Como se distinguem as éticas deontológicas das éticas teleológicas?

 


As éticas deontológicas englobam todas as teorias morais que defendem a realização ou não de certas ações, independentemente das suas consequências pois o que conta é a intenção em cumprir o imperativo categórico que tem um caráter absoluto (incondicional das leis morais). A ética racional de Kant é um exemplo de ética deontológica. Por sua vez as éticas teleológicas incluem todas as teorias morais segundo as quais as ações podem ser consideradas como corretas ou incorretas dependendo das suas consequências, daí o caráter relativo (condicional) das leis morais.

César Pereira, 10º J

Comentários

  1. As éticas deontológicas defendem que o que determina a moralidade de uma ação é a intenção do agente, ou seja, agimos por dever sem nenhum propósito e inclinação do exterior. Kant que é o defensor desta teoria apresenta o imperativo categórico, que é uma ordem ou obrigação absoluta e incondicional que representa o nosso dever.
    As éticas teleológicas são éticas consequencialistas que defendem que o que determina a moralidade de uma ação são as consequências, por isso, a ação é correta se o resultado trouxer maior felicidade geral mesmo que a ação seja boa ou má. Esta teoria é defendida por Stuart Mill.

    Rino Onishi nº27 10J

    ResponderEliminar
  2. Benedita Fleming 10ºj3 de junho de 2022 às 09:37


    A ética deontológica defende que o valor das ações não está na sua consequência mas sim se é realizada de boa vontade, ou seja, realizamos uma ação independentemente da sua consequência (desde que seja realizada sem outras intenções, mas sim de boa vontade). Esta ética é defendida por Immanuel Kant.
    A ética teológica defende que o que determina se uma ação é moralmente correta ou não é a sua consequência, se agradar o maior numero de pessoas é considerada uma ação moralmente correta, esta teoria é defendida por John Stuart Mill.

    Benedita Fleming nº2 10ºJ

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada