Como se hierarquizam os princípios da justiça segundo Rawls?

 



 Os princípios da justiça de John Rawls possuem uma ordem que deve ser seguida-uma hierarquia. O princípio da justiça prioritário é o princípio da liberdade, porque cada pessoa deve ter o mesmo direito a um conjunto igual e vasto de liberdades básicas. A teoria exige igualdade na atribuição dos direitos e dever básicos, assim como a máxima liberdade para cada indivíduo que não ponha em causa uma liberdade igual para todos. De seguida, vem o princípio da igualdade, subdividido em duas partes: o princípio da oportunidade justa e o princípio da diferença (pela respetiva ordem, visto que o princípio da oportunidade é prioritário ao princípio da diferença). O princípio da oportunidade justa está ligado a cargos e funções abertos a todos em circunstâncias de igualdade e de oportunidades equitativas. O princípio da diferença estabelece os limites da desigualdade justa. Se existir um conflito as liberdades básicas têm prioridade sobre a igualdade.

Comentários

  1. Os princípios da justiça de John Rawls possuem uma ordem que deve ser seguida.

    O primeiro princípio é o princípio da liberdade que exige a igualdade na atribuição dos direitos e deveres básicos, bem como a máxima liberdade para cada indivíduo que não ponha em causa uma liberdade igual para todos.

    A seguir vem o princípio da igualdade que se divide em duas partes: princípio da igualdade de oportunidades e princípio da diferença. Este princípio foi para promover uma igualdade social aos menos favorecidos e também aos menos talentosos, por causa da lotaria social e a lotaria natural.

    O princípio da igualdade de oportunidades não aceita as desigualdades se decorrerem de oportunidades que são dadas a uns, mas não a outros, por isso, o estado deve interferir para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades no acesso à saúde, à educação e à cultura.

    O princípio da diferença aceita as desigualdades económicas e sociais se apenas resultarem em vantagens compensadoras para todos, e em particular aos menos favorecidos da sociedade.

    Rino Onishi nº27 10J

    ResponderEliminar
  2. Benedita Fleming nº2 10ºJ14 de junho de 2022 às 15:04

    Os princípios da justiça de John Rawls são organizados segundo uma hierarquia.
    Primeiro temos o princípio da liberdade, este requer que cada indivíduo tem direto igual a todas as liberdades máximas que seja compatível com um sistema de semelhante liberdades para todos.
    De seguida temos o princípio da igualdade, este consiste em garantir que todas as pessoas têm as mesmas oportunidades de acesso às varias posições na sociedade.
    O princípio da igualdade de oportunidades não aceita de ocorrerem desigualdades de oportunidades, ou seja, várias oportunidades são dadas a uns e não a outros. Neste caso o estado de interferir para ter a certeza que todos os indivíduos têm as mesmas oportunidades.
    O princípio da diferença recusa que a riqueza deve estar distribuída tão equitativamente possível. Se as desigualdades na distribuição da riqueza acabarem por beneficiar todos, especialmente os mais desfavorecidos, então são justificadas.

    Benedita Fleming nº2 10ºJ

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada