Palestra - Deus e a ciência


 No dia 14 de janeiro vai ser dinamizada uma atividade no auditório da Biblioteca Escolar no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de filosofia, lecionados no 11º ano. Auxiliados pelo Padre Bruno Nobre vamos formular o problema da existência de Deus e justificar a sua importância filosófica. e a questão emerge: - Pode a ciência comprovar a existência de Deus e dar resposta às nossas dúvidas?

  

        

 





Comentários

  1. Do meio ponto de vista, gostava que a atividade fosse realizada outra vez, visto que muitos alunos não tiveram a oportunidade de assistir, devido ao isolamento. Na minha opinião, considero o tema principal da atividade muito interessante. Maria Fonseca nº11 11ºC

    ResponderEliminar
  2. Acredito que este tipo de atividade deve ser disponibilizada para todas as turmas. A turma H,por exemplo, nunca participou em nenhuma das atividades que já decorreram no âmbito da disciplina de Filosofia.
    Guilherme Gonçalves n°9 11°H

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião, este tipo de atividade deve se realizar mais vezes, pois é uma forma didática de aprender sobre a existência de Deus e porque decerto houveram alunos que gostariam de expor as suas dúvidas, as quais não tiveram hipóteses de serem respondidas na palestra.

    Maria Silva 11C Nº7

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião, esta atividade deveria ser realizada novamente para os alunos que não tiveram a oportunidade de assistir, devido ao limite de alunos que o auditório pode suportar, por questões de prevenção ao covid-19, e mesmo para alunos que se encontravam confinados e não tiveram essa oportunidade.
    Por fim, achei esta palestra bastante interessante e educativa, visto que se enquadra na matéria de filosofia que estamos a estudar.
    Benedita Silva, n.1, 11.C

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião, esta atividade deveria ser realizada novamente para os alunos que não tiveram a oportunidade de assistir, devido ao limite de alunos que o auditório pode suportar, por questões de prevenção ao covid-19, e mesmo para aluno que se encontravam confinados.
    Por fim, achei esta palestra bastante interessante e educativa, visto que se enquadra na matéria de filosofia que estamos a estudar.
    Benedita Silva, n.1, 11.C

    ResponderEliminar
  6. No meu ponto de vista, deveria ser elaborada mais palestras e mais atividades como esta! Dá-nos a conhecer novos pontos de vista de pessoas mais íntimas com o assunto!

    Na minha opinião, a ciência não consegue comprovar a existência de Deus. Visto que Deus é um ser infinito (eterno), ele não tem nem principio nem fim. Deus é um espirito, não tem limitações físicas. Ao mesmo tempo é possível conhecê-lo e impossível compreendê-lo e comprová-lo, porque Deus é muito maior e mais complexo que nós.

    Portanto, a ciência não consegue justificar a existência de Deus.
    Bruno Ribeiro, nº19, 11ºC

    ResponderEliminar
  7. Na minha opinião, achei a palestra interessante e esclarecedora.
    Estas atividades deviam ocorrer mais vezes. Tanto para haver maior compreensão dos alunos ao relativo tema, tanto como maior interação e interesse da nossa parte.
    Mariana Carvalho n° 12 11C

    ResponderEliminar
  8. Na minha opinião, a existência de Deus não é um tema de método científico.

    Eu concordo com o ponto de vista de Karl Popper, pois ele defende que o papel do cientista é buscar falhas na sua teoria e, quanto mais genérica ela for, como no caso da “existência de Deus”, menos passível ela seria de ser tratada cientificamente.
    Ou seja, o tema seria apenas assunto da metafísica, parte da filosofia que não trata dos fenômenos físicos.

    Acredito que mais palestras deste género seriam úteis e produtivas para a nossa aprendizagem.

    Matilde Pinto n°10 11°C

    ResponderEliminar
  9. Na minha opinião, a palestra "Deus e Ciência" foi fundamental para o esclarecimento de dúvidas que surgem quando refletimos sobre temas como a existência de Deus e a compatibilidade entre ciência e religião. Considero que este tipo de atividades deviam ser realizadas com mais frequência, pois são uma forma dinâmica de enriquecer os nossos conhecimentos para além dos conteúdos lecionados em sala de aula.

    Chantal Gonçalves n.2 11ºC

    ResponderEliminar
  10. A Palestra realizada no dia 14 de janeiro no âmbito da disciplina de filosofia, a meu ver, foi muito interessante. O tema debatido “Deus e a Ciência” fez-me pensar e levantar problemas, pois, muitas vezes, pensamos que religião e ciência são assuntos de certa forma contraditórios. O Padre Nuno Nobre, respondendo às perguntas realizadas pelos alunos do 11ºano, mostrou-nos que não são assuntos contraditórios, mas sim complementares.

    O Jesuíta partilhou connosco várias fases da sua vida onde pôs em causa a existência de Deus, pois pensava que não era compatível com a ciência. Com o passar do tempo compreendeu que a sua crença em Deus era importante face aos assuntos que estudava. Na minha opinião, tal como ele, há muitos jovens que põem em causa a existência de Deus, pois acreditam que o conhecimento científico é incompatível com a religião.

    Durante a palestra, as perguntas a ele dirigidas foram temas muito refletidas pela sociedade de hoje em dia fazendo com que haja variadíssimas dúvidas, sendo assim deu-nos algumas formas de vermos e pensarmos acerca destes assuntos.

    Por fim, esta atividade colaborou na nossa motivação de modo que procuremos mais acerca destes assuntos e estejamos mais informado. Além disso, ajudou para a nossa compreensão da matéria dada nas aulas de filosofia fazendo-nos participar de forma mais ativa.

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente, eu como muitos outros, não pude participar nesta atividade devido ao isolamento contudo foi me dito que esta foi uma palestra interessante por isso acho que deveria ser repetida para os que não tiveram oportunidade de ir puderem participar desta vez e para quem ficou com duvidas por esclarecer.

    Pedro Sottomayor nº14 11ºC

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada