A filosofia será um desporto para espectadores?

 


     A filosofia consiste na procura do conhecimento com base na reflexão pessoal e autónoma. Por essa razão a filosofia é concetual pois implica o uso da linguagem para construir argumentos.  O espectador é uma pessoa passiva, ou seja, não procura o conhecimento e deixa-se acorrentar ao saber estabelecido. Deste modo podemos dizer que a filosofia não é um desporto para espectadores pois um filosofo está sempre tentar melhorar e procura saber mais sobre o assunto fundamentando assim ainda mais a sua opinião para se libertar das correntes que o prendem. Um espectador não pensa do mesmo modo que um filosofo, podendo compará-lo com um repórter que só escreve o que vê e/ou o que ouve e não dá a sua opinião.  Em suma, um filosofo e um espectador não se comportam da mesma maneira porque o primeiro é ativo, dotado de espirito critico e insatisfeito e o segundo é  passivo, facilmente se deixa manipular e aceita passivamente sem questionar.

      Afonso Ribeiro Nº 1

      Celso Glória Nº 4

      Francisco Matos Nº 7

      Francisco Macambira Nº 8  


Comentários

  1. A filosofia é a procura de conhecimento através de varias modalidades.
    O espectador é uma entidade passiva, que não procura melhorar-se. Deste modo pode-se dizer que a filosofia não é um desporto para espectadores porque um filósofo está sempre a procurar conhecimento enquanto um espectador não faz o mesmo.


    Francisco Matos n⁰7 10A

    ResponderEliminar
  2. Na filosofia não se podem tomar as coisas como ‘’garantidas’. Precisamos de ter bases
    que fundamentem os nossos pensamentos e temos sempre de saber as razões pelas quais acreditamos em qualquer ideia.

    António Magalhães nº2 10ºA

    ResponderEliminar
  3. A filosofia é um estudo que consiste na procura do conhecimento com base na reflexão pessoal e autónoma. Por essa razão a filosofia é concetual pois implica o uso da linguagem para construir argumentos.

    Celso Glória Nº4 10ºA

    ResponderEliminar
  4. Não, certamente que não, pois a filosofia ,é um desporto de praticantes e praticantes apenas, porque o filosofo é alguem que não se deixar ficar sem dar a sua opinião e encontrar explicações para as querenças do ser humano e poruca tambem explicar e encontrar o porque e o como dessas crenças.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada