por Platão e Aristóteles, esta afirma que tudo o que é arte é feita pelo homem e imita algo.
    Logo o quadro de Kandinsky não é arte pois não imita algo.


    António von Hafe nº2 11ºE

    ResponderEliminar
  13. Segundo a teoria de arte como expressão afirma que um objeto é uma obra de arte se e só se, além de ser um artefacto, exprima as emoções do artista e contagia as outras pessoas com o mesmo sentimento.
    Sendo assim, a obra "Marylin" de Joana Vasconcelos não está inserida na teoria da arte como expressão, uma vez que o espectador não consegue captar as emoções que o artista pretendia transmitir ao criar a obra.
    Luísa Sarsfield nº6, 11ºC

    ResponderEliminar
  14. Segundo a teoria institucional da arte, a obra de Brancosi é considerada arte uma vez que esta obra é um artefacto e está exposta numa instituição ou galeria de arte. Sendo assim atribuída a esta obra, o estatuto de arte por um avaliador de arte.

    ResponderEliminar
  15. Segundo a teoria da expressão, criada por Tolstoi e afinada por Collingwood, a obra de Vasarely, não é considerada uma obra de arte.

    Esta teoria tem como tese “ uma obra é arte se, é só se, expressar os sentimentos e emoções do artista”.

    Esta obra não transmite nenhum sentimento ou emoção, ou pelo menos, os recetores não os conseguem captar, pois para os recetores esta é apenas uma obra cheia de cores, não expressa nenhum tipo de sentimento.

    Por isso, segundo esta teoria, esta obra não pode ser considerada uma obra de arte.

    ResponderEliminar
  16. Segundo a teoria da expressão, criada por Tolstoi e afinada por Collingwood, a obra de Vasarely, não pode ser considerada uma obra de arte.

    Esta teoria tem como tese “ uma obra é arte se, e só se, exprime os
    sentimentos e emoções do artista”.

    Esta obra não transmite qualquer sentimento ou emoção, ou pelo menos, os recetores não os conseguem captar, pois para estes, esta é apenas uma obra cheia de cores que não expressa qualquer tipo de sentimento.

    Por isso, segundo esta teoria, a obra de Vasarely, não é considerada uma obra de arte.

    Benedita Silva, N.1, 11.C

    ResponderEliminar
  17. A obra de kandinsky não é aceite pela teoria da arte como expressão, pois segundo esta, para uma obra ser considerada arte tem de transmitir as emoções e os sentimentos do artista.
    Ao ver esta obra, para a teoria da expressao esta, não é considerada arte uma vez que tambem para ser considerada arte é preciso que os recetores captem os mesmos sentimentos que o autor teve ao executar a obra.
    Visto que esta não transmite qualquer tipo de sentimento, não é apoiada pela teoria da expressão.

    Maria Silva N 7 11C

    ResponderEliminar
  18. O termo imitação é interpretado como reprodução fiel da realidade.
    A teoria da arte como imitação afirma que uma obra é arte se, e só se, é produzida pelo homem e imita algo. A característica própria desta teoria não reside no facto de defender que uma obra de arte tem de ser produzida pelo homem, o que é comum a outras teorias, mas na ideia de que para ser arte essa obra tem de imitar algo.
    Segundo esta teoria, uma obra de arte será tão boa quanto mais se conseguir aproximar do objeto imitado.
    Ao analisar a escultura Vitória de Samotracea, somos confrontados com a representação de uma deusa grega, Nice (deusa mensageira enviada por Zeus para anunciar o triunfo e a glória, aos vencedores dos campos de batalha). Esta escultura é extremamente realista e dotada de detalhes tão precisos que nos torna possível observar a transparência do tecido, humedecido pelo mar, grudado na pele. Podemos notar, devido à minuciosidade da obra que uma parte da túnica molhada desce pelas nas pernas, terminando esvoaçada pelo vento, nas suas costas.
    Concluo assim que a escultura referida é arte segundo a teoria da imitação, uma vez que, para além de ter sido feita pelo homem, representa uma imitação perfeita e irrefutável do "objeto" imitado, a deusa grega Nice.

    Rita Folha, nº 15, 11ºC

    ResponderEliminar
  19. A obra de Kandinsky não pode ser considerada obra de arte pois, a teoria da arte como imitação defendida por Platão e Aristóteles defende que é arte tudo o que é feito pelo ser humano com intenção de imitar algo. Nesta obra não é isso que acontece, pois não está a imitar algo.

    Mariana Carvalho n°12 11C

    ResponderEliminar
  20. A obra de Kadinsky não pode ser enquadrada na teoria defendida por Tolstoi e Collingwwod, a teoria da arte como expressão. Segundo esta, uma obra de arte é arte se, e só se, forem exprimidos os sentimentos do autor ao criar a obra e, da mesma maneira, transmitidas as mesmas emoções para o espectador da mesma.
    Ao observar o quadro de Kadinsky, é possível encontrarmos cores e formas, mas não nos é permitido captar nenhum tipo de emoção/ sentimento vindo da obra. É complicado entender o que o pintor pretende transmitir ao público, e desta forma, não são assimiladas nem clarificadas as tais "sensações" que são, de facto, um fator obrigatório para as obras caberem na teoria da arte como expressão.

    Maria Luis Sousa nº8 11ºC

    ResponderEliminar
  21. Os sapatos de Joana Vasconcelos é aceite como obra de arte pela teoria da arte institucional de George Dickie, visto que, após ser proposta para avaliação pelo o Mundo da Arte acaba por ser exposta num museu (Serralves).
    Já segundo a teoria da imitação de Platão, a Guernica de Picasso não é uma obra de arte visto que na sua essência física não imita nada pertencente à vida real, apenas a transfigura.
    Francisca Mirones N°9 11°F

    ResponderEliminar
  22. Segundo a teoria da imitação, Guernica, o quadro de Picasso, não será considerado uma obra de arte. Tal se sucede, uma vez que esta teoria, defendida por filósofos como Platão e Aristóteles, diz que um objeto só é considerado uma obra de arte se imitar um conceito da realidade, tal como ele é ou até mesmo aperfeiçoando-o, como se fosse do género de uma fotografia.
    Dado que o que Picasso pintou não imita a realidade nem a aperfeiçoa, não poderá, portanto ser classificada como uma obra de arte. Este quadro seria legitimado, por exemplo, pela teoria da forma, defendida por Clive Bell, uma vez que há um jogo de linhas muito peculiar, que sobressai à nossa vista.

    Tiago Cunha nº.23 11ºE

    ResponderEliminar
  23. Segundo a teoria formalista de Clive Bell, para este quadro ser arte tem de causar uma emoçao estética na pessoa que o observa, usando uma organizaçao visual de cores, formas e linhas, tambem conhecida por arte abstrata. Mas n é só, para realmente ser uma obra de arte, tem de seguir um certo principio, isso é, a forma significante, ou seja, tem de destacar-se por si mesma ou despertar a nossa atençao só pela forma.
    Tal como esta pintura nao imita ou expressa alguma emoçao, é suposto captar o olhar do observador sem ele se questionar sobre essa mesma, portanto, isto é entao considerado arte.

    Guilherme Ramos Nr7 10E

    ResponderEliminar
  24. A teoria da forma significante, criada por Clive Bell, é uma teoria essencialista, isto é, defende a existência de propriedades essenciais ou intrínsecas comuns a todas as obras de arte. Por isso, diz que algo é uma obra de arte se despertar no espectador um tipo de emoção peculiar, a que o filósofo chama emoção estética, através da forma significante. Esta resulta da combinação adequada de linhas, cores, planos, volumes e outras características formais.
    Pudemos confirmar que o quadro de Vasarely seria aceite como obra de arte segundo a teoria formalista, pois apresenta uma forma significante com as cores vibrantes e os diferentes quadrados causando emoção estética a quem a observa. Apesar disto, existirão pessoas que não sentirão nenhuma emoção estética ao contemplar o quadro, contudo os apoiantes desta teoria dirão que estas são insensíveis e que não é por isso que o quadro de Vasarely deixa de ser uma obra de arte.
    Maria Teresa Sousa Pinto, n21 11F

    ResponderEliminar
  25. Para Clive Bell, criador da teoria da arte como forma significante, é necessário apenas que uma obra apresente qualidades formais, uma forma significante que resulta da combinação adequada de linhas, cores, planos, volumes e outras características formais, reproduzindo assim uma emoção estética. Portanto, não é necessário ter em causa uma preocupação temática, uma transmissão de sentimentos ou de mensagem.
    Fazendo com que a obra de Kandinsky seja classificada de arte, segundo a teoria de arte como forma, devido à sua provocação de emoção estética resultante da sua conjunção de linhas e cores.
    Mariana Santos nº13 11ºC

    ResponderEliminar
  26. A obra de Vitória de Samotracia é arte segundo a teoria Institucional, uma vez que esta obra para ser considerada como tal necessitou de alguns requisitos tal como: ser avaliada e batizada por alguém que faça parte do mundo da arte e estar exposte em uma galeria de arte ou instituição.
    Delfivânia Silva n °04 11°C

    ResponderEliminar
  27. A teoria essencialista da arte como forma, defendida por Clive Bell, afirma que para mostrar o que é uma obra de arte, é a emoção que o indivíduo transmite. Esse tipo de característica, é chamada de emoção estética. No entanto, uma obra de arte tem que apresentar uma característica em semelhante e o criador desta teoria chamou lhe de forma significante.
    Para terminar, podemos afirmar que o quadro feito por Kadinsky é considerado uma obra de arte enquadrada na teoria da forma.

    ResponderEliminar
  28. Segundo a teoria da arte como imitação, não podemos chamar arte à criação de Brancusi.
    Esta tese defende que para um objeto ser arte, deve tentar reproduzir da forma mais fiel possível a realidade que o rodeia. Contudo, ao olharmos para este artefacto, não conseguimos distinguir facilmente nenhuma característica comum ao mundo que nos rodeia: podemos dizer assim que não imita nada, não cumprindo assim a condição necessária para ser arte.
    Mesmo defensores da teoria da representação, que afirma que tudo o que é arte representa algo que conseguimos compreender pelos sentidos, terá muita dificuldade em aceitar esta pintura: apesar de sabermos pelo título que representa um pássaro no espaço, existem formas de o representar mais claras às quais o artista não recorreu. O criador concentrou-se mais em criar uma forma diferente do que em representar claramente um pássaro no espaço, invalidando a hipótese de chamar a este objeto arte.
    Rodrigo Marques, 11ºE

    ResponderEliminar
  29. A teoria da forma, teoria essencialista, defende que a arte não deve expressar emoções, mas sim despertar uma emoção no espectador que comtempla a obra de arte. Esta emoção é chamada emoção estética e é despertada pela forma significante. Segundo a teoria de Clive Bell, a forma significante é um conjunto formal e harmonioso de linhas e cor, texturas e contornos que produzem a emoção estética. Assim, algo é uma obra de arte se, e só se, tiver forma significante. É importante referir que esta teoria legitima a arte abstrata.
    Como a obra de Kandinsky é uma obra abstrata, como tem como único intuito exibir a sua forma e como apresenta forma significante, é considerada uma obra de arte segundo esta teoria.
    Marta Soares nº16 11ºE

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada