Quais as características principais do senso comum?

 


O senso comum é um conhecimento prático, utilizado por todos nós para resolver problemas do quotidiano. É pragmático, passado de geração em geração e, por causa disso, quanto mais ancestral for melhor. Este tipo de conhecimento é superficial pois devido ao facto de abranger diferentes áreas não se foca nem aprofunda nenhuma disciplina nem tem nenhum método específico ao qual tem de obedecer, apenas respeita e conserva a tradição. Para além disto, este tipo de conhecimento é ingénuo e dogmático porque se limita a aceitar a visão que os nossos sentidos nos dão da realidade sem questionar.

Marta Soares nº16 11ºE

Comentários

  1. O senso comum (ou conhecimento vulgar) corresponde a um primeiro nível de conhecimento.
    Os processos cognitivos usados neste tipo de conhecimento são os correntes: observa-se, comparam-se observações, elaboram-se intelectualmente os resultados dessas observações; a observação é a que decorre das nossas vivências quotidianas, não sujeita a especiais precauções. Ou seja, o conhecimento vulgar forma-se a partir da apreensão sensorial espontânea e imediata da realidade.
    Por outro lado, a linguagem do senso comum é a linguagem corrente. Não há nenhum cuidado particular na formulação destes conhecimentos, não encontramos nem termos específicos e rigorosos nem expressões matemáticas: encontramos sim, e com muita frequência, expressões retóricas e metafóricas.
    De uma maneira geral, estes conhecimentos limitam-se a constatar e a registar a frequência de certos fenómenos, aceitando o que existe tal como existe, sem procurar a sua explicação. O conhecimento vulgar apresenta-se com o caráter de evidência que não vale a pena constatar. Podemos afirmar que essa evidência é apenas aparente, mas disso o senso comum não se apercebe, porque precisamente não se questiona. A superficialidade é assim uma característica do senso comum.
    Além disso, por vezes, o senso comum é contraditório, tal como se verifica nos seguintes ditados populares: "quem espera sempre alcança" e "quem espera desespera".
    Por outro lado, este tipo de conhecimento tem um valor prático e orienta muitas das nossas decisões do dia-a-dia. Sendo assim, podemos afirmar que o senso comum tem um carácter prático e e utilitário, sendo um conhecimento abrangente e imetódico. Mas, precisamente porque está muito ligado à prática e ao imediato não consegue atingir a universalidade do conhecimento científico. Daí concluímos que o conhecimento vulgar é limitado.
    Teresa Fonseca nº11 11ºC

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  2. O senso comum ou conhecimento vulgar é a forma mais elementar de conhecer o mundo. É adquirido na “escola da vida” através das experiências pessoais e caracteriza-se por ser um conhecimento sensitivo e empírico, baseado nos sentidos. É um conhecimento prático, porque permite resolver facilmente problemas do dia a dia, e, portanto, pode ser considerado seguro e fiável. É também pragmático, isto é, ensinável e transmitido de geração para geração. É um conhecimento estático e conservador, pois resiste à mudança e à inovação (conhecimento “cristalizado”).

    Para o homem do senso comum, quanto mais antigo o conhecimento, melhor (mais genuíno e confiável). Este aceita o conhecimento como uma crença absoluta e inquestionável, tendo, assim, uma atitude dogmática. O senso comum é indisciplinar e superficial, porque abrange diversas áreas do conhecimento, mas não o aprofunda nem especifica. Utiliza uma linguagem comum e persuasiva, mas a sua interpretação pode levar a contradições, sendo desorganizado e imetódico. Finalmente, podemos afirmar que este tipo de conhecimento está circunscrito ao seu meio social e cultural “os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo” (Ludwig Wittgenstein).

    Chantal Gonçalves n.2 11ºC

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  3. O senso comum é o conhecimento mais elementar que existe. O conhecimento vulgar é um tipo de conhecimento adquirido por meio da observação, vivência e experiências do mundo, passado de geração em geração. Este é um tipo de conhecimento que vamos adquirindo no nosso dia-a-dia ,ou seja, é espontâneo, intuitivo, não depende de um estudo aprofundado acerca de um assunto, é imetódico ,isto é, não se faz segundo regras nem métodos. Este é, segundo Pooper, é o ponto de partida para um nível de conhecimento superior(conhecimento científico) que necessita de ser criticado.

    Maria Clara N7 11C

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