10º J - Qual é a tese do relativismo cultural?

 


O relativismo moral defende que o que é moralmente certo ou errado depende da perspetiva de cada cultura ou sociedade, estando associado aos seus hábitos ou modos de pensar, sejam estes quais forem. Defende também que não há juízos morais objetivamente verdadeiros ou falsos.

O argumento das diferenças culturais é o ponto de partida da tese: diferentes sociedades têm códigos morais diferentes porque não há uma verdade objetiva na moralidade. Sendo assim o código moral de uma sociedade é que vai determinar o que é certo dentro daquela sociedade.

 Porque acredita que todas as práticas culturais estão certas, são de igual valor, o relativismo promove a tolerância entre culturas e impede o etnocentrismo. (a superioridade de uma cultura sobre outra).

Tamires Cruz, nº 28, 10º J

Comentários

  1. O relativismo cultural considera que os valores são relativos às sociedades, são preferências sociais, isto é, depende necessariamente do contexto social e cultural em que os indivíduos se encontram. Também considera que os juízos morais só são verdadeiros ou falsos relativamente a uma cultura ou comunidade.
    Os relativistas defendem que cada cultura define o que é correto e incorreto, ou seja, é a sociedade que vai determinar o que é certo dentro daquela sociedade.
    O relativismo promove a tolerância entre culturas e impede o etnocentrismo, porque todas as práticas culturais estão corretas.
    Concluímos então que a tese é o reconhecimento e a aceitação pública de todas as diferenças culturais.

    Rino Onishi n°27 10J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada