Entre todas as teorias criadas pelos
diversos filósofos, são utilizados dois tipos de argumentos: a priori e a
posteriori. Enquanto que os a priori são conceituais e analíticos, os
argumentos a posteriori são empíricos. Incluída nos argumentos a posteriori,
encontra-se a teoria cosmológica, defendida por São Tomás de Aquino. Esta tese
procura provar a existência de algo divino, criador do mundo, com base na
experiência e na apresentação de uma lei científica – “não há efeito sem causa”.
Baseada no conceito de causa, a teoria
cosmológica diz-nos que tudo o que existe no mundo tem que ter uma causa
eficiente. Se tudo tem uma causa, então segue-se que o universo também tem de
ter uma causa, dado que o universo é algo que existe. Contudo, não há uma ideia
causal que regrida infinitamente. Se a cadeia causal não regride infinitamente,
então tem de existir uma primeira causa. Logo, existe uma primeira causa que
não é causada à qual chamamos Deus.
Após lermos este argumento, somos
levados a fazer o seguinte questionamento: será que Deus é a causa de tudo e
também de si mesmo? O que prova o argumento cosmológico?
Segundo os críticos, o argumento só
prova que tudo o que existe tem uma causa e mesmo que Deus seja a causa
primeira, ficamos sem saber de que Deus estamos a falar. Como uma causa é um
acontecimento, Deus teria que ser temporal para se tornar eterno e Deus existir
antes de ser Deus é um absurdo que um ateu não consegue aceitar.
Como resposta a estas objeções, surgiu a
solução para o problema dada por Richard Swinburne. O autor procurou ajustar o
argumento cosmológico. Mesmo que exista outra explicação possível do universo,
devemos aceitar a que nos parece mais verdadeira. É mais provável que o
universo tenha sido criado por Deus do que tenha surgido por mero acaso no
processo evolucionista.
Para nós, a teoria
cosmológica é aquela que melhor defende a possível existência do Deus teísta,
pois, apesar dos argumentos apresentados pelos críticos e das diversas objeções
a esta tese, a solução para o problema dado por Swinburne, convence-nos que a
teoria de São Tomas de Aquino é a mais acertada.
Por fim, apesar de não
haver nenhuma tese que prove, de forma absoluta, a existência de Deus, a teoria
cosmológica dá-nos argumentos válidos que nos levam a aceitar e a acreditar
mais claramente na existência da metafísica. Com efeito não podemos ver Deus
mas temos acesso à sua obra que é o universo criado por ele, pessoa com um
projeto e uma vontade própria.
Margarida Soares, Carlota Alves, Pia
Matos 11H
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