Quais são os tipos de ações de Kant?

 

Kant divide os tipos de ações em 3 grupos: ações contrárias ao dever, ações conformes ao dever e ações por puro respeito pelo dever.

Ações contrárias ao dever são ações imorais e ilegais, em total contradição com o dever. Alguns exemplos são: matar, roubar, torturar.

Ações conformes ao dever são ações legais, porém com base em interesses, vantagem pessoal, sentimentos e consequências. Alguns exemplos são ajudar alguém por piedade ou estudar para receber uma recompensa.

Ações por puro respeito pelo dever são ações morais, cumprindo o dever pelo dever, como obrigação. Alguns exemplos são ajudar alguém por dever ou estudar porque esse é o meu dever como aluno.

 

Como se distinguem ações feitas por dever (AFD) e ações conforme o dever (ACD)?

 

As ações podem ser divididas em ações feitas por dever e ações conforme o dever.

As ações feitas por dever são realizadas pela razão ou boa vontade, sem qualquer interesse particular; sem olhar para a consequência. Por exemplo: um homem arrisca a sua vida para tentar ajudar alguém, porque esse é o seu dever. Segue o imperativo categórico: Faz X sem mais – arrisca a tua vida para salvar alguém porque esse é o teu dever.

As ações conforme o dever são realizadas com um interesse por detrás, pensando na consequência. Por exemplo: um homem arrisca a sua vida a ajudar alguém, em troca de fama e elogios. Segue o imperativo hipotético- se arriscares a tua vida para salvar alguém terás fama e elogios.

César Pereira, 10º J

 

Comentários

  1. Kant dividiu as ações em 3. As ações contrárias ao dever, ações conforme o dever e ações feitas por dever.
    As ações feitas por dever são ações feitas por boa vontade, cumprem as "regras" e respeitam a lei moral (são ações morais).
    As ações conforme o dever são ações que cumprem as "regras", no entanto não são feitas por boa vontade . Estas ações baseiam-se num interesse pessoal. ex: ajudar alguem para ser bem visto na sociedade.
    As ações contrarias ao dever são ações que não cumprem as "regras" estão ligadas a interesses pessoais e egoístas.

    Benedita Fleming nº2 10ºj

    ResponderEliminar
  2. Existem 3 tipos de ações segundo Kant: as ações contrárias ao dever, as ações conformes ao dever e as ações por puro respeito pelo dever.
    As ações contrárias ao dever são ações imorais e ilegais, porque estão em total contradição com o dever e não cumprem as regras. Mentir, roubar e matar são alguns exemplos deste tipo de ações.
    As ações conformes ao dever são ações apenas legais, porque não possuem conteúdo moral e são ações que estão de acordo com o imperativo hipotético porque têm por base interesses pessoais. (Ex: Dizer a verdade para não ser preso)
    As ações por puro respeito pelo dever são as únicas ações morais, porque cumprem o seu dever sem nenhum interesse e sem pensar nas consequências só pela boa vontade e intenção em cumprir o imperativo categórico. (Ex: Dizer a verdade porque não se pode mentir)

    Rino Onishi nº27 10J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada